Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, julho 06, 2011

Governadora recebe comenda Ordem do Mérito Naval

Foto_Demis Roussos (4)

A governadora Rosalba Ciarlini foi homenageada na manhã desta quarta-feira (6), na Base Naval de Natal. A solenidade teve como objetivo comemorar o aniversário de 31 anos de ingresso da mulher na carreira militar da Marinha e homenagear a Governadora com a entrega da comenda Ordem do Mérito Naval.

“É uma honra muito grande receber esta comenda e uma responsabilidade ainda maior receber esta homenagem num dia tão significativo, quando se comemora 31 anos da presença da mulher na Marinha. Esta homenagem é o reconhecimento por desempenhar a minha missão de ser boa cidadã e poder contribuir para o Rio Grande do Norte e para o País”, expressou a Governadora.

A condecoração tem a finalidade de agraciar militares da Marinha que tenham se destacado no exercício de sua profissão; corporações militares e instituições civis; e personalidades que prestaram relevantes serviços à Marinha.

Rosalba Ciarlini recebeu a comanda das mãos do comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Airton Teixeira Pinho Filho. A solenidade foi finalizada com o desfile da Guarda de Honra, com destaque para o pelotão feminino.

Fonte: ASSECOM/RN

Seminário discute valores dos afrodescendentes

_MG_0929

O compromisso de luta contra o racismo e em defesa da garantia dos direitos plenos social, econômico e político de negros e negras foram discutidos esta manhã, dia 6/7 no auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa, no seminário comemorativo ao Ano Internacional dos Afrodescentes”, instituído pela Organização das Nações Unidas-ONU.

Promovido pelo mandato do deputado Fernando Mineiro-PT e o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicoracial do Rio Grande do Norte contou com uma palestra do representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras -CONEN Gilberto Leal.

Ele disse que o “ano instituído pela ONU tem dupla missão. Olhar para o Continente e para os descendentes. A Àfrica é o útero do mundo”. Gilberto disse ainda que ser afrodescendente é ser dono deste País, pois os africanos, tirados da África de forma violenta, para o trabalho de construção do Brasil.

No seminário foram entregues os certificados de autodefinição como remanescentes de quilombo a três comunidades do Estado, emitidos pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Afrobrasileiro. Também foi feito o lançamento de uma coleção, com 8 volumes, sobre a história da África.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Governadora visita Hospital Maria Alice Fernandes e confere melhorias na qualidade do atendimento infantil

Foto_Demis Roussos (3) (1)

Em visita na manhã desta quarta-feira (06) ao Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, a governadora Rosalba Ciarlini, e o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, acompanhados do diretor do hospital Wilson Cleto Filho, puderam constatar o ganho de qualidade no atendimento nos últimos dois meses, após a implantação da urgência referenciada no último mês de maio.

A Unidade Hospitalar funciona como referência em cirurgias pediátricas e urgências e emergências para todo o Rio Grande do Norte. “Ficamos felizes com o trabalho que está sendo realizado aqui no Maria Alice. Pudemos acompanhar o atendimento em pleno vapor, com um maior número de leitos, com a dedicação dos funcionários e o mais importante, a preocupação e a responsabilidade em salvar vidas”, falou a governadora Rosalba Ciarlini.

O atendimento ambulatorial é realizado aos pacientes, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde através da regulação. De acordo com o diretor do Hospital, Wilson Cleto Filho, atualmente não há sobrecarga no Maria Alice Fernandes. Em média 2.200 pacientes são atendidos por mês. “Fizemos uma pesquisa de satisfação com os nossos usuários e pudemos constatar a aprovação da mudança”, falou o diretor.

Com a contratação dos cinco pediatras, o hospital conta hoje com 21 profissionais, distribuídos no ambulatório, cirurgias e internação. Houve um aumento de 50% no número de leitos de UTI, passando de cinco para 10. Segundo o Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, há uma perspectiva da abertura de mais 10 leitos para enfermaria ainda no mês de julho, remanejando os recursos humanos, aumentando assim, o número total de leitos de 55 para 65. “Os pacientes que vêm para o Maria Alice são exatamente aqueles que necessitam de um atendimento de urgência. O atendimento básico precisa ser feito nas unidades de saúde dos municípios”, disse Domício Arruda.

