Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 20, 2011

Servidores em greve trarão nova proposta para comissão parlamentar apresentar ao governo

_MG_0131

Na nova reunião entre a comissão parlamentar que está intermediando as negociações dos servidores em greve com o governo, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, sugeriu que as categorias tragam suas propostas até a manhã desta terça-feira (21), para que os deputados as apresentem ao governo nesse mesmo dia.

Os servidores virão à Assembleia para que suas propostas sejam levadas ao Gabinete Civil no máximo após a sessão plenária desta terça-feira. A intenção dos deputados, em receber uma proposta formal com os pontos acordados, é que até a quarta-feira, véspera do feriado, o governo já tenha emitido uma posição para que os deputados já a repassem aos grevistas.

“Nosso intuito é único, de sairmos desse impasse. Levaremos a proposta de cada categoria para negociar e ver até onde o governo pode chegar. A Assembleia está entrando de corpo e alma nesta luta, por isso pedimos um crédito de confiança como já nos foi dado em outras oportunidades ”, disse o presidente.

A reunião aconteceu no gabinete da Presidência, na tarde desta segunda-feira (20), com representantes da UERN, polícia militar, ténicos da Tributação, professores e servidores do Detran, Emater e Fundação José Augusto. Além de Ricardo Motta, participaram os deputados Fernando Mineiro (PT), Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB), Tomba Farias (PSB), Raimundo Fernandes (PMN) e Larissa Rosado (PSB).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

IMPERDÍVEL O SHOW DOS PARADÕES NO ARRAIÁ 100% ARIOENE

Fonte: Orkut da Francimara

Vocalista da Banda Cheiro de Menina, acaba show na delegacia

A primeira noite de São João da cidade de Nova Olinda terminou na delegacia de Itaporanga. Depois de se desentender com o público e desacatar a Polícia Militar, o cantor Vicente Nery, da banda Cheiro de Menina, foi preso e conduzido à delegacia, onde prestou depoimento, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas vai responder a processo por desacato e resistência à prisão. O delegado plantonista Cristiano Santana foi quem atendeu a ocorrência.

A confusão foi na madrugada deste sábado, 18, durante a apresentação da banda em praça pública na cidade de Nova Olinda. Segundo o cabo Genário, comandante do Destacamento novolindense, em contato com o http://www.folhadovali.com.br/, o cantor estava visivelmente desequilibrado e, durante o show, desentendeu-se com um bêbado que se encontrava no pé do palco fazendo gestos obscenos em sua direção. Irritado, o músico revidou as provocações, parou diversas vezes o show e passou a dirigir palavrões também ao público presente à festa, organizada pela Prefeitura.

Fontes: É Sertão e V&C

Plano Nacional de Educação só para 2012

O projeto de lei que criará o novo Plano Nacional de Educação (PNE), enviado ao Congresso Nacional no fim de 2010, recebeu 2.919 emendas parlamentares na comissão especial que analisa a matéria na Câmara. O documento irá estabelecer 20 metas educacionais que o país precisa cumprir até o fim da década. O relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), tinha previsão de terminar o relatório em agosto, mas, diante do número recorde de emendas, o texto deve ser concluído em setembro.

Depois da apresentação do relatório, abre-se novo prazo para apresentação de emendas. O presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), prevê que a tramitação do plano na Câmara seja concluída até novembro, quando o texto será encaminhado ao Senado. Apesar de boa parte das emendas serem repetidas, a comissão discute com o centro de informática da Casa a criação de um software que seja capaz de classificá-las por tema para facilitar a análise por parte do relator. Gastão defende que não deve haver pressa para aprovar o novo PNE, apesar de o plano anterior ter perdido sua validade em dezembro de 2010 e o prazo de implantação do próximo ter começado neste ano.

“Todos os movimentos sociais queriam que o plano fosse aprovado o mais rápido possível, mas essa pressão até já diminuiu um pouco. É um plano que vai mexer com toda a estrutura da educação brasileira, não dá para fazer dessa forma. Temos os problemas de financiamento, por exemplo, que o próprio ministro não conseguiu dizer claramente qual será a solução”, explica Gastão.

A meta de número 20 do plano é uma das mais polêmicas: ela prevê que o país amplie para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) o percentual de investimento público em educação – hoje esse patamar é em torno de 5%. Boa parte das emendas querem alterar a meta para 10%, atendendo a uma reivindicação das entidades da área.

