Pages

Ads 468x60px

sábado, maio 14, 2011

Assim como a Igreja Católica, Evangélicos rejeitam união gay

O Conselho de Pastores Evangélicos (Copev) do Distrito Federal se posicionou ontem contra o parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união estável de pessoas do mesmo sexo. A entidade alega que a resolução da Corte fere a família brasileira e a Bíblia. Até então, o Copev-DF tinha preferido não se manifestar, esperando a votação do projeto de lei anti-homofobia no Senado. Porém, como a sessão de quinta-feira foi encerrada sem a votação da matéria, o conselho divulgou a sua posição. “Não vamos desacatar a decisão do STF nem sair fazendo manifestações contra a sentença, mas temos o direito de não concordar”, explicou o presidente da Copev-DF, Josimar Francisco da Silva.
Josimar destacou que a posição da instituição não fomentará a discriminação aos homossexuais, mas, de acordo com a Bíblia, a família deve ser constituída por casal de sexos opostos. “Não podemos imputar a Bíblia pela nova lei do homem. Mãe é mãe, pai é pai”, contou. “Nossa posição está assegurada pela liberdade religiosa, que é prevista em lei.”
A posição do Copev-DF saiu um dia depois do apoio da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) ao parecer do STF, e dois dias após a declaração da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de não reconhecer a união homoafetiva e criticar a Corte por ter “ultrapassado o limite de suas competências”. O documento divulgado na quarta-feira foi elaborado durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida do Norte (SP), e diz que “a diferença sexual é originária e, não, mero produto de uma opção cultural”.
O contéudo da carta ainda cita que a união estável entre pessoas do mesmo sexo não pode ser equiparada à família, “que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher”. Na nota, os bispos pedem também que não haja discriminação nem violência contra os homossexuais.
Direitos civis
Já a Igreja Anglicana, na figura do bispo dom Maurício José Araújo de Andrade, acredita que a tendência é que mais instituições religiosas se posicionem em relação ao parecer do Supremo, porque uma decisão dessa magnitude mexe com as práticas religiosas de várias igrejas. Dom Maurício explicou que a carta de apoio se baseou na separação da Igreja e do Estado e na busca da garantia dos direitos civis das pessoas, conforme previsto nos preceitos anglicanos. “Estamos reconhecendo direitos civis, mas não vamos realizar um matrimônio entre casais do mesmo sexo”, explicou o padre.
A Polícia Militar do Distrito Federal, a Câmara Legislativa do DF e o Exército Brasileiro se posicionaram favoráveis ao cumprimento dos direitos previstos pela decisão do STF. Entre as garantias asseguradas por lei pela Corte estão o direito à pensão, à partilha do patrimônio do casal e à extensão dos benefícios a dependentes.
Polêmica
O projeto de lei que trata da união de pessoas do mesmo sexo tramita no Congresso há mais de 10 anos. A última versão da proposta que está no Senado foi reformulada em 2006. O texto trata de punições para crimes de preconceito de gênero ou de orientação sexual. A principal oposição à aprovação da lei vem da bancada evangélica, que alega inconstitucionalidade no projeto. Senadores dizem que a criminalização de atos considerados homofóbicos fere o princípio da igualdade, pois cria privilégios jurídicos para os cidadãos inseridos em contexto de relacionamentos homoafetivos.
Mas, apesar de apostarem na inconstitucionalidade da proposição, os parlamentares não conseguiram consenso nem mesmo para votar a matéria na comissão de direitos humanos. Depois da polêmica reunião de quinta-feira, que terminou com o bate-boca entre a senadora Marinor Brito (PSol-PA) e o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), a proposta foi retirada de pauta sem data prevista para retornar.
Do CorreioBraziliense.com.br

Confira a entrevista com um funcionário da APAMI de Campo Redondo

Esta entrevista foi realizada na sexta-feira, dia 13 de maio com um funcionário FRANÇA que trabalha na APAMI de Campo Redondo desde de 2003. Nesta entrevista concedida ao locutor George Araújo do Informativo 87 da Fm Vale das Serras 87,9 ele, França faz um relato de atual situação em que se encontra os salários dele e de outros funcionários. Vale a pena conferir esta entrevista que deu muito o que falar na cidade. Será que este problema que está acontecendo com os salários será finalmente solucionado? Só esperar pra vê!!!