No planejamento da direção, há intenção de construir uma unidade para dependentes de ventilação mecânica, desafogando a UTI, já que esses pacientes necessitam apenas de um ventilador e de assistência da enfermagem. Na visita, os diretores do hospital puderam mostrar à governadora as necessidades estruturais, que, quando atendidas, irão melhorar ainda mais o atendimento ao usuário.

Fonte: ASSECOM/RN

Pipa sedia Fórum Nacional de Secretários e Gestores do Esporte

Trocar experiências para buscar o crescimento do esporte em todos os estados brasileiros. Este é o principal objetivo do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, que já teve duas reuniões ordinárias durante 2011. Depois dos encontros em Brasília e Rio de Janeiro, chegou a vez do Rio Grande do Norte sediar a 3ª reunião, que ocorrerá na sexta-feira (8), a partir das 9h, no auditório do hotel Pipa Atlântico, na Praia da Pipa, em Tibau do Sul. O encontro foi captado para Natal por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

Além da presença dos secretários estaduais, municipais, prefeitos e do chefe do Executivo de Tibau do Sul, Edmílson Inácio, o evento também vai contar com a participação do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, e da governadora Rosalba Ciarlini.

O Fórum Nacional é considerado o principal braço consultivo do Ministério do Esporte, uma vez que os gestores estaduais levam diretamente ao Executivo as necessidades de suas regiões e formalizam sugestões para o desenvolvimento das práticas esportivas ao redor do Brasil. O secretário de Esportes do Estado, Joacy Bastos, ressaltou a importância dos encontros trimestrais para que o ministro permaneça atualizado sobre as ações nos estados.

Segundo Joacy Bastos, o esforço para trazer a reunião para o Rio Grande do Norte foi também uma forma de mostrar aos gestores o potencial turístico e esportivo do estado, especificamente da Pipa, que tem vocação para as práticas de modalidades de aventura. "Todos os secretários estaduais confirmaram a presença e também convidamos os secretários municipais para o encontro. Nós estamos buscando trazer para o estado todos os importantes debates que ocorrem no país, e também estamos promovendo os nossos, como o Fórum do Esporte Norte-Riograndense. Temos que parar com essa cultura de que sabemos de tudo. Ninguém sabe tudo, por isso temos que realizar esse tipo de debate. E é o que estamos fazendo", explicou Joacy Bastos.

O Rio Grande do Norte foi palco de importantes eventos esportivos durante o primeiro semestre, como Mundial de Basquetebol Master, reunindo mais de 4 mil atletas na capital do estado, o 1º meeting internacional de Ginástica Artística, e Liga Nacional Universitária de Basquete, Handebol, Futsal e Vôlei, além do Circuito Internacional de Tênis Profissional do Verão e Norte-Nordeste de Atletismo. Agora, já com outras grandes competições agendadas, a Seel acredita que a troca de experiências com os demais gestores estaduais vai contribuir para que o Rio Grande do Norte absorva mais conhecimento para realizar as disputas.

Até o momento, foram confirmadas para o estado a realização da Copa Nordeste de Beach Soccer, etapa Nordeste do Brasileiro de Judô, Mundial de Kite Surf, etapa do circuito internacional de surfe (WQS), Mundial de Handebol Juvenil e, no próximo ano, o sulamericano infanto-juvenil de Basquete. "O Rio Grande do Norte está conseguindo trazer para o estado grandes eventos esportivos, o que vai contribuir tanto para o desenvolvimento das modalidades quanto para o desenvolvimento econômico do estado, que será beneficiado com a movimentação financeira durante essas competições", comemorou Joacy Bastos. "É importante a participação dos secretários municipais do Rio Grande do Norte, porque, com o encontro sendo no estado, há mais facilidade ao acesso de todos", completou.

A reunião do fórum vai ocorrer no dia 8 de julho, a partir das 9h, no auditório do hotel Pipa Atlântico. Além da presença dos secretários estaduais, municipais, prefeitos e do chefe do Executivo de Tibau do Sul, Edmílson Inácio, o Fórum também vai contar com a participação do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, e da governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

Procon publica primeira pesquisa de produtos alimentícios e de limpeza do ano

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor do Rio Grande do Norte (Procon/RN) divulgou nesta quarta-feira (6) o levantamento dos preços praticados por nove redes de mercados e supermercados das Zonas Norte e Sul de Natal. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de julho de 2011 e engloba 26 produtos de gêneros alimentícios e de limpeza.