Para a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a questão do PIB é uma “ficção”: não adianta determinar o aumento dos investimentos se o plano não indicar quais serão as novas fontes de recurso. “A participação é tão grande [da apresentação de emendas], mas me preocupo se de fato a gente vai ter um documento com as características de um plano nacional, que não pode entrar no detalhe e querer determinar políticas para estados e municípios, ele precisa ser mais macro”, afirma.

Ela avalia que o debate é importante e que todas as emendas precisam ser avaliadas, mas defende que o próximo PNE precisa ser factível para que não se repita o que ocorreu no plano anterior, quando a maioria das metas foi descumprida.

“Eu adoraria ter metas com 100% das crianças aprendendo e 100% das crianças na creche, é claro. Mas temos que entender que há um caminho para chegar lá. O plano precisa ser ao mesmo tempo ambicioso e factível”, acredita.

Seguindo para o Senado em novembro, o PNE passará por uma nova rodada de discussões em um ano de eleições municipais. “O PSDB, que é oposição, é muito ativo no Senado, especialmente nos temas de educação. Também temos que conciliar os anseios dos planos com os dos governadores e no Senado há muitos ex-governadores. Ninguém aprova um documento com tanta complexidade em um prazo curto”, avalia Gastão.

Fonte: Agência Estado

Governo vai firmar parceria com a Marinha em projeto de formação profissional

Foto_Demis Roussos (1)

“Quero ser parceira do Projeto Soldado Cidadão e ampliar as oportunidades aos jovens de ingressarem no mercado de trabalho”. Essa informação foi transmitida na manhã desta segunda-feira (20), pela governadora Rosalba Ciarlini durante a visita que realizou à Base Naval de Natal.

Durante a visita, a Governadora conheceu vários programas desenvolvidos pela BNN, entre eles o projeto Soldado Cidadão, que tem como objetivo oferecer aos jovens, incorporados às Forças Armadas, oportunidades de formação complementar que possibilitarão o ingresso no mercado de trabalho após a saída do serviço militar. “Quero firmar esta parceria com a Marinha do Brasil, no sentido de fazer parte deste projeto de formação profissional e ajudar aos jovens do RN a ingressarem no mercado de trabalho”, disse Rosalba Ciarlini, informando que a intenção é iniciar a parceria já no segundo semestre.

Durante a vista, que contou também com a presença do senador Garibaldi Alves, dos deputados federais Fátima Bezerra e Paulo Wagner, dos secretários de Estado da Segurança e da Defesa Social, Aldair Rocha; e da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez; e do comandante da Polícia Militar, Coronel Araújo, foi apresentado aos presentes o projeto de ampliação do local. A apresentação foi feita pelo Comandante da BNN, Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Macedo Brasil. Na oportunidade, o Comandante mostrou o histórico da Base Naval Almirante Ary Parreira, fundado em 1940; a missão da BNN e o trabalho desenvolvido pela Marinha aqui em Natal.

Além do Projeto Soldado Cidadão, foi apresentado também o Projeto Lancha Escola, que faz parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e consiste na construção de pequenas embarcações para o transporte de alunos nas cidades ribeirinhas do Pará, Pantanal Mato-grossense e Amazonas. Parte das lanchas está sendo construídas aqui em Natal, na Base Naval.

A Governadora garantiu ao vice-almirante Airton Teixeira Pinho Filho, comandante do 3° Distrito Naval, e ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Brasil somar esforços junto à bancada federal no sentido conseguir recursos para melhorias do Hospital Naval. Na oportunidade foi oferecido um almoço aos convidados.

Fonte: ASSECOM/RN

Rosalba participa da abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Foto_Demis Roussos (12)

“As crianças são a nossa esperança para superar a pandemia, o mal do século, que é o uso de drogas”, falou a governadora Rosalba Ciarlini, ao participar da abertura da 13ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, promovida pelo Tribunal de Justiça, através do Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos de Natal (NOADE). O evento, idealizado pela Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad), foi aberto nesta segunda-feira (20), na Praça Sete de Setembro, em frente à sede do Poder Judiciário.

