Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, maio 26, 2011

Marido mata mulher e enterra dentro do quarto em Pernambuco

Equipe escavou o quarto da residência do casal para retirar o corpo da vítima (Foto: Reprodução/TV Globo Nordeste)

Equipe escavou o quarto da residência do casal
para retirar o corpo da vítima (Foto: Reprodução/
TV Globo Nordeste)

Um suspeito de matar e enterrar a mulher dentro de casa, em Jaboatão dos Guararapes (PE), foi preso na terça-feira (24). O corpo da vítima, de 22 anos, foi encontrado enterrado dentro do quarto do casal a uma profundidade de 1,5 metro. Segundo a polícia, o marido confessou o crime em depoimento.A delegada Gleide Ângelo explicou ao G1 que o suspeito, de 36 anos, vivia com a vítima há dez anos. Ele comunicou o desaparecimento da mulher à polícia em meados de janeiro.“No dia do crime, ele disse que esperou a mulher dormir. Depois, pegou um revólver e deu um tiro na cabeça da moça, que morreu na hora. Ele pegou uma pá e cavou o buraco no próprio quarto para enterrá-la”, afirmou Gleide. “Ele tinha muito ciúmes dela e desconfiava que estava sendo traído, o que motivou o crime.”De acordo com a delegada, após jogar a vítima no local, ele jogou cal, madeira, uma grade e até peças de carro, antes de cobrir tudo com cimento.

“Quando procurou a polícia para registrar a ocorrência do desaparecimento da mulher, ele criou uma história dizendo que a mulher havia recebido uma ligação, saiu de casa e nunca mais voltar. No decorrer das investigações, ele foi criando versões diferentes, falou até que ela tinha contratado um pistoleiro para matá-lo, mas acabou morta pelo criminoso. Ele contou muitas histórias”, disse Gleide. Segundo a delegada, ele confessou o crime depois de a Justiça autorizar a prisão temporária dele. O homem foi preso em flagrante por ocultação de cadáver e será indiciado por homicídio duplamente qualificado. Ele seguiu para o Centro de Triagem de Abreu e Lima nesta quarta-feira (25). O inquérito deve ser concluído ainda nesta semana, segundo a delegada.O corpo da mulher passou por exame no Instituto Médico Legal, que deverá emitir os laudos sobre a causa da morte da vítima, e foi enterrado nesta quarta-feira.

Técnicos da SET decidem suspender a greve

Os servidores técnicos da Secretaria de Estado de Tributação (SET), decidiriam suspender o movimento de greve, na manhã desta quinta-feira (26).  A decisão foi estabelecida após reunião com o Secretário de Estado da Tributação, José Airton Silva. Não houve concessão de reajuste, porém, eles entenderam a atual situação do Governo e que este não é o melhor momento para negociação.

Os servidores filiados ao Sindicato dos Técnicos da Tributação do RN (Sintern) exercem diferentes funções na SET, com atendimento ao contribuinte e lançamentos de dados relativos aos impostos estaduais que chegam nas Unidades Regionais de Tributação, espalhadas pelo estado. Eles voltam ao trabalho amanhã, dia 27.

O fim da greve é encarado pelo Secretário como uma demonstração de bom senso por parte da diretoria do Sintern e dos técnicos da SET. “Eles perceberam que este é o momento de construção de diálogo para definir propostas que beneficiem os servidores do Estado dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o Secretário. José Airton informou que já agendou nova rodada de negociação com os servidores para o dia 7 de junho.

Fonte: ASSECOM/RN

Municípios potiguares recebem plano de qualificação para agricultores familiares

O município de São Paulo do Potengi recebeu, na tarde dessa quarta-feira (25), a aula inaugural do Planteq – Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN. A iniciativa visa qualificar social e profissionalmente agricultores familiares do estado para elevar a renda e a qualidade de vida deles.

A aula inaugural foi proferida pelo diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, que falou sobre os 24 cursos, com 200 horas/aula cada, que serão ministrados entre 30 de maio e 30 de julho nos municípios de São Paulo do Potengi, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, Lagoa Salgada, Santa Cruz e São José de Campestre. Ao todo serão beneficiados 501 agricultores, sendo 70% deles jovens agricultores.

Os cursos já estão com todas as vagas preenchidas e vão atender as necessidades dos agricultores nas áreas de mandiocultura, bovinocultura, agroecologia e meio ambiente, avicultura, sanidade animal, fruticultura e ovinocultura.

Além de capacitar os trabalhadores, o Planteq proporciona a oportunidade de adquirir o Projovem, uma linha de crédito oferecida pelo Banco do Nordeste. “Para que o jovem agricultor possa ter crédito rural no Pronaf é fundamental que ele tenha pelo menos 100 horas de curso. Assim, o Planteq auxilia na viabilização dessa linha de crédito”, disse Ronaldo Cruz, lembrando que, além de adquirir experiência, o agricultor obtém crédito para incrementar sua produção.

Participaram também da aula inaugural do Planteq o prefeito de São Paulo do Potengi, José Azevedo Lopes; o diretor administrativo da Emater, Eduardo Cabral; o coordenador do Planteq, Isaac Alves; o gestor regional da Emater de São Paulo do Potengi, Sebastião Barreto; a coordenadora Sine, Juliana Amaral; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, João Maria Rbeiro.

O Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN – Planteq – tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), além da Emater-RN e do Ministério do trabalho e Emprego (TEM).

Fonte: ASSECOM/RN

Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia rende homenagem aos reitores Ivanildo Rêgo e Ângela Cruz

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social se reuniu para apreciar oito projetos de lei de proposição dos parlamentares. Na abertura o presidente da comissão, deputado Hermano Morais (PMDB), lembrou do importante momento pelo qual passa a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a posse da nova reitora professora Ângela Maria Cruz. “Temos por obrigação render nossas homenagens sinceras ao ex-reitor Ivonildo Rêgo, e desejar sorte a nova reitora”, afirmou Hermano Morais. Os deputados Poti Junior (PMDB) e Walter Alves (PMDB), titulares na comissão, destacaram o momento da UFRN que tem sua primeira reitora.

