Pages

Ads 468x60px

domingo, junho 05, 2011

Realizada a primeira captação de órgãos para transplante no interior do estado

EEQUIPE  - Foto Carlos Costa

A saúde pública do Rio Grande do Norte viveu um momento histórico neste final de semana. Pela primeira vez, uma equipe da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap realizou a captação de órgãos em uma unidade hospitalar no interior do estado.

A cirurgia aconteceu na noite deste sábado (04), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Dois médicos cirurgiões, que fazem parte da equipe da Central, embarcaram de Natal no avião do Governo do Estado rumo ao município. A governadora Rosalba Ciarlini garantiu, pessoalmente, a logística para a primeira captação multi-órgãos, acompanhando todo o processo.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes da Sesap, Rodrigo Furtado, foram retiradas as duas córneas, que serão transplantadas em pacientes do Rio Grande do Norte; dois rins, também destinados ao estado; e o fígado, que será transplantado em um paciente de Fortaleza. A preparação da potencial doadora – uma mulher de 61, vítima de Acidente Vascular Cerebral – levou 24 horas, tendo sido mantida artificialmente.

Participaram da cirurgia para captação dos órgãos a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró, Dra. Elizabeth Carrillo; os cirurgiões Dr. Fernando Lisboa Jr., Dr. Alexandre Borges e Dra. Keli Regina Holanda Rego; o anestesista Dr. Francisco Charles Raulino; e as enfermeiras Luana Moraes, Lourdens Miranda, Pecilla do Vale, Suzete Medeiros, Rejane Felix e Francineide Paula.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do país com maior captação de órgãos para transplante, ficando atrás, apenas, de Santa Catarina e São Paulo. Com a boa estrutura existente no Hospital Regional Tarcísio Maia e o treinamento que está sendo oferecido à equipe médica de Mossoró, a expectativa é que o município se transforme no segundo pólo de transplantes do RN, já que Natal ainda é a única cidade a realizar o procedimento.

Visando esse potencial, o Hospital Albert Einstein – centro de referência em medicina no Brasil – convidou 20 profissionais de Natal, entre médicos e enfermeiros, a participarem de um treinamento em São Paulo, na sede da instituição. A capacitação aconteceu em maio sem nenhum ônus para o Governo do Estado. E como a expectativa é que o número de transplantes aumente a partir da implantação desse novo pólo em Mossoró, uma equipe do Hospital Tarcísio Maia deve participar da mesma capacitação já no segundo semestre deste ano.

Fonte: ASSECOM/RN

Despedida

ronaldo_final_copa_280_div_site_cbf

Tá no Sport TV:

“Vai ser de arrepiar, de chorar”. É com essas palavras que Ronaldo descreve a sensação de dar adeus à Seleção. Três vezes eleito o melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002), o Fenômeno se despede da Seleção Brasileira na próxima terça-feira, no amistoso contra a Romênia, em São Paulo. Em entrevista exclusiva ao jornalista Paulo Cesar Vasconcellos, o atacante se prepara para despertar de um sonho que vive há 18 anos.

- A minha história com a Seleção foi um sonho maravilhoso que eu vivi. Foi o momento mais feliz e a camisa mais importante que eu vesti na minha trajetória. A Seleção me deu uma popularidade, me deu um status, me deu orgulho. A minha carreira lá dentro foi brilhante – disse ao “SporTV Repórter”.

Maior artilheiro em Copas, com 15 gols, o atacante deve jogar durante 20 minutos e prevê a emoção que deve sentir ao ouvir o Pacaembu lotado gritando o seu nome.

- Vai ser muito emocionante, vai ser de arrepiar, de chorar, de tudo. Mas estarei sempre próximo, junto. A Seleção Brasileira representa tanto para mim, me identifico tanto que não tem como me separar definitivamente.

