Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, julho 11, 2011

Presidente da ALRN recebe empresários alemães do setor de energia alternativa

_MG_1055

Uma comitiva de empresários alemães interessados em investir na produção de energia alternativa no Rio Grande do Norte foi recebida pelo presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PMN) na manhã desta segunda-feira, 11. Eles estavam acompanhados do presidente da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho, que também é vice presidente da OCB nacional e do prefeito de Furth im Wald, Johannes Müller.

O grupo está no Estado atendendo a convite do presidente da Assembleia, por meio da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social, presidida pelo potiguar Roberto Coelho.

Ricardo Motta falou sobre as potencialidades do Estado para gerar energia eólica e termo solar e dos seus projetos para o cooperativismo. O presidente da Assembleia recentemente relançou a Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop) e no dia 25 de agosto próximo irá realizar audiência pública sobre o novo modelo energético, com a presença de autoridades do Ministério das Minas e Energia e de empresários do setor.

Após a breve reunião no gabinete da Presidência, eles conheceram as instalações da Casa. A comitiva está em Natal desde sexta-feira passada (8) e veio ao Estado para conhecer projetos de energias renováveis, mantendo contatos empresariais e políticos e conhecendo locais de possíveis investimentos para firmar parcerias. No Rio Grande do Norte as cooperativas que hoje atuam como distribuidoras de energia pretendem ser produtoras de energia solar e termo solar. A Alemanha oferece tecnologia de ponta na fabricação do maquinário.

Domingo, eles estiveram em Pedro Velho, onde houve a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Mútua entre o município e Furth im Wald, com entrega do título de cidadão honorário ao prefeito Johannes Müller. A parceria proporcionará, num primeiro momento, o intercâmbio de estudantes e de profissionais. À tarde eles terão reunião na Fiern e em seguida com a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Ricardo Motta apresenta comitiva alemã à governadora

Grupo alemo energia renovalvel2

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, apresentou à governadora Rosalba Ciarlini, na tarde desta segunda-feira, 11, a comitiva de empresários alemães que veio a seu convite ao Rio Grande do Norte, interessada em investir na produção de energia eólica e solar no Estado.

Ricardo Motta disse à governadora que tinha ficado muito impressionado e feliz com a receptividade dos alemães, porque o convite foi feito há menos de 60 dias e eles já estão visitando o Estado, interessados em investir na geração de energia alternativa. Também faz parte do grupo o prefeito de Furth im Wald, Johannes Müller, cidade que conta com 35% de energia solar. O prefeito disse que o RN tem um grande potencial, pois a Alemanha tem apenas um terço da radiação solar do nosso estado.

Eles apresentaram duas propostas à governadora: a instalação da primeira fábrica de poli silício, cuja matéria prima é a areia, e a instalação de uma unidade de geração de energia solar, dentro do centro administrativo, que se tornaria auto suficiente, produzindo energia para seu próprio consumo.

Eles explicaram o funcionamento da planta e do projeto que custa 1,5 bilhão de euros, com financiamento próprio. O poli silício é matéria prima para a fabricação das placas de energia solar. Dentro da mesma área funcionaria o complexo para fabricação deste componente e também das placas de energia.

Os alemães tem know how para cuidar de toda a cadeia produtiva – desde a consultoria, passando pelo estudo para definir o melhor local de implantação do pólo, até a fábrica e finalmente a captação do mercado consumidor. No mundo todo, apenas a China, os Estados Unidos e a Alemanha tem fábrica de silício. Nessa formatação – a fábrica de poli silício e das placas de energia num só local - o Rio Grande do Norte seria pioneiro.

A iniciativa privada estava representada pela Siemens e Energia Fourtech e o setor cooperativista, pelo presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/RN), Roberto Coelho. O governo dando o sinal verde, o início e conclusão do projeto tem um prazo de 3 a 5 anos, respectivamente.