Rosalba Ciarlini mostrou a preocupação com o avanço das drogas em todo estado e disse que a meta do Governo é levar o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) a todos os municípios do RN. “O Proerd faz um trabalho ostensivo de combate às drogas, mas nessa guerra, toda a sociedade precisa se empenhar e colaborar”, reforçou ela. “O Tribunal de Justiça tem mostrado esta preocupação, levantando essa bandeira de luta contra as drogas. Não podemos desistir. Temos que salvar nossas crianças”, concluiu a Governadora.

O NOADE é um órgão do Poder Judiciário vinculado à Vara de entorpecentes que assessora a Justiça no trabalho de combate À dependência química, atuando na prevenção, recuperação e reinserção social do usuário de drogas. “O NOADE Natal é pioneiro no país no enfrentamento ao uso de drogas e sempre teve o apoio do TJ”, disse a desembargadora Judith Nunes, presidente do TJRN. A Desembargadora reforçou que a missão do NOADE é conscientizar jovens e pessoas em geral a não enveredarem para o caminho das drogas.

A 13ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas segue até o próximo dia 26. Participaram da abertura do evento os secretários de Estado da Segurança e da Defesa Social, Aldair Rocha; e da Justiça e Cidadania, Thiago Cortez; os desembargadores Saraiva Sobrinho e Amaury Moura; o juiz assessor da presidência do TJ, Luiz Alberto Dantas, além de servidores e estudantes que participam do programa “Justiça e Escola”.

Fonte: ASSECOM/RN

Secretários de Estado recebem representantes de estudantes acampados na 12ª Dired

03_Reunio com estudantes da UERN_cred-Ivanzio Ramos

O Governo do Estado recebeu no início da tarde desta segunda-feira (20) representantes do Comando Mobilização Estudantil – COMEM, grupo que está acampado na 12ª Dired, em Mossoró. O objetivo era negociar a desocupação do prédio e tratar sobre a pauta de reivindicações dos estudantes.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, disse que o Governo do Estado está disposto a ouvir, conversar e negociar, mas não sob pressão. “Nós discutiremos com vocês na UERN, mas não com a Dired ocupada”, disse Paulo de Tarso, se comprometendo a negociar com os estudantes no dia seguinte após o fim da ocupação.

Os estudantes Petrônio Andrade e Ângelo Patrício, que participaram da reunião, vão apresentar a proposta ao grupo, em Mossoró, e decidir se acatam a sugestão. Caso o COMEM resolva desocupar o prédio da 12ª Dired, o Governo do Estado enviará, no dia seguinte à desocupação, um representante para se reunir com os estudantes na sede da UERN e discutir a pauta de reivindicações, que inclui o descontigenciamento dos recursos da UERN e a suplementação de R$ 4,3 milhões para 2011, além de disponibilizar os mesmos valores para 2012, que são destinados a aulas de campo, assistência estudantil e viagens para Congressos.

Participaram também da reunião os secretários de Estado Anselmo Carvalho (Administração), Betânia Ramalho (Educação) e Obery Rodrigues (Planejamento).

Fonte: ASSECOM/RN

Edital da Fapern financiará 2 milhões reais de projetos de Micro e Pequenas empresas do RN

Monitoramento de plantações via satélite, guia de vagas virtual que lhe diz onde estacionar, poltronas de auditório desenvolvidas com fibras naturais e materiais ecológicos, aconselhamento genético para prevenção de doenças, portais multimídia para informações turísticas em tempo real e veículos anfíbios. Muitas idéias inovadoras como essas foram possíveis graças ao incentivo da Fapern aos projetos de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte através de editais que financiam projetos de pesquisas.

Para incentivar a criatividade que gera melhorias para a sociedade foi lançado no último dia 07 de junho o edital FAPERN PAPPE INTEGRAÇÃO INOVA RN 001/2011.

O programa foi lançado pela governadora Rosalba Ciarlini em parceria com o Sebrae RN. A meta é investir, através de recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia/Finep, no custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação de microempresas ou empresas de pequeno porte no Estado do Rio Grande do Norte.

Ao todo serão aplicados R$ 2 milhões de reais e serão apoiadas pesquisas nas áreas do agronegócio, têxtil, confecção, alimentos, saúde (insumos e novas técnicas), aproveitamento de resíduos, reciclagem, controle de poluentes, biocombustíveis, energias alternativas, nanotecnologia, neurociência, biotecnologia, mineração, petróleo e gás, tecnologia da informação e comunicação e turismo.