* Matéria do Blog do Professor George

Estadão diz que Arena das Dunas só terá empréstimo com o BNDES, após resolvidas as irregularidades no contrato

Neste sábado (14), a edição eletrônica do jornal Estadão publicou matéria que "Estádios da Copa do Mundo de 2014 já têm R$ 1,9 bilhão do BNDES"... O jornal paulista também informou que repasse para arenas da Copa do Mundo no Brasil é condicionado a solução de irregularidades nos projetos... Mais da metade dos financiamentos programados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reforma ou construção de estádios da Copa do Mundo de 2014 já foi contratada, apesar de denúncias de irregularidades nos projetos.

"Os estádios de Natal e Belo Horizonte encontram-se em fase de análise pelo banco, que ainda não recebeu pedidos formais para financiar as arenas de Brasília, São Paulo e Curitiba, que ainda podem contar com empréstimos. No caso da Arena das Dunas, de Natal, cujo financiamento de R$ 398,7 milhões está em análise no banco, o TCU recomendou que o empréstimo só seja concedido depois de resolvidas as irregularidades encontradas na contratação da Construtora OAS pelo governo do Rio Grande do Norte", informou o Estadão. Para ter acesso ai conteúdo na íntegra, CLIQUE AQUI.

Manifestantes realizam ato contra derrubada do Machadão

Quase inviabilizada pela chuva que caiu em Natal, os organizadores da Marcha contra a demolição do Machadão se mobilizaram hoje,em frente ao Papódromo, com o objetivo de protestar o projeto de construção de um novo estádio para a realização da Copa do Mundo de 2014 na cidade. "A mobilização não é contra a realização da Copa em Natal, nem contra a Arena das Dunas", explicou Eduardo Alexandre, o Dunga, que organizou o evento. Ele observou que a intenção é repudiar o ato de demolição do patrimônio arquitetônico do estado chamado Machadão.

Protestos

Alexandre revelou também que serão colhidas assinaturas de pessoas com opiniões afins para a abertura de uma Ação Popular contra a derrubada e pela renovação do Pedido de Tombamento enviado à Fundação José Augusto (FJA) em maio do ano passado e que, segundo a atual diretora-presidente da instituição, Isaura Rosado, desapareceu.
Também estava presente na mobilização o arquiteto do Machadão, Moacir Goes. Ele disse que não nutre esperanças quanto ao recuo do Estado "reda decisão de demolir o estádio, mas enfatizou que é importante "registrar para a posteridade as vozes dissonantes desse processo". Moacir informou que a Ação Popular deve ser interposta junto ao Tribunal de Justiça no início da próxima semana. "Mas eu também não acredito que tenha qualquer resultado. Não acredito em papai noel", disse ele. O arquiteto disse lamentar os 50 anos dedicados ao Machadão serem jogados fora. Ele fez um desabafo criticando os dirigentes do futebol potiguar e acusou-os de pensarem somente em dinheiro. "Agora fica o América e o Alecrim mendigando melhorias no Juvenal Lamartine. Mas eles merecem. Sou americano mas não concordo jamais com esse tipo de atitude das pessoas que os comandam. O futebol para mim acabou", lamentou Moacir Góes.