Os projetos tiveram aprovação de todos os pareceres técnicos. Todos os pareceres eram sempre pela aprovação. Dois projetos reconheciam instituições como utilidade pública, como no caso do Memorial da Medicina, projeto do presidente da Assembleia, Ricardo Motta. A proposta do deputado Ezequiel Ferreira (PTB) de dar o nome Professor Rui Pereira a Casa do Estudante de Caicó também foi aprovada. A comissão aprovou o Dia Estadual da Síndrome de Down de autoria do deputado Nélter Queiroz (PMDB) e o Dia Estadual de Comemoração a Lei Maria da Penha, de autoria da deputada Márcia Maia (PSB).

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Visita do embaixador prepara projetos de parceria econômica e cultural entre Alemanha e RN

_MG_9924

A parceria entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha passa pela Assembleia Legislativa. A visita de cortesia do embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig, ao presidente Ricardo Motta, teve como objetivo estreitar a relação entre as instituições para o desenvolvimento de projetos na área econômica e cultural. “Queremos promover debates e projetos de lei para ajudar nesta relação. Principalmente no setor da energia limpa onde a Alemanha tem um papel protagonista, e temos um ótimo potencial”, afirmou Ricardo Motta.

O ano de 2013 será o “ano da Alemanha no Brasil”. No dia 16 de junho o Estado vai receber uma comissão de empresários alemães que vem conhecer as potencialidades de negócios, e organizar uma visita ainda maior para o mês de outubro. “A visita a Assembleia é importante pela representatividade. Temos projetos concretos na área econômica e cultural, e tenho certeza que vamos fazer bons negócios”, disse o embaixador, Wilfried Grolig. O embaixador também pediu ao presidente Ricardo Motta apoio para enviar estudantes potiguares para a Alemanha no projeto firmado entre os dois países para o envio de 10 mil estudantes brasileiros a Europa.

Na sexta-feira, dia 3 de junho, ficou agendada uma reunião entre uma comissão de parlamentares e o cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Alex Geppert, para estudar uma minuta de parceria. “O RN tem muitas potencialidades, o avanço na área energética e agora o Aeroporto Internacional de São Gonçalo despertaram atenção da Alemanha”, afirmou Alex Geppert. O cônsul honorário também anunciou uma parceria entre a Câmara de Formação de Mão de Obra da Alemanha e o CTGás para treinamento de técnicos no setor de energia eólica

O embaixador Wilfried Grolig fez questão de visitar várias instalações do Palácio José Augusto, como o Plenário Clóvis Motta, a galeria dos ex-presidentes e o Salão Nobre. Os representantes do governo alemão receberam livros sobre a economia e a cultura do Rio Grande do Norte, e sobre os projetos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Proerd e Sesed falam sobre formatura de alunos do programa e lançamento do “Segurança Começa na Escola”

A coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, Ten. Cel. PM Margarida Brandão Fernandes, e o comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo, concederão entrevista à imprensa nesta quinta-feira (26), às 14h30, para falar sobre a solenidade de formatura dos alunos atendidos pelo programa durante o primeiro semestre de 2011. A coletiva acontecerá no Auditório da Governadoria e tratará, ainda, sobre o lançamento do programa “Segurança Começa na Escola”, contando também com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, Silva Junior.

O evento do PROERD acontecerá no próximo sábado (28), às 16h, no Estádio Machadão. Cerca de 12 mil crianças na faixa etária de 9 a 12 anos participarão da solenidade. Eles são alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental das redes Pública e Privada de Natal e de municípios da Grande Natal (Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e São José de Mipibu).

Estarão presentes no evento autoridades estaduais e municipais, Oficiais da Polícia Militar do Estado, representantes do Ministério Público, Secretários, representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente.

Em seu décimo ano de atuação no Rio Grande do Norte, o PROERD constata modificação no comportamento dos alunos atendidos pelo Programa relacionado ao respeito aos companheiros, à família, aos idosos e professores, além da valorização do patrimônio (carteiras, escolas, paredes), do material didático, cidadãos mais críticos, mais participativos, mais atuantes e, principalmente, cidadãos que multiplicam as informações referentes a todo o ensinamento passado em sala de aula durante os quatro meses de aplicação (multiplicadores de prevenção).

Fonte: ASSECOM/RN

Gays se dizem indignados com decisão da presidenta Dilma Rousseff

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), formada por 237 ONGs e que deu apoio à produção do kit de combate à homofobia dos Ministério da Educação e Saúde, afirmou que recebeu com perplexidade, consternação e indignação a decisão da presidente Dilma Rousseff de suspender a distribuição do material contra a homofobia nas escolas públicas.

Toni Reis, presidente da associação, disse que a suspensão da confecção e da distribuição desse material representa um retrocesso no combate à discriminação.

“Este episódio infeliz traz à tona uma tendência maléfica crescente e preocupante na sociedade brasileira. Um princípio básico do estado republicano está sendo ameaçado pela chantagem praticada hoje contra o governo federal pela bancada religiosa fundamentalista e seus apoiadores no Congresso Nacional. Os mesmos que queimaram os homossexuais, mulheres e crentes de outras religiões na fogueira da Inquisição na idade média estão nos ceifando no Brasil da atualidade”, afirmou Toni Reis, em nota.

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 37 milhões no sábado

Nenhuma apostador acertou as seis dezenas sorteadas na noite desta quarta-feira (25) pelo concurso 1.286. O prêmio acumulado deve pagar R$ 37 milhões no próximo sorteio, que será realizado no sábado (28).

Confira as dezenas sorteadas: 02 – 05 – 28 – 33 – 51 – 52.

Segundo a Caixa, 185 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber cerca de R$ 14,7 mil; a Quadra premiou outros 12.297, que receberão quase R$ 318,00.

Guerra do Plágio…

Uma polêmica está surgindo lá pelas bandas de Fortaleza, onde as bandas de forró tem um amplo domínio. O assunto em questão é justamente o desrespeito e a injustiça, entenda o que realmente está acontecendo.

Uma polêmica envolvendo artistas e produtores de bandas de forró locais transformou-se num caso de Polícia e agora virou inquérito já instaurado na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). O caso chegou ao conhecimento daquela Especializada através de uma notícia-crime formulada pelo cantor e produtor Gleison Castro Alves de Leitão Sousa, o ´Tony Guerra´.

