Pages

Ads 468x60px

terça-feira, julho 05, 2011

Governadora Rosalba Ciarlini visita obras de reurbanização da comunidade Mor Gouveia

Foto_Demis Roussos (10)

Mais de 300 famílias da comunidade Mor Gouveia, antiga favela do Fio, terão dignidade e moradia segura graças à retomada das obras de reurbanização da comunidade. Em visita ao canteiro de obras na tarde desta terça-feira (05), a governadora Rosalba Ciarlini conferiu o andamento da construção das 202 casas que fazem parte da primeira etapa do projeto.

As obras estavam paradas desde setembro de 2010 devido a uma investigação do Tribunal de Contas da União e, após a devida regularização, retomadas em março de 2011. No projeto de reurbanização da comunidade, casas com adaptações para deficientes também estão sendo construídas em cada rua. Com projeto diferenciado, as 30 residências especiais estarão equipadas com barras de apoio e terão portas mais largas que possibilitarão melhor mobilidade de cadeiras de rodas, por exemplo. A previsão de entrega da primeira etapa é para o final deste ano ainda. Para a segunda etapa do projeto, serão construídos duplex com capacidade de abrigar quatro famílias.

De acordo com a secretária de Estado de Infraestrutura, Kátia Pinto, o investimento feito pelo governo do RN é da ordem de mais de 10 milhões de reais. Além das moradias, a reurbanização da comunidade Mor Gouveia também trará para a população equipamentos de convívio social com a construção de uma praça, conselho comunitário e delegacia. Todas as estruturas serão ligadas a uma lagoa de captação através de um sistema de drenagem e terão rede coletora de esgoto.

Para a governadora a retomada da obra é também a retomada da dignidade e compromisso com a população. “Vamos entregar para as pessoas da comunidade Mor Gouveia casas boas, com ruas pavimentadas e sistema de esgoto, isso é a responsabilidade do governo com aqueles que são mais pobres e merecem viver dignamente”, disse Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

HRTM lança atendimento pioneiro com tomografia pela telemedicina

Telemedicina em E.C.G. - Foto Carlos Costa

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), não está realizando apenas eletrocardiogramas, através da telemedicina, como ocorre nas outras unidades de saúde do Estado. Os pacientes passam a contar, agora, com tomografias pelo diagnóstico à distância.

Para os pacientes da urgência, os laudos são dados com um prazo máximo de 60 minutos e os de enfermaria recebem os resultados em 48 horas. "Consideramos um grande avanço no serviço público ofertar a população um atendimento de alto padrão como esse da Telemedicina. Pretendemos continuar neste caminho e evoluir para outros setores de diagnóstico dentro do HRTM", adianta o diretor Ney Robson.

Ele explica que o Hospital só dispõe de um radiologista para fazer os laudos de aproximadamente 450 exames mensais. Alguns exames demoravam semanas, aguardando parecer médico. Com o novo serviço, a assistência está sendo bem mais rápida. A Telemedicina na Tomografia está sendo executada pela empresa Telelaudo, localizada no Espírito Santo, uma das empresas mais conceituadas da América Latina nesta área, que firmou convênio com o Hospital Tarcísio Maia.

No HRTM, a telemedicina já funciona há 15 dias com exame de eletrocardiograma dentro da UTI e nesta semana o setor de primeiro atendimento também recebeu o serviço que é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Associação Médica do RN. Estes exames tradicionalmente eram agendados e a demora no diagnóstico sempre influenciava no tratamento dos pacientes, sobretudo, dos que estavam em estado grave. Agora, dentro de um prazo máximo de 30 minutos o laudo já está disponível e pronto para orientar a opção correta de tratamento.

Para o diretor Ney Robson, o atendimento no HRTM melhorou consideravelmente com os benefícios da tecnologia. “A telemedicina traz funcionalidade, qualidade e agilidade, todos requisitos para se obter o diagnóstico seguro”, observa.

Fonte: ASSECOM/RN

Governo responde aos deputados sobre reivindicações dos servidores

_MG_0810

O governo do Estado só vai poder implantar os planos de cargos, carreiras e salários dos servidores em greve a partir de setembro. Essa foi a resposta do chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, ao documento encaminhado há 15 dias pela Assembleia Legislativa, com as reivindicações dos servidores.