Rosalba explica que renegociação de dívidas foi feita em SP e MG

A governadora Rosalba Ciarlini explicou o projeto de lei enviado na sexta-feira para a Assembleia Legislativa, cujo documento prevê a renegociação das dívidas herdadas do governo passado. “Todas as despesas do governo passado estão sem cobertura orçamentária e não deixaram nada em restos a pagar”, afirmou Rosalba, que na manhã deste sábado esteve em Mossoró, onde visitou as atividades desenvolvidas pelo programa Ação Global, do qual o Governo do Estado é parceiro.
Segundo a governadora, não havia outra alternativa para que a atual administração pudesse pagar as dívidas. “Não posso parar de trabalhar para pagar as dívidas do governo passado. Não posso simplesmente não fazer nada para pagar essas dívidas. Por isso tivemos que enviar esse projeto à Assembleia Legislativa. Vamos fazer um leilão público”, afirmou.
A governadora informou que a sistemática a ser adotada pelo Governo do Estado, caso a Assembleia Legislativa aprove o projeto de lei enviado na sexta-feira (13), já foi utilizada em São Paulo e em Minas Gerais.
Rosalba Ciarlini disse que a fórmula prevê a implantação de um sistema que garanta o pagamento das dívidas deixadas pelo governo passado com base na arrecadação do Estado. “Estamos implantando essa sistemática para reduzir as dívidas herdadas de acordo com a arrecadação do Estado. Isso com muita responsabilidade para que possamos pagar todas as dívidas”, comentou.
A governadora disse também, ao ser perguntada por repórteres de Mossoró sobre a greve dos professores da rede estadual de ensino, que tem muita vontade de atender aos pleitos da categoria, mas lembrou que também herdou o Governo acima do limite prudencial, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Quem deixou o Estado nessa situação foi o governo passado e tivemos que cortar gratificações, reduzir cargos comissionados. Estamos trabalhando para sair do limite prudencial e vamos conseguir”, afirmou a governadora, acrescentando que não pode fazer nada de ilegal. “O servidor tem que entender que não posso e nem devo fazer nada de ilegal”, disse.
A governadora também afirmou que a Secretaria Estadual de Educação está trabalhando no Plano Estadual de Educação. “Vamos privilegiar o professor, mas o profissional tem que estar em sala de aula”, disse.
A governadora Rosalba Ciarlini foi recebida no Sesi, onde ocorreu o Ação Global, pelo presidente da Federação das Industrias do Rio Grande do Norte( FIERN), Flávio Azevedo. Visitou diversos estandes ao lado dele, da prefeita Fafá Rosado, vice-prefeita, Ruth Ciarlini, deputado Leonardo Nogueira, vereadores Claudia Regina e Manoel Bezerra e auxiliares do governo do Estado. "É o exercício da cidadania", conceituou a governadora, elogiando os empresários pela responsabilidade social que assumiram através do programa que, somente em Mossoró, ofertou 78 mil atendimentos de serviços que vão desde a saúde, assistência jurídica e expedição de documentos até cuidados com a aparência pessoal e lazer.

Fonte: ASSECOM/RN

Corpo de preso do Pererão que morreu na tarde de hoje é conduzido para o ITEP

O presidiário Erasmo Carlos Pereira, 27 anos, morreu no início da tarde deste sábado (14) na Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, em Caicó, onde cumpria pena por assalto desde 2006. Ele sofreu um choque elétrico ao encostar-se em uma caixa de eletricidade no pátio do presídio durante o banho de sol.

Erasmo chegou a ser socorrido por outros detentos, que o levaram até os agentes penitenciários, mas já estava sem vida.

O corpo do detento Erasmo Carlos Pereira,27 anos, foi removido para o ITEP.

O corpo do preso  ficou várias horas na entrada de acesso ao presídio

Ainda não se tem a causa oficial de sua morte, mas segundo relatos de alguns agentes penitenciários ele teria encostado-se a uma caixa de distribuição de energia e sofrido uma descarga elétrica, caindo morto quase que instantaneamente. Um outro preso de nome João Batista também foi retirado da cela ferido, ele algeou que foi atingido por um tiro disparado por um agente.