“Estamos muito satisfeitos com essa visita. A governadora demonstrou muito interesse nos projetos apresentados e disse que a equipe técnica do governo vai à Alemanha conhecer a tecnologia possivelmente já em agosto. E isso para o setor cooperativista e para o mercado em geral é uma ótima notícia”, disse Ricardo Motta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Acusado de matar PM morre durante operação que desbaratou bando que traficava drogas

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) concederão entrevista coletiva, nesta terça-feira, 12, às 8h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Rodrigues Alves, Tirol, sobre a operação deflagrada hoje, 11, no município de Extremoz, que resultou no desbaratamento de uma quadrilha acusada de traficar drogas.

Cinco pessoas foram presas, entre elas uma mulher. Um sexto integrante do bando morreu numa troca de tiros com policiais militares. Ele era acusado de envolvimento no assassinato do soldado PM Guimarães, no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, no mês passado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesed

MEC divulga lista de espera do Sisu

O Ministério da Educação divulgou hoje (11) a lista de espera de candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A lista é formada pelos candidatos que não foram selecionados na chamada regular, mas que informaram, até a quinta-feira (7), interesse em permanecer na disputa por uma vaga.
Criado em 2010, o Sisu unifica o preenchimento de vagas em instituições públicas de ensino superior. Cerca de 450 mil se inscreveram para concorrer a 26 mil vagas oferecidas em 48 universidades públicas e institutos de educação profissional.
Fonte: Agência Brasil

Vaquejada de Currais Novos bate recorde de inscrições

Em comparação aos anos anteriores a vaquejada de Currais Novos já não foi mais a mesma. Pelo menos em relação ao público nas festas de clubes no último final de semana. No tocante as inscrições de vaqueiros a vaquejada quebrou seu próprio recorde: foram 951 inscrições. Os organizadores comemoraram.

Roberto Justus deixa o SBT

O apresentador e empresário Roberto Justus, 56, deixou o SBT. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da emissora (11).

Apesar de o contrato dele ainda não ter terminado, o encerramento do mesmo será antecipado. Na emissora, Justus apresentou os programas “Topa ou Não Topa” e “Um Contra Cem”.

Durante sua permanência no SBT, sempre houve rumores de que o apresentador estava insatisfeito com o dia em que seus programas iam ao ar – às quartas-feiras, coincidindo com o futebol na Globo.

Governo do Estado assina Protocolo de Intenções para instalação de mais uma indústria no interior do RN

A Governadora Rosalba Ciarlini assinou, na manhã desta segunda-feira (11), o Protocolo de Intenções com a empresa Ical, uma das fábricas mais conhecidas na produção de cal do país. A iniciativa do Rio Grande do Norte com o protocolo, que enquadra a empresa no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), resulta na captação da primeira fábrica da Ical na região Nordeste do país, cuja expectativa é de produzir 400 mil toneladas de cal e 1,5 milhão de tonelada de calcário. O investimento projetado pela empresa é de R$ 300 milhões. A Ical será instalada no município de Baraúna e vai gerar mais de 200 empregos diretos e mil indiretos.

A Ical Indústria de Calcinação LTDA é uma empresa mineira, com mais de 60 anos de experiência que atua na fabricação de cal virgem, cal hidratada e calcário para diversas aplicações, tais como indústria química, construção civil, agricultura e siderurgia. A previsão do grupo é que a indústria comece a funcionar no estado em 2013.

Assinaram o Protocolo de Intenções, a Governadora Rosalba Ciarlini; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; o secretário de Estado da Tributação, José Airton; e o diretor da Ical, Paulo Roberto Ramalho.

Fonte: ASSECOM/RN

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia sofreu arrombamento pela 5º vez este ano

Em conversa com o Padre Vicente Fernandes, Pároco da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, o mesmo informou que a igreja sofreu um arrombamento esta madrugada.

De acordo com informações o Padre Vicente, o ladrão invadiu a Igreja Matriz por uma janela lateral, onde o mesmo aproveitou um banquinho, subiu na parede, quebrou um dos vidros da janela,  assim abriu e invadiu o templo religioso.“Foram no balcão do dízimo, mas nada encontraram. Depois que cheguei, já levaram computador, bujão de gás e uma TV. Consegui ainda recuperar o computador, mas a televisão e o botijão de gás, não. Acho que é mesmo ladrão de sempre”, falou Padre Vicente ao Blog.