A resposta foi dada em reunião realizada esta manhã, dia 5, no gabinete do presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta.

Paulo de Tarso, que estava acompanhado pelo secretário de Administração e dos Recursos Humanos Anselmo Carvalho, disse que o governo “encontra-se impossibilitado de atender, da forma como proposto em documento entregue pelos sindicatos dos Professores, dos Policiais Civis, dos Técnicos em Tributação e dos docentes da UERN”. De acordo com o chefe do Gabinete Civil, a implantação dos planos de cargos e salários só poderá ser feita em setembro, quando o Estado estiver em condições financeiras.

O presidente da Assembleia Ricardo Motta agradeceu a presença de Paulo de Tarso e afirmou “que não era a resposta que nós queríamos, mas infelizmente é a realidade dos fatos, conforme o relato do secretário”.

Ricardo Motta disse que a Assembleia Legislativa, por meio de todos os 24 deputados, continua à disposição para colaborar na busca da resolução do impasse.

Participaram também da reunião os deputados Agnelo Alves, George Soares, José Dias, Getúlio Rêgo, Gilson Moura e Fernando Mineiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Resultado do Concurso dos Correios

O resultado final das provas para as 9.190 vagas de nível médio e superior dos Correios foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira. Os candidatos podem verificar o nome dos aprovados no site www.in.gov.br, a partir da página 127 (nível médio) e 237 (nível superior). O resultado é divulgado na seguinte ordem: cargo, atividade, diretoria regional, localidade-base, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética e nota final nas provas objetivas.

Também nesta terça-feira deverá ser divulgado o resultado individual nos siteshttp://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011 ehttp://www.cespe.unb.br/concursos/correios2011. O candidato deverá informar o CPF e a senha cadastrada no Cespe/UnB para acessar. A empresa organizadora do concurso também divulgará o resultado em seu seu site oficial a partir de quinta-feira.

A relação dos classificados só será divulgada após a realização de perícia médica para os candidatos portadores de deficiência física e da avaliação da capacidade física para os candidatos aos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. Nestes casos, a convocação será publicada em outro edital no Diário Oficial da União e no site dos Correios, provavelmente em 15 de julho.

Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram no concurso dos Correios, que realizou a prova escrita no dia 15 de maio. Ao todo, são 34 cargos de nível superior e cinco de nível médio, divididos em 9.190 vagas.

Governadora Rosalba Ciarlini visita obras da sede da Escola de Governo

Escola de governo centro administrativo19

“O espaço deve ser aberto ao servidor e a toda população do estado Rio Grande do Norte”, disse a governadora Rosalba Ciarlini, em visita à nova sede da Escola de Governo nesta segunda-feira, 04.

A Escola de Governo é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), e presta serviços técnicos, mediante contratos e convênios, promovendo a valorização e o desenvolvimento do servidor público estadual. “A proposta é elevar o nível de qualidade, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços prestados ao cidadão”, disse o diretor geral da Escola de Governo, Giovani Carvalho.

Com as obras a todo vapor, a nova sede será um grande centro de capacitação e eventos e contará com um auditório com dois mil lugares. “Usamos um sistema de quatro divisórias, que possibilitará diversas combinações para a criação de ambientes de diferentes tamanhos, podendo então ser utilizado para eventos pequenos ou grandes”, explica o arquiteto responsável pela construção, Carlos Ribeiro Dantas. “Teremos até uma cozinha industrial que está sendo construída, o que possibilitará que até coquetéis e pequenas recepções sejam realizadas, a intenção é que deixemos de alugar espaços para eventos promovidos pelo governo do estado”, disse Carlos.

A estrutura deve ficar pronta em outubro deste ano. Além do auditório, o prédio contará com quatro salas de aula e dois laboratórios de informática, o investimento para uma estrutura de excelência voltada para o servidor público estadual será de pouco mais de R$ 14 milhões de reais. De acordo com Anselmo Carvalho (Searh), a Escola de Governo conta com um fundo específico para investimento, o Fudespe (Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Estado), criado em 1993.