Na queixa apresentada na DDF, ´Tony Guerra´, que se identificou como proprietário da empresa ´Guerra Eventos e Produção Artística Limitada´, afirma que duas composições musicais de sua autoria, intituladas de ´Periqueti´ e ´Elas ficam loucas´, foram ilicitamente copiadas, gravadas em milhares de CDs e vêm sendo executadas em shows não autorizados por sua empresa. Aponta como responsáveis pelo crime a banda ´Forró Garota Safada´ e o seu vocalista, ´Wesley Safadão´.”

Fonte: Secretário do Povo

Assembleia abre as portas para o artista potiguar

67 AL Cultural - Ft.Moraes Neto (1)

Mais uma vez a Assembleia Legislativa abriu suas portas para o artista potiguar. Na noite desta quarta-feira, 25, ocorreu o 67º encontro da Assembleia Cultural. Numa edição especial em homenagem ao Dia das Mães, o clima de romantismo tomou conta do salão de eventos do legislativo, com a cantora e compositora Anna Fernandêz, com participação de Alvymar Farias e Carla Patricia.

Participaram do encontro o presidente da AL, deputado Ricardo Motta (PMN); o deputado Hermano Morais (PMDB), além de servidores, jornalistas, convidados e público em geral. Ricardo Motta disse que se sente muito feliz em poder apoiar os artistas da terra e destacou a participação popular.

Hermano Morais também ressaltou a iniciativa da Assembleia em valorizar a cultura local. O deputado disse que as Casas Legislativas de todo o país deveriam seguir este bom exemplo. “Faço questão de participar de todas as edições”, enfatizou.

67 AL Cultural - Ft.Moraes Neto (6)

A festa

A principal atração da noite, Anna Fernandêz, abriu o show e emocionou o público com um repertório bem romântico. A cantora interpretou sucessos como “Galos, noites e quintais”, de Belchior e “Vira Virou”, de Clayton e Cledir. A artista também interpretou canções de sua autoria, como a música “Coração Avoante”, que foi gravada pela cantora espanhola Carmen de Lorenzo.

Anna Fernandêz é natural de Caicó e iniciou sua trajetória artística na capital potiguar em 1988. Ela é a única artista potiguar a ganhar o Prêmio Sharp, como cantora revelação.

Após 14 anos em São Paulo, ela retorna aos palcos natalenses para mostrar seu trabalho e matar a saudade de sua terra. “Estou muito feliz em estar aqui hoje. Esse projeto dá oportunidade ao artista potiguar de divulgar o seu trabalho”, disse.

Em seguida, foi a vez do cantor Alvymar Farias encantar a todos. Ele seguiu com o estilo romântico  e fez uma coletânea de boleros. Alvymar interpretou velhos sucessos de Agnaldo Timóteo, Genival Santos, Paulo Sérgio, entre outros.

Natural de Alto Rodrigues, o intérprete pertence a uma família tradicional de músicos do Rio Grande do Norte. Ele é primo de Arnaldo Farias, o cantor, compositor e instrumentalista, que faz sucesso por todo Nordeste.

No segundo momento da apresentação, a filha do artista, Carla Patrícia, deu um show ao interpretar a saudosa Núbia Lafayette em várias de suas canções, como "Fracasso", "Casa e Comida", além de sucessos de Wanderléia. Carla tem 26 anos e desde os nove anos segue os passos do pai.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Dilma Rousseff manda suspender kit anti-homofobia, diz ministro

Após protestos das bancadas religiosas no Congressso, a presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira (25) a suspensão do “kit anti-homofobia“, que estava sendo elaborado pelo Ministério da Educação para distribuição nas escolas, informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho
“O governo entendeu que seria prudente não editar esse material que está sendo preparado no MEC. A presidente decidiu, portanto, a suspensão desse material, assim como de um vídeo que foi produzido por uma ONG – não foi produzido pelo MEC – a partir de uma emenda parlamentar enviada ao MEC”, disse o ministro, após reunião com as bancadas evangélica, católica e da família.

Segundo ele, a presidente decidiu ainda que todo material que versar sobre “costumes” terá de passar pelo crivo da coordenação-geral da Presidência e por um amplo debate com a sociedade civil. “O governo se comprometeu daqui para frente que todo material que versará sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade”, afirmou. Segundo o ministro, a determinação do governo não é um “recuo” na política de educacional contrária à homofobia

“Não se trata de recuo. Se trata de um processo de consulta que o governo passará a fazer, como faz em outros temas também, porque isso é parte vigente da democracia”, disse. De acordo com Carvalho, Dilma vai se reunir nesta semana com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do material didático.
“A presidenta vai fazer um diálogo com os ministros para que a gente tome todos os devidos cuidados. Em qualquer área do governo estamos demandando que qualquer material editado passe por um crivo de debate e de discussão e da coordenação da Presidência.”

Governadora participa de solenidade no Palácio do Planalto nesta quinta-feira

Em virtude de convite feito pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, a governadora Rosalba Ciarlini viaja a Brasília nesta quinta-feira (26). A chefe do Executivo Estadual cancelou a agenda que cumpriria em Natal, inclusive o almoço com os deputados estaduais de sua base aliada, que aconteceria na residência oficial.

Em Brasília, Rosalba Ciarlini participará da Cerimônia de Assinatura de Termos de Compromisso para a construção 454 quadras esportivas escolares cobertas e 138 unidades de educação infantil do PAC 2, além da doação de 30 mil bicicletas e capacetes escolares do Programa Caminho da Escola.

Fonte: ASSECOM/RN

Duas mil pessoas em protesto param cruzamento da Salgado Filho com a Bernado Vieira

Cerca de duas mil pessoas ocuparam o cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em frente ao Shopping Midway Mall, na noite desta quarta-feira (25), para pedir a saída da prefeita Micarla de Sousa (PV) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O protesto teve início às 18h e só começou a se dispersar perto das 20h, quando a chuva começou a cair. De acordo com manifestantes, o movimento é “descentralizado” e foi convocado através das redes sociais Twitter e Facebook.