Dos nove estabelecimentos pesquisados, seis estão localizados na Zona Norte. A diferença entre o supermercado melhor ranqueado e o último lugar chega a R$ 46,03. O Procon registrou ainda uma diferença de R$ 12,71 entre supermercados da mesma bandeira localizados em zonas diferentes.

O boletim é o primeiro material produzido pelo Procon neste ano e, segundo o coordenador geral do órgão, Araken Barbosa de Farias Filho, as pesquisas serão realizadas mensalmente, passando posteriormente a levantamentos semanais.

Fonte: ASSECOM/RN

Agenda da Governadora para hoje(06)

08h30 - Local: Centro Administrativo, Natal/RN.

Despacho Administrativo

A governadora Rosalba Ciarlini tem reunião administrativa com o Assessor de Comunicação Social do Estado, Alexandre Ferreira Mulatinho.

10h - Local: Base Naval Almirante Ary Perreiras, Alecrim, Natal/RN.

Evento

A governadora Rosalba Ciarlini participa de cerimônia comemorativa do 31º Aniversário do Ingresso da Mulher na Marinha e de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval à Governadora.

11h30 - Local: Centro Administrativo, Natal/RN.

Despacho Administrativo

A governadora Rosalba Ciarlini tem reunião adminstrativa com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado e o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária, Gilberto Jales.

13h - Local: José da Penha/RN

Viagem

Deslocamento para o Município de José da Penha/RN

16h

A governadora Rosalba Ciarlini presta homenagem no funeral do líder político Jorge Dolar.

Santa Cruz vence o América dentro do Iberezão

O Sport Club Santa Cruz venceu novamente o América em jogo amistoso realizado ontem (5), no Estádio Iberezão, em Santa Cruz. Pelo placar de 2 a 1, o América continua o seu calvário de insucessos. Os dois gols do Santa foram marcados por Cristiano e Maurício Pantera. O gol do América foi feito por Mazinho, em cobrança de falta.

O novo técnico, Flávio Araújo, tem pressa para iniciar os trabalhos no time, que deverá contar com a contratação de Audálio, ex-jogador do ABC em 2009.

Decisão que nomeava concursados da Polícia Civil é suspensa

O desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro deferiu o efeito suspensivo pleiteado pelo Estado do Rio Grande do Norte a uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal que havia deferido "a nomeação e posse dos candidatos aprovados para os cargos de Delegado, Agentes e Escrivães de Polícia Civil, dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, no prazo de 60 (sessenta) dias".

No entendimento do desembargador, como o concurso ainda está dentro de seu prazo de validade, as efetivas nomeação e posse devem guardar observância aos critérios de conveniência e oportunidade da Administração Pública, principalmente levando-se em consideração o impacto orçamentário que causaria esta decisão nas finanças de um Estado com um grande déficit nesta seara.

Porém, o desembargador registrou a sua extrema preocupação quanto aos problemas sociais pelos quais passam os indivíduos em nossa sociedade, porém entende que não é possível suprir tais necessidades adentrando no mérito dos atos administrativos sem o respaldo jurídico necessário, já que, não se pode esquecer da extrema necessidade de nomear médicos, professores, enfermeiros, dentre outros, e assim, resolver, ou pelo menos amenizar os problemas sociais como um todo.

Fonte: ASSECOM/RN

Para Benito Gama obra do aeroporto de São Gonçalo é para antes da Copa

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN, Benito Gama, reafirmou que: “O cronograma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê o término das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante em 2014, antes do Mundial da FIFA”, rebatendo declarações divulgadas na mídia do assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, nesta terça-feira que o aeroporto a ser construído em São Gonçalo do Amarante não ficará pronto a tempo da Copa do Mundo de 2014.

"Tendo ganhador, o prazo do edital é para que o aeroporto funcione antes da Copa. Não há dificuldade nenhuma", afirmou Gama. O secretário vê contradição entre a fala do assessor do Ministério do Esporte e as promessas, diz ele, feitas pelo Governo Federal ao estado. "Essa é uma discussão dentro do governo", concluiu Gama uma vez que em reuniões em Brasília representantes do próprio ministério já asseguraram a obra para antes da Copa.