Há quatro meses sem jogar, o Fenômeno garantiu que está treinando para não fazer feio com a camisa amarelinha e fechar a parceria de sucesso marcando um gol. Brincalhão, Ronaldo sabe a importância do jogo, apesar de ser um amistoso, e brinca:

- Imagina o Neymar me mandando correr.

JERNS 2011 - KARATÊ

A Escola Dr. José Borges de Campo Redondo já conquistou suas duas primeiras medalhas de ouro na modalidade de Karatê nos Jogos Escolares do RN – JERNS 2011 em Santa Cruz com os alunos Abraão Benjamim e Lucas Raphael.

lucas

 abraão

Ministério da Saúde recomenda vacina contra sarampo e rubéola para viajantes

Todos os viajantes que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. É o que recomenda o Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os vírus causadores dessas doenças ainda circulam intensamente em diversos países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola, podendo contribuir a reintrodução dessas doenças no Brasil.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Europa enfrenta uma epidemia de sarampo, com mais de 6,5 mil casos registrados em 33 países, principalmente na França, com quase 5 mil casos. Por isso, com a proximidade das férias, o turista brasileiro não vacinado que viajar ao exterior fica exposto ao risco de contrair a doença. A recomendação também se estende quem viaja aos Estados Unidos e outros países das Américas, devido à grande circulação de turistas europeus nesta região.

É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida. A vacina tríplice viral, disponível na rede pública, é eficaz contra sarampo, rubéola e caxumba. Além disso, crianças que receberam a vacina tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.

Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Não há data melhor para começar aquilo que o resto das espécies vivas esperam que façamos.

Afinal, o que não fazer, já sabemos desde há muito.

Vamos começar!

O mundo será, com certeza, melhor!

Preservar o meio ambiente é preservar a vida!

Assista ao vídeo a seguir. É bem bacana.

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS

1. Estabeleça princípios ambientalistas: estabeleça compromissos, padrões ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas;

2. Faça uma investigação de recursos e processos: confira se há desperdício de matéria-prima e até mesmo esforço humano;

3. Estabeleça uma política ecológica de compras: priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis;

4. Incentive seus colegas: fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta;

5. Não desperdice: ajude a implementar e participe da coleta seletiva de lixo;

6. Evite poluir seu meio ambiente: faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos;

7. Evite riscos: verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforça para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema! Antecipe-se!!

8. Anote seus resultados: registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados. Isso ajuda não só que você se mantenha estimulado comopermite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas;

9. Comunique-se: no caso de problemas que possam prejudicar seus vizinho e outras pessoas, tome a incitava de informar a tempo hábil para possam minimizar prejuízos;

10. Arranje tempo para o trabalho voluntário: considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta a efetiva para melhoria da vida do planeta.

Brasil empata com a Holanda sob vaias em Goiânia

O técnico Mano Menezes assumiu a seleção brasileira com a missão de resgatar o futebol vistoso de outros tempos. Logo na primeira partida de sua equipe no Brasil, contudo, um barulho comum à época em que Dunga era o comandante nacional ecoou no estádio Serra Dourada. O time foi muito vaiado no empate sem gols com a Holanda, algoz nas quartas de final da última Copa do Mundo.
A população de Goiânia assediou o Brasil durante toda a semana e esperava ser retribuída com uma boa atuação de Neymar e seus companheiros. Já no primeiro tempo, entretanto, jogadores como Elano e Fred foram insultados pelo público. O meia Lucas, que a torcida tanto queria ver em campo, também não resolveu na segunda etapa. “Timinho! Timinho! Timinho!”, eram os berros ao final do amistoso.

A seleção brasileira tentará reverter as críticas na próxima semana. Na terça-feira, Mano e os seus jogadores irão ao Pacaembu para enfrentar a Romênia e promover uma festa de despedida para o já ex-atacante Ronaldo. A lista de convocados para a Copa América será divulgada em seguida. Preocupada com a Eurocopa, a Holanda enfrentará o Uruguai na quarta-feira, em Montevidéu.
Com o 0 a 0, o histórico de confrontos entre Brasil e Holanda permanece empatado. Os países se enfrentaram 11 vezes desde 1948, com três vitórias para cada lado e agora cinco empates. Cada seleção marcou 15 gols contra a adversária. Por Copas do Mundo, os brasileiros eliminaram os holandeses em 1994 e em 1998, porém foram derrotados em 1974 e em 2010.