Além da juventude petista, militantes do PCdoB, PSB e até do DEM participaram do protesto, mas a maioria dos presentes era formada por jovens sem nenhuma ligação partidária.

Apesar de haver manifestações contra a governadora Rosalba Ciarlini, os principais gritos de guerra que ecoaram entre os jovens eram mesmo direcionados à prefeita Micarla de Sousa.

Quando começou a chover, perto das 20h, os jovens seguiram em caminhada pela Avenida Salgado Filho, no sentido Centro – Zona Sul. Pararam no cruzamento com a Avenida Antônio Basílio, descendo em seguida para a Avenida Prudente de Morais, onde se concentraram em frente ao Hiper Bom Preço.

Mas enquanto os vereadores não tomam a iniciativa, durante a manifestação foram colhidas assinaturas para dar entrada a uma ação popular na Câmara Municipal pedindo a saída de Micarla de Sousa da Prefeitura de Natal.

Com informações do Nominuto.com

Governo do RN e Embaixada da Alemanha firmam cooperação para trocar experiências sobre a Copa do Mundo

25.05.2011 Reunio com o Consul da Alemanha 5

A realização da Copa do Mundo em Natal terá um apoio de peso. Em reunião, no início da noite desta quarta-feira (25), na Governadoria, o embaixador da Alemanha, Wilfried Grolic, falou com o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014 – Secopa, Demétrio Torres, sobre a possibilidade de firmar parcerias e oferecer tecnologia para as obras da Arena das Dunas.

De acordo com Demétrio, o Embaixador veio conhecer o que está efetivamente em desenvolvimento, o que pode vir para o Rio Grande do Norte em relação ao legado deixado pela Copa e se colocou a disposição para trocar experiências sobre o evento esportivo realizado na Alemanha em 2006.

Durante a reunião, o secretário Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer, Rodrigo Cintra, que também esteve presente, apresentou um plano de trabalho criado para cumprir o prazo determinado pela FIFA quanto à realização das obras em Natal. Além disso, o turismo foi apresentado como um dos pontos fortes da cidade, que, “apesar de ser a menor cidade a receber o evento, tem um contexto turístico internacional bem definido”.

O embaixador Wilfried Grolic se mostrou satisfeito com a conversa, dizendo que a Copa 2014 está em boas mãos e desejou boa sorte a Natal, propondo a criação de uma parceria entre cidades irmãs, ou seja, criando laços em vários níveis e áreas de atuação, proporcionando, assim, o desenvolvimento dos dois países.

Fonte: ASSECOM/RN

Emater inicia greve e Idiarn tem indicativo

Os servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) iniciaram sua greve hoje.

De acordo com as informações do sindicalista Hermes Alves, a greve já havia sido divulgada desde o final de semana, e os servidores estão apenas cumprindo com o que havia sido anunciado. “Como o Governo do Estado não se pronunciou, como fez com as demais categorias, a emater também parou”, destacou Hermes.

A paralisação dos servidores, é justamente uma reivindicação antiga, que diz respeito a aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, entre outros benefícios que não estão sendo respeitados pelo governo do estado.

Hermes Oliveira explicou ainda, que a greve dos servidores da emater paralisa o atendimento aos agropecuaristas , e poderá causar vários prejuízos ao setor agropecuário regional. “Mas é uma forma legítima de pressão ao governo do estado. Somente com uma greve, é que talvez haja o cumprimento de compromissos financeiros com a categoria”, destacou.

Os produtores de leite do Estado estão preocupados com essa greve da emater que inicia hoje, por cota das dívidas referentes ao Programa do Leite. Há informações divulgadas pela Associação Norte-riograndense de Criadores – Anorc, de que existem atrasos constantes no pagamento das quinzenas dos produtores.

A preocupação dos produtores de leite, é porque a gestão do Programa do Leite é dividida entre a Emater e a Secretaria de ação social, sendo que a emater é a responsável pelo pagamento às usinas de beneficiamento e produtores.

Além da Emater, outro órgão já está com expectativa de greve para os próximos dias. Trata-se do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).

Reunidos em assembleia na manhã de ontem, os trabalhadores do IDIARN decidiram que vão fazer greve no dia 6 de junho. Até lá, os servidores permancem em suas atividades e, caso o Governo não aponte alguma solução para o pagamento do redimensionamento das tabelas salariais da categoria, eles entrarão em greve por tempo indeterminado.

A nova assembleia já está marcada, e acontece no próximo dia 6, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura.
Durante o dia de hoje, as categorias em greve além de outras áreas do estado, estão reunidas em Natal, no machadinho, em assembléia, para discutir o quadro da greve no Rio Grande do Norte, e quais serão as próximas atividades a serem desenvolvidas.

QUADRO ATUALIZADO DA GREVE NO RN

Professores - em greve desde 28 de abril
Polícia Civil - em greve desde 17 deste mês
Detran – em greve desde o dia 23
Emater – em greve a partir de hoje
Técnicos da Tributação - em greve desde segunda-feira (23)
Jucern – greve de advertência de três dias, iniciando hoje
Idema – indicativo de greve para dia 26
Professores da Uern – indicativo de greve aprovado para começar no dia 31 de maio
Técnicos da UERN - indicativo de greve aprovado para começar no dia 31 de maio
Médicos - indicativo de greve aprovado para começar no dia primeiro de junho
Idiarn - indicativo de greve aprovado para começar no dia 6 de junho

Correio da Tarde

Assembleia autoriza Estado pagar ao TJ

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta quarta feira dia 25, o Projeto de Lei encaminhado pelo governo do Estado pedindo autorização para transferir R$ 7 milhões ao Tribunal de Justiça do Estado.

A lei autorizativa foi necessária porque no orçamento do Estado não há nenhuma rubrica que autorize o Executivo devolver os recursos ao Fundo Judiciário. O crédito especial dá o amparo jurídico para concretizar o pagamento. Os R$ 7 milhões foram emprestados pelo Tribunal de Justiça em dezembro do ano passado, para o governo completar a folha de pagamento dos servidores.

