Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, setembro 08, 2011

Após boatos sobre estado de saúde, Fidel aparece em programa de TV

O site de notícias cubano pró-regime Cubadebate.cu divulgou nesta quinta-feira imagens do ex-ditador Fidel Castro sendo entrevistado pelo jornalista Mario Silva, da emissora Venezoelana de Televisión. As fotos chegam dias após um colunista venezuelano ter reportado boatos de que Castro estaria internado numa UTI instalada em sua casa e poderia morrer a qualquer momento.

Imagem divulgada pelo Cubadebate.cu mostra Fidel Castro sendo entrevistado pelo jornalista Mario Silva (esq.)

Imagem divulgada pelo Cubadebate.cu mostra Fidel Castro sendo entrevistado pelo jornalista Mario Silva (esq.)

Segundo o site, as imagens foram gravadas na terça-feira (6), quando Silva viajou de Caracas a Havana para fazer a entrevista.

O jornalista venezuelano disse à imprensa que foi a Cuba com o objetivo claro de desmentir os boatos circulados na semana passada, que apontavam para um agravamento do estado de saúde de Fidel.

No dia 29 de agosto, Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes (www.runrun.es), afirmara que o estado de saúde do ex-ditador havia se deteriorado e que o líder estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em resposta, Silva disse que quis gravar a entrevista para desmentir o que classificou como mentiras da oposição venezuelana e da "extrema direita cubana em Miami".

"Aos que estão neste momento se divertindo e acreditando que o comandante Fidel teve um derrame cerebral, lamento informá-los que ele está vivo e ativo", disse Silva.

BOATOS

O texto de Sardi, no blog, postado no fim de agosto afirmara que o agravamento do estado de Castro poderia ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tivesse decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.

Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, disse ter tido acesso a informações no Twitter de que o ex-ditador chegara a ficar inconsciente nos últimos dias.

REAÇÃO

Já o "Blog de Yohandry", pró-regime, desmentiu o rumor. "Fontes bem informadas em Havana informaram ao Blog de Yohandry que 'o Bárbaro' continua em pé", diz.

Yohandry se apresenta como um médico cubano que escreve com ajuda de colaboradores. Como não há foto nem detalhes sobre o blogueiro, opositores dizem que a página é mantida por agentes do Estado cubano.

CAVALO DE TROIA

As afirmações de Sardi chegaram em meio a boatos circulados no mesmo dia 29, na internet, dando conta de que Castro já estaria morto.

Sites e jornais de diversos países divulgaram a informação atribuindo a fonte ao jornal chileno "24 Horas".

No entanto, o e-mail divulgado no dia 29, no qual o "24 Horas" afirmava que Castro estava morto, tinha data de 7 de agosto.

O Naked Security, um site americano especializado em tecnologia, diz que a mensagem é falsa.

"Não se engane ao clicar nos links divulgados neste email, pois eles levarão seu computador a um cavalo de Troia (que o Sophos detecta como Troj/ DwnLdr-JGW), que faz downloads de outros códigos maliciosos (Troj/Agent-SYF) para o seu computador", diz.

"Como lembrete, esta não é a primeira vez que o nome de Castro está associado a um crime cybernético. Dois anos atrás, foi revelado que Antonio Castro Soto del Valle, filho de Fidel Castro, foi levado a revelar informações pessoais a uma mulher num site de encontros virtuais", acrescenta o texto.

POLÊMICA

Também no Twitter, a blogueira cubana Yaoni Sanchez disse que os boatos não têm confirmação oficial em Cuba e que de qualquer forma os cubanos seriam os últimos a saber.

"Não só os ventos frescos de setembro tocam Havana. Certo rumor de NOTICIA foi largamente divulgado. Será verdade? Não sei, e se for isso mesmo nós cubanos seremos os últimos a saber", disse.

Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About