Fonte: ASSECOM/RN

Amanda Gurgel recusa prêmio de entidade empresarial

A professora potiguar Amanda Gurgel se recusou a receber o prêmio “Educadora de Valor” outorgado a ela pelo Pensamento Nacional das Bases Empresariais(PNBE).

O prêmio foi entregue nesta segunda-feira(4), mas Amanda enviou uma carta à instituição empresarial relatando os motivos pelos quais não aceitou receber a premiação.

Amanda, que é filiada ao PSTU, foi escolhida para receber a premiação pelo júri do 19º Prêmio Brasileiros de Valor 2011 – Por um Brasil Ético e Eficiente.

Na carta enviada à instituição, Amanda diz que sua luta é muito diferente as instituições, empresas e personalidades que já foram agraciadas com a premiação.

“”Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação”, diz Amanda.

E continua: “Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade”.
Amanda conclui: “Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação”.

É bom lembrar que já foram agraciados com o Prêmio PNBE políticos como Marina Silva, Pedro Simon, Fernando Henrique Cardoso e Gabriel Chalita. Amanda seria a primeira professora do movimento sindical a receber a premiação.

Amanda deve ter recusado o Prêmio atendendo a orientação do PSTU, seu partido, que tem como slogan “Contra Burguês, Vote 16”.

Homens assaltam posto de combustível e Casa Lotérica de Jaçanã

Três elementos armados em um carro preto não identificado assaltaram um posto de combustível e a Casa Lotérica de Jaçanã. A informação foi confirmada pelo Sargento Flávio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Segundo informações do Sargento, o trio chegou ao município por volta de 1h30 da manhã de sexta-feira (01), renderam vigias que estavam na rua e colocou no porta-malas do carro. Quando chegaram no posto, renderam o frentista e roubaram o cobre do estabelecimento com a quantia de R$ 7 mil. Em seguida, deixaram o frentista preso no local. Os assaltantes seguiram para a Casa Lotérica do Município, onde lá também roubaram o cofre da instituição com R$ 2 mil.

Os acusados seguiram por uma estrada carroçável liberaram os vigias que foram levados no porta-malas do carro. As vítimas foram encontradas por populares por volta das 5h00h da manhã. Não há informação de quem cometeu o crime. O caso será investigado pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Cruz.

Fonte:anoticia

Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal divulgará números do ITEP

Organizar o funcionamento do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) é uma das missões da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Para corrigir distorções que ocorriam há vários anos, a respeito da quantidade de cadáveres que davam entrada no necrotério e os motivos das mortes, as informações à imprensa partirão, a partir da próxima semana, da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC), subordinada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, acredita que, dessa forma, a sociedade, por meio dos veículos de comunicação, será informada precisamente da quantidade de ocorrências, evitando que unidades policiais passem um dado e o Itep transmita outro.

Aldair da Rocha ressalta que essa determinação não objetiva, em nenhum momento, criar algum tipo de barreira para evitar que as informações cheguem aos repórteres. “Queremos disciplinar, ter apenas uma fonte de informação, uma fonte oficial, que é a Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal. Isso não representa nenhum tipo de censura ou aponta que desejamos esconder a verdade dos fatos”, diz o titular da Sesed.

Uma reunião entre o secretário Aldair da Rocha; o diretor geral do Itep, Nazareno de Deus; a equipe da SEAC e a Assessoria de Imprensa da Sesed definirá, em breve, como será feita a divulgação dos dados.

Fonte: ASSECOM/RN

Conselho Gestor da APA Piquiri-Una toma posse hoje (5)

O conselho gestor da Área de Proteção Ambiental de Piquiri-Una toma posse nesta terça-feira (5), às 9h, no Ginásio Osmundo Faria, em Goaninha. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) espera a participação de autoridades e a população dos municípios de Canguaretama, Goianinha, Espírito Santo, Várzea e Pedro Velho - que integram a APA.