O Legislativo também aprovou por unanimidade – 21 deputados participaram da sessão – a Lei Complementar que estabelece a jornada de trabalho dos servidores do Ministério Público Estadual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Deputada quer da Prefeitura dados da dengue em Natal

Dep Marcia Maia

A deputada Márcia Maia (PSB) encaminhou requerimento solicitando à Prefeitura de Natal o Plano de Enfrentamento à Dengue, já que foi decretada situação de emergência na capital potiguar. Márcia pediu informações ainda ao Governo do Estado, acerca da atual situação do Hospital Giselda Trigueiro, que é referência em doenças infecto-contagiosas. A informação foi dada pela parlamentar durante a sessão plenária desta quarta-feira, 25.

A parlamentar lamentou a possibilidade de retorno da greve dos agentes de saúde de Natal. Segundo a deputada Márcia Maia, o acordo referente à bonificação do auxílio-alimentação da categoria não vem sendo cumprido.

“Encaminhei algumas proposições no sentido de encontrarmos uma saída para vários impasses que estamos vivenciando. Essa é uma preocupação não só da parlamentar mas também da cidadã”, disse.

Márcia também comentou sobre a situação das categorias que estão em greve e cobrou do Governo do Estado mais esforço para atender as reivindicações dos grevistas. “Queremos uma solução e ela só pode ser encontrada através do diálogo. Estou muito preocupada, já vi uma matéria veiculada pela imprensa dizendo que os médicos podem entrar em greve. Eu até acredito que o Governo pode não ter condições de atender a todas as reivindicações, mas tem que ter diálogo para planejar”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Bento Fernandes recebe AL Cidadã

_MG_9845

No primeiro dia da Assembleia Cidadã, que se realizou ontem e hoje(25 e 26) em sua décima edição, no município de Bento Fernandes, região do Mato Grande, um grande público movimentou os estandes de serviços montados na Praça Santos Dumont. Homens, mulheres e crianças compareceram em peso às diversas oficinas de educação, saúde e cidadania que se realizam numa parceria com a prefeitura SESI, SESC, SENAC, ITEP, CAERN, SEJUC, BEMFAM, IFRN e Polícia Militar – Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

A estreia em 2011 vem trazendo novidades: as oficinas de plantas medicinais, sabonete artesanal e as aulas de culinária do Mesa Brasil, para reaproveitamento de alimentos. Estas vêm se somar às ações que já foram realizadas em diversos municípios do RN, totalizando, até o momento, mais de 150 mil atendimentos em ações de saúde, educação e cidadania.

Na abertura, pela manhã, o presidente do legislativo do RN, deputado Ricardo Motta, falou sobre a importância das ações de interiorização do parlamento, principalmente por levar serviços que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população.

O presidente visitou um a um os estandes montados na Praça Santos Dumont, acompanhado da coordenadora do AL Cidadã, Magaly Cristina, e do prefeito Ivanildo Fernandes. Nesses locais estão se realizando oficinas diversas para pessoas de todas as idades: “Este projeto, assim como diversos outros que nossa Casa realiza, tem uma grande receptividade e contribui para estreitar ainda mais os laços com os cidadãos”, disse.

Educação

A oficina de brinquedos populares era uma das mais concorridas esta manhã (25). A estimativa é de que por ela passem mais de mil crianças e adolescentes interessados nas técnicas de confecção de rói rói e do boneco “Mané Gostoso”. O professor Romildo Félix, da APAE, que junto com outros dois colegas ministra a aula, é um entusiasta da iniciativa: “Aqui o lema é aprender brincando, onde o lúdico ajuda as crianças no seu desenvolvimento”, disse. As amigas Emanoele Raiane, 10 anos, Alexandra Félix e Talita Kaliane, de 9 anos, participaram juntas.

À noite, o público alvo é outro: é a vez dos professores da rede pública aprenderem a técnica para repassá-la em sala de aula. Com estes dois brinquedos de simples confecção, os alunos recebem uma aula multidisciplinar que inclui matemática (as medidas do material utilizado); física (o próprio funcionamento do brinquedo), artes (o trabalho manual), além de história e geografia (a origem do brinquedo, em Portugal, no caso do “mané gostoso”).

Um pouco mais adiante, as professoras e irmãs Nelma Lúcia da Silva e Nalva Sueli da Silva, ensinam as crianças a criar utensílios com material reciclado. Usando garrafas pet, as professoras ensinaram os pequenos a fazer cofrinhos e porta-lápis em formatos divertidos.

Saúde e Prevenção

O prefeito Ivanildo Fernandes de Oliveira disse que estava considerando Bento Fernandes a “Capital cidadã do estado, pelo volume de serviços prestados aos habitantes”. A praça estava repleta de moradores de municípios próximos, como Santa Maria, Riachuelo, Caiçara de Rio dos Ventos e Poço Branco. Muitos procuravam pelos serviços de saúde e retirada de documentos. No estande de saúde bucal, os dentistas Gustavo Henrique e Isa Vale instruíam as crianças e seus pais sobre os cuidados com a alimentação para prevenir doenças e cáries. Os pequenos recebem dicas de escovação, aplicação de fluor e o kit composto por creme dental e escova.

Homens e mulheres lotaram a sala onde a professora Maria Costa Honorato ensinava técnicas para a confecção de sabonetes artesanais e a utilização de plantas medicinais. A maioria dos participantes estava interessada em incrementar a renda com a venda desses produtos. Saúde da mulher e pediatria eram os atendimentos mais procurados. Na sala de mastologia, as pacientes fazem o exame de mama. As que têm fatores de risco são encaminhadas para realizar novos exames.

Assembleia Cidadã em Bento Fernandes

Dias: 25 e 26

Horário: 8:00 às 12:00  e 14:00 às 18:00

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Mais flexibilidade na “Voz do Brasil”

Os ouvintes do programa de rádio “A Voz do Brasil”, que há mais de 70 anos divulga notícias sobre o poderes executivo, judiciário e legislativo, podem ter que sintonizar o notíciario em novos horários.

Atualmente é obrigatória a veiculação do noticiário de uma hora de duração em todas as emissoras de rádio do Brasil (das 19h às 20h). Agora a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou por unanimidade a flexibilização do horário de transmissão entre as 19h30 e 0h30.

Porém o projeto terá que passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para ter a admissibilidade e a constitucionalidade analisadas, e depois pelo plenário da Casa.