O juiz Luiz Villaça esteve pessoalmente no Presídio

O Juiz da vara Criminal Luiz Villaça esteve lá e acompanhou tudo de perto ao lado da direção da Penitenciária chegando a dizer que já espera que isso pudesse acontecer, pois a situação do presídio com relação a parte elétrica tem sido uma grande preocupação.

O preso Erasmo foi uma das pessoas presas depois da ação que vitimou fatalmente o PM Smith na cidade de Jucurutú. Ele foi preso no bairro Recreio em Caicó no dia seguinte daquela fatídica ação, por policiais da 2ªseção do 6ºBPM em uma residência onde foram encontrados documentos de membros de uma quadrilha que agia na região.

A situação de calamidade do Presídio em Caicó já vem sendo debatida a muito tempo, inclusive o Juiz da vara Criminal Dr. Luis Cândido cogitou pedir a interdição total do Pereirão.

Cabo João Batista presidente da APBMS esteve no presídio

O presidente da Associação dos policiais Militares do Seridó, CB João Batista, fez várias denuncias cobrando melhorias não só nas celas como também nas guaritas do presídio.

O promotor público Geraldo Rufino esteve  lá também acompanhando tudo de perto e chegou a conversar com o preso João Batista que alegou ter sido ferido na perna por disparo que teria sido efetuado por um agente, informação ainda não confirmada pela direção.

Produtor rural é assassinado a pauladas em sítio no interior do RN

Um pequeno produtor rural, identificado como José Luiz de Souza, 71 anos, foi assassinado a pauladas por volta das 8h deste sábado no sítio Melancias, entre os municípios de Mossoró e Serra do Mel. O produtor foi morto com golpes de pau, quando colhia feijão em companhia de um filho, em sua roça, na comunidade.

Segundo informações do filho de Zé Luiz à polícia, três homens saíram de dentro de um matagal, encapuzados e mandaram o rapaz correr que o assunto era com o pai dele e passaram a espancar o idoso.

Zé Luiz ainda chegou a ser socorrido por familiares e vizinhos, mas já chegou ao hospital sem vida. A família acredita em latrocínio, uma vez que Zé Luiz havia recebido um dinheiro, quantia não informada, que foi levada pelos bandidos.

PEDRA PRETA: Prefeitura abre concurso público com 99 vagas

A Prefeitura Municipal de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, lançou concurso público com 99 oportunidades efetivas para todos os níveis escolares. O Instituto de Treinamento, Capacitação e Seleção de Pessoal (ITCSP) é o organizador da seleção. As remunerações não foram informadas no edital de abertura.

Os cargos oferecidos para quem tem formação de nível fundamental são os de auxiliar de serviços gerais, coveiro, motorista, mecânico, merendeira e vigia. Já quem possui nível médio pode concorrer aos postos de agente comunitário de saúde, atendente de consultório dentário, agente administrativo, agente sanitário, digitador e agente de epidemias, entre outros. Quem tem graduação pode tentar as vagas de assessor jurídico, dentista, médico de urgência, ginecologista, assessor contábil, psicólogo, nutricionista, engenheiro e professor, entre outros.

Quem quiser concorrer no certame pode se inscrever pelo site www.itcconcursos.com.br até o dia 28 de maio. A taxa de participação custa R$ de R$ 30 a R$ 50. As datas de aplicação das provas objetivas, práticas e de títulos serão divulgadas posteriormente.

Faltam 80 centímetros para Gargalheira sangrar

A  reportagem foi até o majestoso Gargalheira, conferir quanto falta para a sangria mais aguardada de todas. Esta semana choveu pouco, mas o açude continua aumentando seu volume d’água. Na medição de hoje (14) comprovamos que faltam 80 centímetros para a água alcançar a lâmina de sangria. Vamos torcer que as chuvas voltem a cair para que o espetáculo da sangria do Gargalheira aconteça esse ano.