No Rio Grande do Norte já foram lançados pela Fapern dois editais PAPPE, tendo sido sendo beneficiadas 54 empresas que desenvolveram pesquisas em diferentes segmentos, sempre buscando a melhoria dos produtos oferecidos no estado através de novas tecnologias e abordagens.

Meu projeto pode participar?

Para que o projeto possa ser contemplado pelo edital FAPERN PAPPE INTEGRAÇÃO INOVA RN 001/2011, as empresas de Empresa de Pequeno Porte devem apresentar projetos orçados entre R$ 150 mil e R$ 300 mil reais, já as Micro e Pequenas empresas devem apresentar trabalhos orçados entre R$ 100 mil e R$ 200 mil reais.

O que será financiado?

Poderão ser financiados: material de consumo; diárias; passagens e despesas com locomoção; serviços de terceiros, pessoa física e jurídica; salários de pessoal e encargos patronais.

Como Participar?

O Edital, os Anexos e o Formulário de Inscrição estão disponíveis na página da FAPERN na internet (www.fapern.rn.gov.br). O envio das propostas será exclusivamente pelos Correios até o dia 06/08/2011.

O endereço para envio é:

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – FAPERN.
BR 101 KM 94, CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO - BAIRRO LAGOA NOVA - NATAL/RN - CEP 59.064-901

Fonte: ASSECOM/RN

AL abre Semana Nacional de Política sobre Drogas

_MG_0004

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 20, que marcou a abertura estadual da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. O evento deu posse aos novos conselheiros do Conselho Estadual de Entorpecentes, e também relançou oficialmente a Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas. O deputado Antônio Jácome (PMN) presidiu a audiência e destacou a importância do envolvimento da população. “Quando militamos nesta área lutamos contra forças poderosas de influencia internacional. E por isso, é necessário que Poder Legislativo, entidades não governamentais e principalmente sociedade se unam.

O secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez, foi empossado como conselheiro, e destacou que a secretaria vai discutir políticas públicas de prevenção na juventude. “Vamos debater com os jovens como eles acreditam que deve ser o combate as drogas. Só envolvendo jovens e crianças na prevenção, temos uma chance”, afirmou Thiago Cortez. A prevenção também foi o foco do discurso do promotor João Vicente Leite. “Todo o trabalho de repressão pode ser diminuídos, se investirmos em prevenção”, disse o promotor

Na audiência o presidente do Conen, Magnus Barreto, lamentou que o Brasil ainda lute contra drogas como o crack. “O poder público não consegue dar resposta rápida para o clamor da sociedade. Mas não é culpa só das instituições públicas, dependemos do trabalho da família. Alguns países não conhecem o crack. Ou seja, podemos vencer esta batalha”, afirmou Magnus Barreto.

No final, houve a entrega de comendas concedidas pela Secretaria Nacional Antidrogas para instituições e personalidades que foram importantes no desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas no Rio Grande do Norte. Na categoria personalidades o reconhecimento deste ano foi dado ao Padre Robério Camilo e a psicóloga Zélia Maria da Nóbrega. Na categoria instituições as homenageados foram a Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern), e a Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Rádio Assembleia faz campanha de prevenção de acidentes nas festas juninas

radio g

A Rádio Assembleia, emissora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, veicula durante o mês de junho uma campanha especial com dicas de segurança para evitar acidentes no período de festejos juninos. Os spots da série junina do “Cidadão Alerta” traz orientações do Corpo de Bombeiros e informações importantes para evitar ou lidar com situações de perigo envolvendo o manuseio de fogos de artifícios e fogueiras nesse período de festas.

O “Cidadão Alerta” vai ao ar todos os dias durante a programação da Rádio Assembleia, e está disponível para download no site: www.al.rn.gov.br. As emissoras de rádio interessadas em reproduzir os spots do “Cidadão Alerta” em suas programações podem fazer o download sem nenhum custo. Mais informações no link da Rádio Assembleia, no site da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Potiguares recebem com carinho a Câmara dos Deputados

_MG_0104

Na manhã desta quinta-feira (16/05), mais  de 320 pessoas participaram do projeto “A Câmara quer te ouvir” e receberam com  muito fervor os deputados federais -  Miguel Corrêa (PT-MG), João Maia (PR/RN), Sandra Rosado (PSB/RN), Fátima Bezerra (PT/RN) e Luis Tibé (PTdoB/MG) , na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte,  em Natal.        