A formação do Conselho Gestor integra o processo de gestão participativa nas Unidades de Conservação do Estado. O Núcleo de Gestão das Unidades de Conservação (NUC) do IDEMA é o responsável pela mobilização e pelo trabalho de integração do conselho formado por cerca de 90 pessoas, entre conselheiros e suplentes.

O Conselho Gestor de uma Unidade de Conservação é um espaço democrático que materializa a participação de diversos segmentos da sociedade e garante a construção da cidadania. Os membros integram um fórum que reiteram o caráter público na gestão do meio ambiente, papel importante no processo da administração.

Todas as definições para Áreas de Proteção Ambiental estão previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei Federal 9.985/2000 e Decreto 4.340/2002. De acordo com a legislação, a “Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais, especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.”

A Lei Federal instituiu a exigência de Conselho presidido pelo órgão responsável pela sua administração, no caso do Rio Grande do Norte, o IDEMA, para atuar nas diferentes modalidades de Unidades de Conservação existentes no País. O Conselho é constituído por representantes dos órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da população residente.

A Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una foi criada inicialmente com 12 mil hectares, abrangendo os municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo. Em março de 2011, a governadora Rosalba Ciarlini ampliou esta área para 40 mil hectares e a APA passou a contemplar também os municípios de Goianinha e Várzea.

A APA Piquiri-Una foi criada com o objetivo de conservar os recursos hídricos, notadamente das bacias hidrográficas de Jacú, Catú e Curimataú, assegurar a manutenção e a preservação dos fragmentos de vegetação dos biomas de Mata Atlântica e Caatinga existentes na área e sua integração com outros fragmentos florestais nativos do Rio Grande do Norte.

Fonte: ASSECOM/RN

Consocial inicia contatos para escolher comissão organizadora estadual

Alexandre Varela e Moacir Oliveira

A coordenação da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial do Rio Grande do Norte iniciou na tarde desta sexta-feira, 01, em conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU a mobilização para apoiar o processo de realização da etapa estadual junto a representantes do poder público, sociedade civil e conselhos de políticas públicas.

Nesta reunião, o secretário adjunto da Controladoria Geral do Estado, Alexandre Varela, participou de uma explanação sobre a Consocial que vai acontecer pela primeira vez no país e que terá etapas nos âmbitos municipal, estadual e nacional e, juntamente com o chefe da CGU, Moacir Oliveira e Ana Paula Pachelli, do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção da CGU, explicou a necessidade de participação da sociedade e as regras para escolha da Comissão Organizadora Estadual - COE.

Após a explanação ficou decidido que o debate para a composição da comissão organizadora será ampliado para permitir maior participação dos segmentos sociais. Uma nova reunião acontecerá até o próximo dia 15 para tratar da indicação dos representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas.

Neste primeiro encontro participaram representantes do Conselho estadual de Assistência Social, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho estadual de Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Administração, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, Ministério Público Estadual, Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e Controladoria Geral da União.

A etapa Nacional da Conferência, a realizar-se entre os dias 18 e 20 de maio do próximo ano, são esperados, em Brasília, mais de 1.500 participantes entre delegados, eleitos durante as etapas preparatórias (estaduais e municipais), convidados e observadores que terão a missão de eleger, entre as propostas oriundas de todo o país, diretrizes que nortearão a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social que deverá ser executado pela Controladoria-Geral da União em âmbito nacional de forma a garantir o implemento de ações relacionadas aos quatro eixos norteadores dos debates conferenciais, são eles: 1 - Promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 3 - Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e 4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Fonte: ASSECOM/RN

Potiguar próximo de conquistar vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo

O sonho de disputar uma Olimpíada está cada vez mais perto de ser realizado por um potiguar. O “caminho dos pés e das mãos através da mente”, que é o significado de Taekwondo, teve grande parte do percurso cumprido por Fábio Acioly, 24 anos, que conquistou o 2º lugar no campeonato brasileiro da modalidade e, com o resultado, está em 2º lugar no ranking nacional da modalidade. Na atual posição, ele poderá integrar a equipe brasileira.