Fonte:eduardosilva

Principais causas de morte

Deu na Agência Brasil

Pelo menos dois terços da população mundial morrem todo ano por causa de doenças não transmissíveis, como problemas cardíacos, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes e câncer, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

No caso dos países em desenvolvimento, a situação se agrava por causa das chamadas doenças contagiosas, como diarreia, pneumonia e malária, que têm maior probabilidade de matar crianças menores de 5 anos de idade.

A conclusão está no estudo denominado Estatísticas de Saúde Mundiais 2011, divulgado nesta sexta-feira, em Genebra, na Suíça. No entando, especialistas advertem que além das doenças crônicas e contagiosas, há também fatores de risco que contribuem para aumentar o número de mortes no mundo.

No estudo, os fatores de risco citados são: tabagismo, sedentarismo, má alimentação e uso de abusivo de álcool. De acordo com os dados, quatro em cada dez homens e uma no grupo de 11 mulheres fumam, e pelo menos um adulto em cada oito é obeso.

Os especialistas também se preocupam com as mortes das mães durante a gravidez ou em decorrência do parto. Os últimos dados mostram que houve uma redução significativa. A mortalidade materna diminuiu em 3,3% por ano, desde 2000. O número de mulheres que morrem em consequência de complicações durante a gravidez e do parto diminuiu de 546 mil em 1990 para 358 mil em 2008.

“[O estudo por meio dos dados] mostra que não há país do mundo que possa tratar a saúde sobre qualquer perspectiva apenas sob o prisma de uma doença infecciosa ou de uma doença não transmissível. Cada país deve desenvolver um sistema de saúde que atenda a toda gama de ameaças”, disse o diretor do Departamento de Estatísticas de Saúde e Informática da OMS, Ties Boerma.

O estudo Estatísticas de Saúde Mundiais é um relatório anual, elaborado com base em mais de cem indicadores de saúde, transmitidos à OMS pelos representantes dos 193 países que integram o órgão. O objetivo é preparar uma análise global a partir de situações específicas e buscar, com o apoio das agência vinculadas às Nações Unidas e os demais parceiros, a melhoria dos sistemas de saúde.

Pouco dinheiro investido para a saúde dos brasileiros

saude

A parcela do Orçamento do governo brasileiro destinada à saúde, 6%, é inferior à média africana (de 9,6%) e o setor no País ainda é pago em maior parte pelo cidadão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que divulgou ontem seu relatório anual. O documento inclui um raio X completo do financiamento da saúde e escancara uma realidade: o custo médio da saúde ao bolso de um brasileiro é superior ao da média mundial.

O relatório é apresentado às vésperas da abertura da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, que terá a presença de ministros de todas as regiões para debater, entre outras coisas, o futuro do financiamento do setor.

Dados da OMS apontam que 56% dos gastos com a saúde no Brasil vêm de poupanças e das rendas de pessoas. O número representa uma queda em relação a 2000 – naquele ano, 59% de tudo que se gastava com saúde no Brasil vinha do bolso de famílias de pacientes e de planos pagos por indivíduos.

Mesmo assim, a taxa é considerada uma das mais altas do mundo, superior ao valor que africanos, asiáticos e latino-americanos gastam em média. Em termos absolutos, o governo brasileiro destina à saúde de um cidadão um décimo do valor destinado pelos países europeus.

Das 192 nações avaliadas pela OMS, o Brasil ocupa uma posição medíocre – apenas 41 têm um índice mais preocupante que o do País. Para fazer a comparação, a OMS utiliza dados de 2008, considerados como os últimos disponíveis em todos os países para permitir uma avaliação completa.

Fonte: Agência Estadão

Diminuir as favelas…

Deu no Estadão

A entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida com problemas de infiltração, mofo e rachaduras fez com que a Caixa Econômica Federal adotasse regras mais restritivas na liberação de financiamento de imóveis construídos pelos intitulados “novos empreiteiros” – pessoa física que compra terreno com o próprio dinheiro para construir moradias no âmbito do principal programa habitacional do governo.