Presidente do SINAI reconhece impedimentos legais para reajuste salarial mas mantém greve

Foto_Demis roussos (5)

“Nós sempre soubemos que o Estado esteve fora do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e que as leis que estabeleceram o Plano de Cargos e Remunerações condicionam os reajustes ao Estado cumprir estes limites”, disse Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta - SINAI, em audiência na Governadoria com o secretário de estado da Administração, José Anselmo, e o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso. A reunião aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (25) e contou com a participação de representantes das diversas categorias que o SINAI representa. Mais uma rodada de negociação ficou agendada para próxima semana, em data a ser definida.

Os secretários escutaram as solicitações de cada um dos representantes dos vários segmentos do funcionalismo da administração indireta e todos pediram a aplicação do Plano de Cargos, tendo como prioridade o reajuste salarial. “Estamos aqui para ouvir as reivindicações. Vocês têm que entender que as leis devem ser cumpridas, mas baseadas na Lei de Responsabilidade Fiscal. E este governo não vai desrespeitar a LRF”, enfatizou José Anselmo.

Paulo de Tarso ressaltou que Santino Arruda demonstrou conhecer a realidade financeira do Estado desde a gestão passada e que notava o empenho da atual gestão em trilhar um novo caminho. “O presidente do SINAI foi enfático ao dizer que a gestão anterior não cumpriu a LRF. E mais, reconhece que há na lei dos planos obstáculo da LRF para conceder qualquer reajuste, ao mesmo tempo em que deixou claro que sabe o esforço da atual gestão para cortar gastos, reforçar a arrecadação e cumprir os limites da LRF”, disse o secretário chefe do Gabinete Civil.

Para Paulo de Tarso a postura de Santino Arruda possibilita manter um diálogo aberto e amigável com os servidores. “Todo o esforço o Governo vem fazendo para garantir o equilíbrio financeiro e poder apresentar uma proposta de reajuste salarial para todas as categorias, logo que for possível”,  comentou Paulo de Tarso, explicando algumas medidas que foram tomadas para aumentar a arrecadação e diminuir a receita. “Não queremos apresentar propostas irreais, que sejam frustradas no futuro pela impossibilidade de serem cumpridas”, completou.

Mesmo diante dos impedimentos legais para qualquer reajuste, Santino Arruda disse que vai manter a proposta de greve nas repartições da administração indireta do poder Executivo. O secretário de Estado da Administração informou que na próxima segunda-feira (30) será publicado o Relatório de Gestão Fiscal, onde serão apresentadas as despesas com o pessoal e a receita corrente líquida. Dependendo do que for apresentado, a equipe econômica do Governo poderá ter condições de apresentar alguma proposta de reajuste, que seja unificada para todas as categorias.

Fonte: ASSECOM/RN

Adoção de crianças

O governo quer facilitar as regras para a adoção de crianças no País pelas famílias cadastradas. A informação foi repassada nessa terça-feira (24) pelo ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho. Antes de participar da cerimônia de lançamento da campanha nacional “Adoção: família para todos” em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, no auditório do anexo do Planalto, o ministro anunciou que o governo está disposto a rever a lei de adoção, “naquilo que ainda tem imperfeições para facilitar o processo que segue, ainda, muito demorado”.

Gilberto Carvalho reconheceu que “o processo de adoção ainda é burocrático e a demora é muito grande”. Segundo ele, embora de um lado haja cuidados para ver se a família, de fato, tem condições de fazer este processo de adoção, por outro lado, há ainda muitos casos em que o processo emperra muito.

“Portanto, estamos tentando discutir com entidades como a Aconchego e com a Associação de Magistrados do Brasil para rever os pontos da lei que ainda dificultam a adoção para serem alterados”, prosseguiu ele, lembrando que eventos como este visam chamar a atenção do País para a realidade da dificuldade de se adotar crianças maiores de quatro anos e irmãos, que acabam, em sua maioria, sendo atendidas principalmente por estrangeiros.

“Nossos abrigos estão lotados, nos precisamos de mais gestos de generosidade, a dar a oportunidade de estas crianças terem uma família. Eu vivo esta experiência pessoal e é riquíssima”, declarou Gilberto.

A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou que hoje existem 4.600 crianças prontas para adoção e cerca de 29 mil meninos e meninas vivendo em abrigos no Brasil. Do total das 4.600 crianças pronta para adoção, acrescentou, 21% possuem problemas de saúde como deficiência física ou intelectual, segundo dados divulgados no último mês pelo Cadastro Nacional da Adoção.

“Pode ser muito feliz a adoção de crianças com mais idade e com deficiência, negras ou de diferentes etnias”, declarou a ministra, citando exemplos de pessoas que fizeram esta opção. “Nós temos 26 mil pessoas buscando crianças para adoção, mas existem 4600 crianças prontas que não foram escolhidas”, completou a ministra.

Fonte: Agência Estado

Nova edição do Sintonia entrevista Marcelo Alves

sintonia g

A edição do mês de maio do programa Sintonia traz uma entrevistar com o Procurador da República Marcelo Alves, que lançou recentemente o livro "Ensaios Ingleses". A publicação mostra um pouco dos artigos do procurador escritos num jornal local. São ensaios sobre cultura, direito, cidadania, arte e entretenimento, muitos produzidos em Londres, onde Marcelo Alves cursa doutorado.

A entrevista abordou ainda a experiência do procurador em Londres, a paixão pela escrita, pela leitura e por futebol.

Marcelo Alves escreve ainda outros livros de temática jurídica.

O Sintonia, apresentado pela jornalista Adalgisa Emídia, estreia na programação da TV Assembleia na sexta-feira, dia 27 de maio, às 20h. Reprises no sábado, dia 28, às 20h, e na terça-feira, dia 31, às 14h.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Governo iniciará intervenção para duplicar Avenida do Contorno em Mossoró

O cronograma das obras do Complexo Viário da Abolição, que sofreu redução no ritmo dos trabalhos em virtude do período invernoso, será intensificado a partir de agora para que os serviços sejam executados dentro do prazo previsto. A secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini determinou agilidade e que quer inaugurar o Complexo até junho do próximo ano.

