Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 28, 2011

Mudanças nos jogos

A Caixa Econômica Federal informou ontem (27) que vai transferir a data de sorteios da Loteca e da Lotogol, agendados para segunda-feira da semana que vem, dia 4, por causa dos dois jogos da Copa América marcados para a noite daquele dia: Uruguai x Peru, às 19h15, e Chile x México, às 21h45. Por causa disso, as apurações dos concursos 469, da Loteca, e 471, da Lotogol, serão realizadas na quinta-feira (7). Com o início da Copa América, na próxima sexta-feira (1º), na Argentina, envolvendo 12 seleções de futebol de países latino-americanos, o calendário do campeonato brasileiro, série A, também será ajustado, de modo a evitar coincidências de horários.

Com artistas de 25 países, Circo Tihany mostra em Natal por que tem reconhecimento mundial

As apresentações são divididas em 18 atos ao longo de 2 horas de show

A partir desta sexta-feira (01), entra em cartaz em Natal, na BR 101, ao lado do pórtico dos Reis Magos, o renomado espetáculo "AbraKadabra" apresentado pelo Tihany Spectacular, o maior circo da América Latina e reconhecido mundialmente por sua tradição e originalidade. As apresentações fazem parte de uma turnê nacional, iniciada pela região Norte e agora no Nordeste. Há treze anos sem se apresentar no Brasil, o Tihany voltou ao país em 2010 totalmente renovado e oferecendo um espetáculo à altura das melhores companhias do mundo.

Da cenografia à trupe integrada por 25 nacionalidades, das novas tecnologias à estrutura com mais de 200 toneladas de equipamentos, o Tihany chega para mostrar por que é sucesso internacional. Em cada sessão, 2.050 pessoas podem assistir sentadas à performance de 76 artistas, que se apresentam em um palco de 900 metros quadrados. As apresentações são divididas em 18 atos ao longo de 2 horas de show - com doses excepcionais de humor, acrobacia, contorcionismo, ilusionismo e coreografias, além de um corpo de baile formado por 24 lindas bailarinas estrangeiras.

Justiça autoriza primeiro casamento gay do país

A Justiça de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (27) o primeiro casamento civil gay do Brasil. De acordo o Tribunal de Justiça (TJ) do estado, o juiz da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, homologou a conversão da união estável entre o cabeleireiro Sérgio Kauffman Sousa e o comerciante Luiz André Moresi (ambos na foto) em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. Segundo o TJ e a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), é o primeiro caso de casamento civil homoafetivo no país.

Com a decisão, os dois se tornaram oficialmente casados e passarão a usar o mesmo sobrenome: Sousa Moresi. “É uma felicidade imensa. Ainda estou tentando compreender esse momento histórico. A ficha precisa cair que esse é um momento que vai ficar na história. A gente luta por tantos anos e quando acontece, a gente entra em êxtase. É por isso que eu divido e dedico essa vitória a todos os militantes”, contou ao G1 Luiz André.

Professores ignoram ameça do Governo de cortar o ponto e decidem continuar em greve

Mesmo com a ameaça do Governo do Estado de cortar o ponto dos servidores em greve, os professores estaduais decidiram manter o movimento grevista que já dura mais de um mês.

A decisão foi tomada pela categoria na assembleia geral realizada nesta segunda-feira(27) à tarde no Colégio Winston Churchil.

“A ideia agora é fortalecer a união com os demais servidores em greve para intensificar e dar mais fôlego ao movimento”, diz a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação(Sinte).

Durante a assembleia, a  categoria aprovou proposta da direção do Sindicato de realizar um grande ato público, no dia seis de julho, unindo todos os servidores públicos que estejam ou não em greve.

Também ficou definido que no dia cinco de julho haverá mais uma assembleia dos professores, às 8h, no Colégio Winston Churchill.

A direção do Sinte reforçou ainda a decisão de realizar o Congresso da categoria, em cumprimento à decisão judicial.

O Congresso está previsto para ter início nesta terça-feira(28), a partir das 14h, no Mardunas Centro de Eventos em Nísia Floresta. Congresso vai prosseguir até quinta-feira(28).