Na solenidade de abertura dos trabalhos, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN-RN), comunicou que o cidadão está mais atento aos seus direitos, e os poderes precisam estreitar seus canais de comunicação com a sociedade. “A  Ouvidoria é o canal mais democrático para estreitar esse laço com a sociedade, atuando como ponto de convergência com a população”,  disse Ricardo Motta.

O Ouvidor- Geral da Câmara dos deputados, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), em sua fala, informou que por meio desse projeto a Câmara dos Deputados está abrindo suas  portas para a sociedade. “Queremos ouvir  a opinião da sociedade sobre importantes temas  em discussão no Congresso, para que a opinião da sociedade tenha eco nos debates da Casa”, explicou o ouvidor. 

PARTICIPAÇÃO

Logo após a abertura oficial do evento, a sociedade potiguar começou a opinar sobre: combate ao crack, educação, segurança pública, Copa do Mundo, turismo  e tema livre.

A poetisa Deth Haak, participante do painel combate ao crack, comunicou, em versos, que a sociedade quer  preservar o futuro dos jovens do país, mas nada funciona. “O Brasil é um país de leis no papel e nada funciona”, disse.

Oneide Leão, psicóloga, denunciou que no bairro de Ponta Negra existem 150 bocas de fumo, e no final do dia a policia da região passa na bocas para recolher seu dinheiro. “A polícia precisa ser educada e fiscalizada  para combater o crack”, comunicou.

No painel Copa do Mundo/Turismo,  a arquiteta Cláudia Gasola  lembrou que os representantes da Copa não dialogam com a sociedade. “O Comitê da Copa do Mundo precisa dialogar mais com a sociedade  no âmbito municipal, estadual e federal”, lembrou.

Próxima etapa

Durante as atividades do evento, o Ouvidor-Geral da Câmara dos Deputados, Miguel Corrêa, comunicou à população que a próxima cidade a receber o projeto “A Câmara quer te ouvir” será Manaus, em Julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Ministério da Saúde entrega TVs e computadores a integrantes do PID no RN

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), dá seguimento à Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (ParticipaSUS), com a entrega de 53 televisores LCD de 32" e 63 computadores a entidades integrantes do Programa de Inclusão Digital (PID) no Estado do Rio Grande do Norte. A ação é desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Saúde.

Em cerimônia que acontece na terça-feira (21), às 10h, no auditório da Governadoria, receberão os aparelhos Conselhos Municipais, Conselho Estadual e Secretarias Municipais de Saúde. Participam do evento o secretário Odorico Monteiro, da SGEP, a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, secretários de Saúde, presidentes dos Conselhos e prefeitos dos municípios.

Em etapas anteriores, foram destinados ao Rio Grande do Norte 168 computadores e impressoras e 26 televisores para Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, a partir de critérios e contrapartidas da gestão estadual e municipal.

Para 2011, a meta é disponibilizar webcams para todos os Conselhos de Saúde e TVs para os 4.118 Conselhos não contemplados na primeira etapa. Com os computadores, os conselheiros podem ter acesso a banco de dados da saúde, fazer videoconferências e receber capacitação à distância. Pela TV, recebem qualificação de cursos preparados pelo Canal Saúde, por exemplo.

DISTRIBUIÇÃO - Entre 2007 e 2010, o Ministério da Saúde adquiriu e disponibilizou 16.683 equipamentos - entre computadores, impressoras e estabilizadores - para 5.564 Conselhos Municipais de Saúde, além dos 26 Conselhos Estaduais de Saúde e Conselho do Distrito Federal. Em 2010, foram entregues 1.500 kits Canal Saúde (TV 32", antena parabólica e decodificador) a todos os conselhos que atenderam os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional do PID.

Os equipamentos são destinados a uso exclusivo dos Conselhos de Saúde e disponibilizados a partir de alguns critérios, como a existência de espaço físico para funcionamento do conselho, ata assinada pelos conselheiros confirmando instalação no espaço a que foi destinado, validação pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento do PID do estado e Pesquisa de Avaliação.