"Estamos trabalhando para cumprir a determinação da governadora", disse Kátia, acrescentando que no próximo mês de junho a empresa responsável pela obra iniciará a intervenção viária, com a duplicação da Avenida do Contorno, que vai da entrada de Mossoró (pela BR-304) até o conjunto Redenção. São 17 quilômetros de extensão.

Atualmente, segundo Kátia Pinto, as obras do Complexo Viário da Abolição se concentram nos viadutos 4 e 5, sendo um na entrada de Mossoró e outro próximo à BR-405, que dá acesso à cidade de Apodi. Os próximos serão os viadutos dos conjuntos habitacionais Santa Delmira e Abolição III, bem como o da Avenida João da Escóssia, que dá acesso ao Mossoró West Shopping e à UnP.

A obra do Complexo Viário da Abolição está orçada em R$ 57 milhões, dos quais R$ 6 milhões são de contrapartida do Governo do Estado. Recentemente a governadora Rosalba Ciarlini conseguiu, junto ao Governo Federal, a liberação de R$ 5,2 milhões, que somam-se aos R$ 9 milhões liberados anteriormente. A secretária de Estado da Infraestrutura afirmou que a obra agora passou a constar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por solicitação da governadora Rosalba Ciarlini, e que as obras não devem sofrer paralisações por falta de verba.

Rodoviária

A Secretaria de Estado da Infraestrutura já está elaborando projetos para obras de construção, reforma e ampliação de prédios estaduais em Mossoró. Kátia Pinto assegurou que, atendendo determinação da governadora Rosalba Ciarlini, já iniciou projetos relacionados ao Terminal Rodoviário Diran Amaral, área de lazer, Teatro Estadual Lauro Monte Filho, Itep e Hospital Regional Rafael Fernandes.

O primeiro diz respeito ao terminal rodoviário. A secretária Kátia Pinto disse que, conforme orientação da governadora, o projeto contemplará a instalação da Central do Cidadão e do Detran. A ideia foi lançada por Rosalba em Mossoró, no mês passado, quando instalou o Governo Itinerante na cidade.

Com relação ao Hospital Regional Rafael Fernandes, a secretária informou que o projeto já foi concluído e que a governadora assinou a ordem de serviço. "Já demos a ordem de serviço e a reforma do hospital será iniciada. Aquele prédio está precisando de reformas", afirmou Kátia Pinto. A obra está orçada em R$ 900 mil.

Além desses serviços, a secretária disse que o Governo do Estado construirá uma área de lazer no conjunto habitacional Abolição I, cujo projeto consta de um campo de futebol. As ações do Governo também se voltam para o Parque da Cidade, cujo projeto está em andamento, e que será construído no bairro Ilha de Santa Luzia, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e entidades ligadas ao meio ambiente.

Fonte: ASSECOM/RN

Conjunto dos Planos de Cargos e Remunerações somaria adicional anual de R$ 162,6 milhões na folha

Caso os 15 Planos de Cargos e Remunerações, concedidos na gestão anterior já descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, fossem aplicados, representaria um custo anual na folha de pessoal do poder Executivo do Estado de R$ 162.695.807,68. Este valor corresponde aos 12 meses, mais 13º e pagamentos de férias, sem os encargos previdenciários. Nestes cálculos estão fora o pessoal da Educação, da Polícia Civil e os médicos da Secretária de Estado da Saúde Pública, que têm leis específicas. A folha mensal do Poder Executivo está em torno de R$ 231 milhões.

As parcelas restantes do pagamento dos Planos de Cargos e Remunerações do pessoal da administração direta significam um custo de R$ 98.371.380,56. Na administração indireta, o acréscimo na folha representa R$ 64.324.427,12, estes valores somam R$ 162.695.807,68.

Nos links dos PDF's, disponibilizados para donwload logo abaixo, estão os detalhamentos das leis que instituiram diversos Planos de Cargos e Remuneração de categorias do Serviço Público Estadual. As despesas decorrentes destas Leis, aprovadas no final da gestão passada, ocorrerão à conta do Orçamento Geral do Estado, ficando sua implantação condicionada à adequação aos limites definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Institui o Plano de Cargos e Remuneração para servidores públicos do Gabinete Civil do Governador do Estado (GAC):goo.gl/KSBgo.

Dispõe sobre o Plano de Cargos e Remunerações da Fundação José Augusto e dá outras providências: goo.gl/rcMjh.

Institui o Plano de Cargos e Remuneração para servidores públicos da Secretaria de Estado da Tributação (SET): goo.gl/yar9D.

Reajusta o valor do Vencimento Mensal, Gratificação de Exercicio de Atividade Penitenciaria (GEAP) e Gratificação de Risco de Vida (GRV) e da outras Providencias: goo.gl/uWyIP.

Reajusta o piso remuneratório dos servidores públicos efetivos da Secretaria de Estado da Saúde Pública, contido no Anexo I da Lei Complementar nº 333, de 29 de junho de 2006, com redação alterada pela Lei Complementar nº 343, de 25 de maio de 2007, e dá outras providências: goo.gl/7hAKC.

Retificações: goo.gl/uqx3W e goo.gl/j6bu6.

Altera a Lei Estadual nº 8.014, de 14 de novembro de 2001, que estabelece o Quadro Efetivo de Pessoal e dispõe sobre o Plano de Cargos, Funções e Retribuições do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte: goo.gl/9XUed.

Institui o Plano de Cargos, Salários e Carreiras dos servidores da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências: goo.gl/mwYbc.

Dispõe sobre o Plano de Cargos e Vencimentos e institui o Grupo Ocupacional dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências: goo.gl/pp6hJ.

Institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte, e dá outras providências: goo.gl/pV2an.

Reestrutura os Cargos dos servidores públicos vinculados ao Gabinete Civil do Governador do Estado do Rio Grande do Norte:goo.gl/JQf1z.

Reestrutura o Quadro de Pessoal de provimento efetivo vinculado ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN): goo.gl/aGl27.

Institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para servidores públicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RN): goo.gl/Ko59V.

Reestrutura as carreiras que integram o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e dá outras providencias: goo.gl/xn2Qd.