A partir de julho, se os problemas persistirem, o banco público pode optar ainda por regras diferenciadas de acordo com a região ou o porte do município. A preocupação do governo é de que empreendimentos de má qualidade se tornem no futuro uma grande favela.

As regras para liberação desse empréstimo para compra de moradia feita pelo “novo empreiteiro” estão mais severas desde fevereiro, quando a Caixa identificou que o maior número de reclamações estava concentrado nesse tipo de operação, geralmente em áreas afastadas e sem pavimentação.

O Programa Minha Casa, Minha Vida é dirigido para famílias com renda de até R$ 4.650. No âmbito do programa, quanto menor a renda maior o subsídio do governo. Na primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu com a contração de um milhão de casas.

Já a presidente Dilma Rousseff quer construir dois milhões de moradias até o final de seu governo.

A Caixa divulgou ontem que, no acumulado deste ano até o dia 7 de maio, foram destinados R$ 6,6 bilhões ao programa, beneficiando mais de 360 mil pessoas e financiando, aproximadamente, 90 mil novas moradias.

Tão botando ácido no leite

Deu no Jornal de WM
Há uma denúncia muito grave que nos chega do Seridó: estão colocando ácido no leite.
Acontece sempre com o leite ordenhado na tarde, a chamada segunda ordenha.
Para evitar que o leite azede, já que muitos criadores e donos de vacaria não possuem resfriador  que conservaria o produto, a solução é usar o ácido.
A Covisa precisa apurar isso com urgência passando um pente fino pelas fazendas, queijarias e cooperativas de laticínios da região.

Pornografia na casa de Bin Laden

Tá na Veja

Uma coleção de material pornográfico foi encontrada no esconderijo de Osama bin Laden após a operação militar que matou o terrorista em 2 de maio, afirmaram dois oficiais americanos em anonimato nesta sexta-feira. As fontes disseram que os militares dos Estados Unidos recolheram uma extensa quantidade de vídeos pornográficos na casa onde se escondia o terrorista, no Paquistão, apesar de não confirmarem se era bin Laden quem assistia às imagens.

O complexo, na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, não possuía conexão à internet. Contudo, um vídeo divulgado pelo Pentágono mostra o terrorista assistindo a imagens de si mesmo em uma televisão, indicando que a casa tinha equipamentos audiovisuais. Ainda não se sabe como as pessoas que moravam na mansão adquiriram o material. Contudo, outras três autoridades familiarizadas com investigações sobre terrorismo afirmaram que não é raro descobrir material pornográfico em posse de militantes islâmicos.

Comunicação – O comando americano também encontrou um extenso arquivo de troca de e-mails e cerca de 100 pen drives no esconderijo, o que levou os oficiais a acreditarem que era através deles que o líder da Al Qaeda se comunicava com outros terroristas. Nos arquivos recolhidos, há também endereços eletrônicos de centenas de pessoas com quem bin Laden trocava mensagens.

Acidente da estrada da palma distrito de Caicó

Na tarde de quinta-feira, 12/05, por volta das 14 horas, os policiais do trânsito de Caicó foram acionados para atender uma ocorrência na estrada que liga a nossa cidade ao distrito da Palma.

Chegando ao local que fica a 8 km do trevo da palma, constatou-se que se tratava de um capotamento, e que o acidente teria sido grave. Pra se ter uma idéia o veículo envolvido, um Gol de placas HLC 9215 de propriedade de Martins Veículos LTDA, se encontrava a mais de 100 metros de onde começou a capotar no asfalto, mato a dentro, fato que dificultou a localização do mesmo por parte dos policiais do 3ºDPRE.

A condutora, a senhora Raquel Mariz de Holanda, foi encontrada dentro do carro pedindo ajuda, por um morador que passava pelo local que prontamente prestou auxilio e acionou o corpo de Bombeiros de Caicó que socorreu a mesma até o Hospital regional, onde foi medicada ficando em observação médica.

Fonte: transitonoserido

 

Blogger news

Blogroll

About