Governo Dilma sem Palocci

1900647-2866-atm14

Diante do agravamento da situação do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), a presidente Dilma Rousseff passou a analisar não só nomes para substituí-lo como a estudar mudanças no perfil dos titulares do cargos núcleo-duro do Palácio do Planalto.

Reportagem de Valdo Cruz, publicada na Folha deste sábado, afirma que ela cogita, num cenário de queda de Palocci, trocá-lo por um ministro de perfil “técnico”, o que assessores da presidente tratam reservadamente como escalar uma “Dilma da Dilma”.

Os nomes citados são o da ministra Miriam Belchior (Planejamento) e de Maria das Graças Foster, diretora da Petrobras, que já constou da lista de ministeriáveis. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também é cotado entre assessores presidenciais como possível substituto de Palocci.

Em entrevista à Folha publicada neste sábado (4), o ministro atribuiu as acusações a ele a uma “luta política” e disse que ninguém provou qualquer irregularidade na sua atuação com a consultoria Projeto.

Palocci multiplicou seu patrimônio 20 vezes nos últimos quatro anos, usando os rendimentos da consultoria para comprar um apartamento de luxo e um escritório em São Paulo, como a Folha revelou no dia 15 de maio.

A empresa faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando Palocci chefiou a campanha de Dilma à Presidência e acumulou seus negócios como consultor com o exercício do mandato de deputado federal.

Cartão de Crédito Religioso

Tá na Folha.

Não é por falta de criatividade que as igrejas deixarão de arrecadar dinheiro dos seus fiéis. Maior exemplo de inovação é o missionário R.R.Soares, líder da Igreja Internacional da Graça, que acaba de lançar uma nova modalidade de coleta de dízimo, por meio de débito automático em conta-corrente.

Segundo Soares divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja poderá fazer suas doações mensalmente de forma mais prática. Para isso o fiel deve preencher um cadastro nos sites da igreja e passar seus dados bancários.

É o doador, afirma Soares, quem decide quanto quer doar. Quem se cadastrar, diz ele, ganha “um brinde de Jesus”, sem dizer o que é.

O missionário garante ainda que, se por acaso o doador não tiver saldo num determinado mês para dar o dízimo automático, ele não será debitado e “o fiel não será incluído no SPC ou no Serasa”. A doação mensal voltará a ser debitada no mês seguinte, sem acumular a que não foi paga.

Para criar o “dízimo em conta corrente”, a Igreja Internacional da Graça firmou parceria com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.


“Heaven Card”

Além do dízimo automático, o pastor R.R.Soares também lançou o cartão de crédito da Igreja Internacional da Graça de Deus. Entre outras vantagens, o cartão permite pagar as compras “em até 40 dias, financiar no crédito rotativo e fazer saques de emergência no Brasil e exterior”.

Segundo a igreja, o cartão “é mais uma forma de você contribuir com as ações e obras sociais da igreja”. Além da Internacional da Graça, a Universal e a Mundial também aceitam o pagamento de dízimos e doações por meio de cartão de crédito e débito. As operações são legais.

Romildo Ribeiro Soares, 64, é cunhado de Edir Macedo (casado com a irmã de Macedo, Maria Magdalena) e co-fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Deixou o parente por suposta divergência no final dos anos 70 e criou sua própria igreja em 1980.

Sua igreja tem negócios com várias emissoras, de quem compra horários, e também é proprietária de uma operadora de TV paga, cujos pacotes não oferecem nenhum canal que exiba cenas de violência, erotismo ou tenha linguajar chulo.

 

Blogger news

Blogroll

About