Já experiente na modalidade apesar dos 24 anos, Fábio Acioly já conquistou dois campeonatos brasileiros na categoria adulto e teve o gosto de integrar durante um breve período a seleção brasileira, como reserva. Agora, já com mais maturidade, o sonho de chegar à equipe principal do Brasil está cada vez mais próximo de se realizar. “O ranking deste ano serve para a seleção do ano que vem, o que é uma pena porque eu não vou poder disputar o Panamericano, no México. Mas quero continuar bem no ranking para, no ano que vem, quem sabe, chegar à seleção e me credenciar para uma Olimpíada”, projeta o atleta.

Fábio Acioly sofre com um dos problemas que atormenta grande parte dos atletas de esportes menos populares no país: a falta de patrocínios. Para disputar o brasileiro, que ocorreu em junho, em Florianópolis (SC), o lutador contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel). O titular da pasta, Joacy Bastos, recebeu o atleta na Seel e comemorou o resultado, mas ressaltou a necessidade de que a classe empresarial apoie esses atletas. “Ele é um orgulho para o nosso estado e, sempre que pudermos, vamos apoiá-lo. Não só ele, mas todos os atletas que representam bem o Rio Grande do Norte. Nós temos mostrado à classe empresarial a importância de se ligar o nome da empresa a campeões e acredito que teremos dias melhores para o esporte potiguar”, acredita Joacy Bastos.

O vice-campeão brasileiro, que perdeu a final da competição por decisão dos juízes após dois empates, garantiu que vai continuar buscando apoio para seguir competindo e que tem a esperança de, em um futuro próximo, seguir os passos da lutadora Natália Falavigna, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim. “É um sonho que vou trabalhar para, quem sabe, alcançar um dia”, disse Acioly.

Fonte: ASSECOM/RN

Poligamia no sertão paraibano

Crédito Foto: Zequinha Fotografias

Apesar de não ser considerada legal no Brasil, a poligamia de um homem com diversas esposas, é permitida e recomendada em países de cultura islâmica, que abrange desde o Marrocos, na costa noroeste da África até a Malásia, no sudeste asiático, onde os casamentos poligâmicos são regulamentados com o limite de quatro esposas, desde que o homem tenha condições de tratar todas as companheiras, e que não se dê preferência a nenhuma. Um caso desse tipo de união de um homem com várias mulheres está acontecendo em um lugar chamado “Terra Nova”, comunidade rural, localizada a 13 km da Zona Urbana de São Bento, no sertão da Paraíba, e com um dado curioso: duas das três mulheres do poligâmico, José Severino Leandro da Silva, mais conhecido por vaqueiro, são irmãs.

Segundo ‘vaqueiro’, que mora na ‘Terra Nova’ há mais ou menos 40 anos, ele convive de forma harmoniosa com as irmãs Rita Leite de Souza e Francisca Leite de Souza, além da 1ª mulher, a Sr.ª Rosaly Joana da Conceição.

O marido do trio feminino revela que a união entre as três companheiras é totalmente pacífica, sem nenhuma divergência. No tocante ao relacionamento amoroso, ‘vaqueiro’ afirma que é tudo numa boa. “O que uma quer a outra quer, na hora, sem confusão de nada, dormiu demais, já viu, aí passa embaixo, uma noite é pra uma, outra noite é pra outra, e vamos embora”, disse sorridente o ‘vaqueiro’.

Na casa de ‘vaqueiro’, com apenas quatro compartimentos, residem 18 pessoas, incluindo filhos, netos e bisnetos e, na hora da dormida, o espaço fica pequeno para tantos ocupantes, que são obrigados a dormir em redes, sofás, colchões e outras formas improvisadas.

Os filhos do casal são: Natália Leite de Souza, 15 anos; Fábio Leite de Souza, 17 anos; Juliana Leite de Souza, 16 anos; Aline Leite de Souza, 14 anos; Leonardo Leite de Souza, 13 anos; José Leandro da Silva, 35 anos; Damião Leandro da Silva (morador em Brasília) e Francisco Leandro da Silva (falecido).

Para sustentar a grande família, seu José disse que trabalha todos os dias no pesado, cortando e vendendo lenha, conseguindo ganhar de R$ 200,00 a R$ 300,00 por semana, além da renda da aposentaria, o que é suficiente pra fazer a feira, segundo ele.