MAIS SOBRE O PID - O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde resgata uma demanda histórica das Conferências Nacionais de Saúde - em especial a 10ª, 11ª e 12ª conferências. “O objetivo é contribuir para que os conselheiros de saúde se apropriem de informações e adquiram habilidades para comunicação digital”, destaca o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.

No componente ‘Conectividade’, a SGEP articula trabalhos em conjunto com o Ministério das Comunicações, governos estaduais e municipais, a fim de construir estratégias que assegurem o acesso em banda larga a todos os Conselhos de Saúde.

Sobre a ‘Formação de Conselheiros’, a secretaria ministerial, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, firmou convênio com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de cursos de comunicação e informação aos conselheiros estaduais e municipais de saúde. Também está sendo articulado com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), por meio de unidades regionais, a oferta de curso básico de informática e acesso à internet para conselheiros de saúde.

Serviço:

Entrega de equipamentos do Programa de Inclusão Digital (PID)

Local: Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado

Endereço: BR 101, Km 0, Lagoa Nova - CEP: 59.064-901 - Natal/RN

Data: 21 de junho de 2011

Horário: 10 horas

Fonte: ASSECOM/RN

Remédio para o Stress

Está mais do que evidente que sexo é bom para a saúde. Quem tem três relações sexuais por semana queima, em um ano, a mesma quantidade de calorias que consome em 130 quilômetros de corrida. Sexo aumenta o nível  de testosterona, que fortifica ossos e músculos e produz o colesterol benéfico. O pesquisador DR. Beverley Whipple afirma: “As endorfinas, analgésico natural produzido pelo corpo, são liberadas durante a atividade sexual e aliviam dores de cabeça, torcicolo e artrite”.

Pouco antes do orgasmo é liberado o hormônio desidroepiandrosterona, que melhora a inteligência e o sistema imunológico, fortifica os ossos e inibe o crescimento de tumores. Na mulher, além do estrogênio, é liberada em altas doses, durante o ato sexual, a ocitocina, hormônio que desperta o desejo de ser tocada. O Dr. Harold Bloomfield demonstrou que o estrogênio está associado à qualidade dos ossos e ao bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Todos esses hormônios protegem o coração e aumentam a expectativa de vida. Portanto, mais sexo quer dizer menos estresse e vida mais longa. A lista de benefícios de uma boa vida sexual vai longe! (Do livro “Por que os Homens fazem Sexo e as Mulheres fazem Amor?“).

Mais consumidores de Cultura…

Deu no Censura Livre:

O Ministério da Cultura apresentou ações e políticas culturais desenvolvidas pela pasta a secretários de cultura das capitais e municípios, durante o Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas discutidos desde do dia (15) em Brasília. secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, citou a inclusão de 30 milhões de pessoas no mercado consumidor cultural e afirmou o compromisso do ministério em formar cidadãos por meio das mais diversas áreas da cultura. “Precisamos ir além dos 30 milhões de consumidores, precisamos pensar outras questões que estão diretamente ligada a nossa cultura, como por exemplo, o fato de sermos o terceiro país em homicídios de jovens negros”.


A preocupação em relacionar a cultura com áreas como a ambiental, a econômica, e a social também foi discutida. Outras ações como a implantação de seis bibliotecas em terreiros e quilombos em conjunto com a Fundação Biblioteca Nacional, a elaboração de políticas específicas para os povos tradicionais, como os indígenas, e ainda, um estudo sobre a diversidade cultural instalada nos seis biomas reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente, foram apresentadas e sugestões sobre como colocar essas ações em prática nos municípios foram ouvidas.

Para o secretário de cultura de Laranjeiras, em Sergipe, Irineu Fontes, o fórum é de fundamental importância, não só para a exposição de trabalhos feitos pelo ministério, mas também para a cultura regional de cada município. “Nós temos em Laranjeiras 23 grupos folclóricos, e isto talvez seja o maior número do país em uma única cidade”.

Para Pedro Vasconcelos, secretário municipal de São Leopoldo, cidade de colonização alemã na região metropolitana de Porto Alegre, o encontro serve para a retomada do relacionamento com o governo federal, uma vez que o encontro é o primeiro feito com a nova gestão da ministra Ana de Hollanda. Ele disse estar empolgado com a atual cena cultural e com os rumos que a cultura nacional está tomando. “Talvez a cultura brasileira nunca tenha tido tanta importância e lugar como está tendo hoje em dia”

 

Blogger news

Blogroll

About