Não é a primeira vez que a Paróquia sofre arrombamentos, esta foi a 5ª vez, segundo o Padre Vicente. “Essa já é a quinta vez em menos de seis meses, depois que cheguei”, finalizou.

A segurança é um dos pontos que preocupa a cidade de Santa Cruz, que sofre com os altos índices de violência e tráfico de drogas.

Fonte: Blog do Wallace

Vídeo: Ministro incentiva profissionais de saúde a participar da mobilização contra a dengue

Centenário de Juazeiro do Norte

0116

Com apenas 1 quilo de alimento não perecível, os moradores de Juazeiro do Norte-CE e de todos os municípios circunvizinhos irão conferir shows de artistas conhecidos em todo o Brasil, nas festividades em comemoração aos 100 anos da terra do Padre Cícero. O evento acontece entre os próximos dias 17 e 24 de junho no Parque de Eventos Padre Cícero, com uma programação que faz jus a importância de Juazeiro do Norte para toda a região. Entre as atrações estão Ivete Sangalo, Pe. Reginaldo Manzotti, Chicabana, Diante do Trono e algumas bandas de forró.

Por Chico Gomes

Prorrogado o Luz para todos

Decreto publicado hoje (11) no Diário Oficial da União prorroga o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica Luz para Todos para o período de 2011 a 2014, como informa a Agência Brasil. O programa se destina a levar energia elétrica à parcela da população do meio rural sem acesso a esse serviço.

Lançado em 2003, o programa era para ter sido extinto em 2010, mas decreto publicado em outubro prorrogou o prazo de execução até 31 de dezembro de 2011 para obras contratadas até 30 de outubro de 2010. Até agora, 13,6 milhões de pessoas foram atendidas. A região mais beneficiada é a Nordeste (6,7 milhões de beneficiários).

São beneficiários também as pessoas atendidas pelo Programa Territórios da Cidadania ou pelo Plano Brasil Sem Miséria. Além desses beneficiários, serão atendidos pelo Luz para Todos os projetos de eletrificação em assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades localizadas em reservas extrativistas.

O Luz para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás) e das empresas de seu grupo empresarial.

Shaolin melhorou…

Um mês depois de voltar para casa, em Campina Grande (PB), o humorista Shaolin teve melhoras significativas em seu tratamento, segundo contou, ao R7, sua mulher, Maria Laudicéia.

- A decisão do departamento de neurologia do Hospital das Clínicas de mandá-lo de volta para a casa foi bastante acertada. A família está bastante otimista. Desde que voltamos, ele está mais sensível aos estímulos. Ele expressa emoções quando algumas pessoas se aproximam. Quando meu filho ou minha filha, ou o sobrinho dele chega perto, às vezes, ele chora. Isso é algo que não acontecia antes.

Apesar de estar em casa, o tratamento do humorista continua o mesmo com rotinas diárias de fisioterapia e outros tratamentos. Três vezes por semana, ele recebe a visita de uma fonoaudióloga e uma vez por semana, de uma neurologista.

Maria ainda contou que os fãs nunca deixaram de demonstrar o carinho por seu marido, além de mandarem sempre “energia positiva”.

- Eles mandam cartas, mas são bem compreensivos, já que a visita não é liberada. Eles vêm até aqui, trazem presentes, cartas, palavras, músicas. Eu mostro tudo para ele e ele se emociona.

Alta

O humorista Shaolin deixou o quarto “em estado mínimo de consciência e clinicamente estável”, no dia 10 de junho, segundo boletim informativo do Hospital das Clínicas. Ele vai continuar o tratamento de reabilitação em Campina Grande.

No dia 19 de maio, ele foi transferido da UTI para o quarto, ainda respirando com ajuda de aparelhos em estado grave. Uma semana depois, no dia 25, os aparelhos que auxiliavam na respiração foram retirados, mas Shaolin continuava em coma.

 

Blogger news

Blogroll

About