Em relação à divisão de trabalho na casa, “vaqueiro” revelou que todos trabalham de forma igualitária, cada um realizando sua tarefa.

Leomarque Pereira (Rádio São Bento FM, Rede Correio Sat).

Irregularidades na Transnordestina

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou duas ações civis públicas contra a Construtora Norberto Odebrecht S/A e Transnordestina Logística S/A por irregularidades trabalhistas nos canteiros de obra da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. Alegando questões como irregularidades no ambiente de trabalho, o MPT está pedindo que as duas empresas sejam condenadas em R$ 60 milhões. A Engerocha Paulista Comércio e Representações Ltda, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem de Pernambuco (Sintepav) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrolina e Região do Sertão de Pernambuco também estão sendo acionadas na Justiça. Com a  Viação São Jorge Ltda foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A primeira ação contra a Odebrecht e a Transnordestina, dona da obra, pede R$ 50 milhões por irregularidades no ambiente de trabalho. De acordo com a procuradora Lívia Arruda, que participou das inspeções,  em algumas frentes foram encontrados problemas como não fornecimento ou fornecimento incompleto de equipamentos de proteção individual (EPI), ausência de banheiros químicos ou quantidade inferior à necessária, não fornecimento de água potável em recipiente individual e inexistência de vestiários e abrigos.

“As condições de segurança eram relativamente boas, mas pelo grau de risco da obra não basta ser boa. Tem que ser excelente”, salientou a procuradora.

As fiscalizações fazem parte do programa Construir com Dignidade, que está inspecionando obras de construção pesada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo. É uma parceria do Ministério Público do Trabalho com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trecho pernambucano da Transnordestina foi o segundo alvo da ação. No início de junho, os fiscais estiveram nas obras da usina hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, no Norte do País.

De olho no bisturi !

A banalização da cirurgia plástica que em alguns países como a Inglaterra e os Estados Unidos são vendidas até em pacotes tem preocupado alguns profissionais médicos que interpretam os riscos decorrentes dessas promoções, que são feitas até em “reality shows”. “O governo inglês proibiu a venda desses pacotes, mas a discussão ainda está sendo travada no âmbito da justiça daquele país”, informou o cirurgião plástico Leonardo Spencer.

O médico também confirmou que em Natal existem consórcios para a realização de cirurgias estéticas. “Isso é perigoso porque coloca o procedimento médico como prêmio e a cirurgia é uma prática de meio e não de fim. Não podemos garantir o resultado de uma cirurgia estética porque isso depende de vários fatores, inclusive do paciente, de sua alimentação e cuidados”, reforçou Leonardo Spencer.

Entretanto, segundo informações do médico, as autoridades ainda discutem – sem solução -, se a cirurgia plástica é fim ou meio. “A banalização da cirurgia plástica facilita a entrada de aproveitadores no mercado sem o devido preparo”, alertou Spencer. “É preciso entender, também, que existem vários tipos de cirurgia plástica. O rol é amplo e nele está incluso a cirurgia estética. É preciso considerar que a especialidade exige o maior tempo de formação e que o cirurgião não pode ser visto apenas como um especialista de estética” ressaltou o médico.

Pós- parto

Muitas mulheres após terem dado a luz também procuram especialista para voltar a ter o mesmo corpo que exibiam antes da gestação. Esse tipo de pacote é vendido nos Estados Unidos e na Inglaterra com nomes como “mommy makeover” ou “mommy job”. As cirurgias para apagar as marcas deixadas pela gravidez já está difundido nos consultórios brasileiros.

Alguns médicos aceitam fazer plástica logo após a cesárea, mas não é recomendado. Existem pessoas que, ainda amamentando, querem fazer lipoaspiração. No ano passado, a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos fez mais de 325 mil cirurgias plásticas em mães com idades entre 20 e 39 anos. No Brasil, não há dados compilados, mas os médicos afirmam que a procura só aumenta.

Fonte: Leonardo Sodré

 

Blogger news

Blogroll

About