Reestrutura as carreiras que integram a Junta Comercial do Estado JUCERN e dá outras providências: goo.gl/kWiRT.

Reestrutura as carreiras que integram o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) e dá outras providências que especifica: goo.gl/Dt93q.

Fonte: ASSECOM/RN

Natal receberá 4 mil turistas durante Mundial de Basquetebol Master

Natal será a capital do basquetebol a partir do dia 24 de junho. Aproximadamente 2.500 atletas de 30 países estarão no Rio Grande do Norte para a disputa do 11º Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que vai até o dia 3 de julho e promete ser o maior evento esportivo do estado até a Copa do Mundo de 2014. A disputa, inclusive, é vista como um teste para o estado para receber o mundial de futebol daqui a três anos.

"Vai ser um laboratório para que se teste a estrutura hoteleira de Natal para um evento de grande porte, que reúne quase 4 mil pessoas, sem falar na quantidade de recursos que ficarão no estado, que o Ministério do Turismo estima em aproximadamente R$ 21 milhões durante os 10 dias da competição. A nossa expectativa é a melhor possível", explicou o presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Master, Carlos Galvão.

Contando com a participação de atletas que já fizeram história no basquete ao redor do mundo, a competição tem características que contribuem ainda mais para a divulgação do Rio Grande do Norte e no fluxo de recursos no estado. Por levarem a viagem para a disputa também como uma forma de lazer, os atletas costumam levar familiares para acompanhá-los nos países onde ocorrem as edições do Mundial de Basquetebol Master.

A divulgação de Natal e do Rio Grande do Norte como destino turístico também é um ponto importante que a competição trará para o estado. Com a grande quantidade de estrangeiros que estarão em solo potiguar, as chances de uma divulgação espontânea nos países de origem das atletas e familiares serão grandes.

"É muito importante esse tipo de divulgação, que é gratuita e feita por pessoas que realmente conheceram a cidade", disse o secretário de estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos. "Cheguei a ver, um dia, uma atleta da WNBA, depois de conquistar o título e ser questionada sobre onde passaria as férias, ela dizer que viria a Natal, porque havia amado a cidade quando conheceu durante o Mundial de Basquete Juvenil, que ocorreu no fim dos anos 90", concluiu.

Os jogos do mundial vão ocorrer nos ginásios públicos e privados de Natal. As entradas para todos os jogos serão gratuitas.

Fonte: ASSECOM/RN

Governadora prestigia celebração da Páscoa dos Militares

Governadora participa da Missa da Pscoa dos Militares - Elisa Elsie

A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã de ontem(25) da celebração da Páscoa dos Militares, que aconteceu na Catedral Metropolitana de Natal. Ela assistiu à missa ao lado do comandante da Polícia Militar, Cel. Francisco Araújo; comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas; e do comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Gen. Bda. Fernando Mauricio Duarte Melo.

Presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, a celebração contou com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício, e de capelães das Forças Armadas e das Forças Auxiliares. A Páscoa dos Militares reuniu soldados e oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha do Brasil. A celebração é realizada anualmente desde maio de 1924.

Fonte: ASSECOM/RN

Cidadão do Futuro aborda a relação do ensino com as novas tecnologias

CIDADO-MAIO-G
Por ser relativamente nova, a relação do ensino com as novas tecnologias gera muita polêmica. Ninguém pode negar que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades no mundo de hoje. Mas quando o assunto é tecnologia aliada à educação são comuns as dúvidas sobre como utilizá-la para fazer render o conteúdo aplicado em sala de aula. O Cidadão do Futuro aborda esse tema na edição que estreia no mês de maio.

O programa da TV Assembleia que aborda assuntos relacionados à criança e ao adolescente mostra os caminhos apontados por especialistas e as diferentes realidades do uso das tecnologias em escolas públicas e privadas de Natal.

O Cidadão do Futuro, apresentado pela jornalista Larisse Souza, estreia nesta quarta-feira, dia 25 de maio, às 20h. Reprises durante a programação da TV Assembleia durante todo o mês de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Poti cobra detalhes de obra do aeroporto

O deputado Poti Júnior (PMDB) convocou representantes do governo do estado e da prefeitura de São Gonçalo do Amarante para prestar contas, em Audiência Pública na próxima segunda-feira, 30, de como estão sendo encaminhados os projetos e ações preparatórios para as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo. Na sessão plenária desta quinta-feira, 26, o deputado afirmou que também foram convidados representantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas e a bancada federal da Câmara e Senado.

“O município irá nos informar como está a questão do abastecimento d`água e convidamos também a Caern para prestar esclarecimentos sobre as obras de saneamento que têm que ser realizadas”, disse o parlamentar. O secretário Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), Demétrio Torres, irá falar sobre as providências que o governo do estado está tomando para fazer os acessos. Outro convidado é o advogado Diógenes da Cunha Lima, que tratará das desapropriações que estão sendo realizadas na área. “É importante termos essa prestação de contas para o acompanhamento das ações”, disse o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Parcerias econômicas, jurídicas e educacionais serão tema de reunião entre Governadora e embaixador da Alemanha

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu ontem(25) a visita do embaixador da Alemanha, Wilfried Grolic. O encontro aconteceu na Governadoria, às 16h, e teve como pauta principal a cooperação entre o país e o Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de parcerias.

O objetivo da visita é conhecer as estruturas econômica, jurídica e educacional do estado, a fim de construir uma relação mais próxima com governantes locais para a realização de futuros projetos de cooperação. Entre os temas a serem discutidos estão a implantação de parques eólicos no estado, a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e a transferência de tecnologia com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, com o qual já realizou pesquisas espaciais. A visita também será uma prévia do encontro que a governadora terá com uma comitiva de empresários alemães em outubro deste ano.

Após a reunião, acontecerá uma entrevista coletiva, no Auditório da Governadoria, onde o embaixador Wilfried Grolic falará à imprensa sobre as parcerias econômicas discutidas com a Governadora e que podem ser firmadas com o Governo do RN. Essa é a primeira visita oficial do embaixador alemão ao Rio Grande do Norte.

Participarão também do encontro Secretários de Estado e o Cônsul Geral da Alemanha no Recife, Thomas Wülfing.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About