Benito Gama ainda salientou que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante tem vocação para a infraestrutura permanente do Estado atendendo aos setores de carga e passageiros. “O aeroporto da Copa para o RN é o Augusto Severo. Esse aeroporto já existe e precisa de reforma. Mas se o de São Gonçalo ficar pronto antes da Copa, como esperamos, será ótimo”, salientou o secretário Benito Gama.

Fonte: ASSECOM/RN

TRT-RN: Leilão Unificado das Varas de Natal rendeu R$ 6,5 milhões

Mais de duzentos interessados lotaram o auditório do SEBRAE, ontem(5), para disputar os lotes de bens penhorados pela Justiça do Trabalho durante o Leilão Unificado das Varas do Trabalho de Natal. O leilão foi presidido pelo juiz do trabalho Décio Teixeira.

Quando o último processo foi apregoado, no meio da tarde, os números já indicavam um saldo positivo, com a arrematação de 66 lotes, mais da metade dos 114 que foram a leilão. Outros doze processos foram pagos ou conciliados antes do início do pregão. Durante o leilão, mais onze processos foram retirados da pauta.

No começo da noite, com os números finais contabilizados, o Leilão Unificado das Varas do Trabalho de Natal rendeu R$ 6.595.717,52. Desse total, R$ 95.4 95.863,24 foram para a Previdência Social. As custas judiciais renderam R$ 5.215,02.

Os terrenos e os imóveis foram os bens mais disputados pelos arrematantes. Outro destaque foi uma mansão com cinco suítes, construída em um terreno de 1.000m², na rua Pastor Joel Carlson, 1873, Capim Macio, de propriedade do advogado Anderson Miguel, ex-proprietário da A&G Locação de Mão de Obra, avaliada em R$ 600 mil e arrematada por R$ 350 mil, divididos em 30 parcelas.

Dentre os itens curiosos arrematados durante o leilão, o destaque foi um lote de nove urnas funerárias, anunciado pelo leiloeiro como “presente para sogra”, que terminou arrematado por R$ 300,00. “Era a quinta vez que esse lote vinha a leilão e ninguém se interessava”, observou o juiz Décio Teixeira.

Agora, os valores apurados pelo leilão serão repassados às Varas do Trabalho de Natal para o pagamento de dívidas trabalhistas das oito Varas do Trabalho de Natal.

Itorn

O prédio do Itorn, onde atualmente funciona o Hospital Ruy Pereira, em Petrópolis, seria leiloado nesta terça-feira, mas foi retirado de pauta em virtude de um acordo firmado pelo Governo do Estado com a juíza Maria Rita Manzarra, coordenadora da Central de Apoio às Execuções do TRT-RN.

Pela proposta, o prédio seria retirado do leilão em troca do compromisso de transferência para a conta judicial do TRT, pelo Governo do Estado, dos valores relativos ao aluguel do hospital nesse primeiro semestre. Só após a confirmação do depósito na conta judicial do TRT-RN, a juíza Maria Rita Manzarra se pronunciará sobre a forma de pagamento das dívidas trabalhistas do Itorn.

Alunos e professores desocuparão Dired de Mossoró nesta quarta-feira

Desocupaao da dired - Foto Carlos costa

Os estudantes secundaristas e universitários, bem como docentes da rede estadual de ensino e alguns da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que integram o movimento “Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró”, desocuparão a sede da 12ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) nesta quarta-feira, 6.

O grupo recebeu documento expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, cujo documento oficializou o pedido de desocupação do prédio em 24 horas. A 12ª Dired foi invadida pelos estudantes no dia 16 de junho passado.

Segundo a diretora da 12ª Dired, professora Magali Delfino, os estudantes e professores avisaram que iriam entregar o prédio no final da tarde desta terça-feira e somente depois de um manifesto. Os alunos pretendem fazer passeata, saindo da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) até á Dired, no Centro de Mossoró.

Magali disse que evitará confronto com os estudantes e que somente entrará no prédio depois que o local for desocupado. “Aparentemente não existem danos, mas só irei saber realmente amanhã (quarta-feira). Evitaremos qualquer confronto”, avisou.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About