Agenda da Governadora para hoje(28)

9h30 - Local: Parnamirim/RN

Visita

Obras do sistema de esgotamento sanitário de Pium, Pirangi e Cotovelo.

Governadora Rosalba Ciarlini discute parcerias com embaixador da Bélgica

Na pauta da reunião da tarde desta segunda-feira, 27, a governadora Rosalba Ciarlini tratou em demonstrar as potencialidades do Rio Grande do Norte para o embaixador da Bélgica, Claude Misson. “Temos muitas parcerias no campo acadêmico, na siderurgia e geração de energias, podemos fortalecer ainda mais em outros segmentos”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O embaixador realiza visita oficial ao Rio Grande do Norte, e novas maneiras de alavancar o desenvolvimento do Estado estiveram no contexto de todos os assuntos abordados na reunião.

De acordo com Claude Misson, uma das prioridades do governo belga é ampliar as relações acadêmicas. “Essa recente resolução do Governo Federal brasileiro em disponibilizar 75 mil bolsas de estudo no exterior para os alunos brasileiros abre muitas portas para ampliarmos ainda mais a relação acadêmica e científica que já existe através da CNPq e Capes. Já temos editais para projetos em parceria e esse momento parece o ideal para engrandecermos mais ainda”, disse e embaixador da Bélgica, Claude Misson.

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho, demonstrou conhecimento com a parceria desenvolvida entre os dois países e propôs convênios voltados para os professores da educação básica. “Não apenas o nível superior pode ser beneficiado com o estreitamento de relações no âmbito acadêmico com a Bélgica, mas queremos também pensar em propostas de projetos que valorizem os profissionais da educação básica. Projetos que capacitem, valorizem e dignifiquem esses professores”, disse Betânia Ramalho.

Claude Misson também mostrou interesse em projetos voltados para o setor energético com destaque para o segmento eólico. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, o Rio Grande do Norte conta atualmente com uma produção de 1.700 megawatts através dos aerogeradores. “Temos um leilão em julho com 3.000 megawatts habilitados, a perspectiva é que o Estado consiga levar 50% desse total para ser gerado aqui. Passaremos a produzir cerca de 30% do potencial energético de uma usina como a de Taipu”, disse Benito Gama. O secretário do Desenvolvimento Econômico também destacou algumas parcerias desenvolvidas com empresas belgas a exemplo do grupo Lhoist. “O estado do Rio Grande do Norte está com protocolo assinado com a empresa belga, Lhoist que resultará num investimento da ordem de R$ 80 milhões de reais”, disse Benito Gama. O investimento está sendo feito em conjunto com a empresa brasileira Mizu, instalada na cidade de Baraúna e que recebe incentivos do Proadi através do governo do RN.

Também presente na reunião, o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres, aventou comClaude Misson a possibilidade um maior estreitamento com as empresas belgas da área de tecnologia esportiva. De acordo com o embaixador, empresas desse segmento já participaram esse ano de Feiras esportivas no Brasil e uma missão de empresários pretende visitar o Rio Grande do Norte para possíveis parcerias. “A Copa 2014 será um evento regional, envolverá muitas capitais do Nordeste e isso será importante no efeito pós-Copa, pois estrutura promovida deixará o Nordeste apto para captar eventos importantes”, disse Demétrio Torres.

Fonte: ASSECOM/RN

Cinco novos assentamentos vão beneficiar 39 famílias de agricultores

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), através da Câmara Técnica, vai apreciar a aprovação de cinco novos assentamentos no Estado. Para isso, a SEARA vai realizar nesta terça-feira (28), no auditório do IDEMA, às 9h, mais uma Reunião da Câmara Setorial de Acesso à Terra.

O encontro tem como objetivo a apresentação de novos projetos de Credito Fundiários e a reapresentação de projetos discutidos na reunião anterior. Serão apresentados para aprovação propostas das associações: Floresta II, em Apodi; Livramento e Bentos, em Florânia; Maxaranguape, em Maxaranguape e Paraíso São Francisco, em Rio do Fogo, as quais dependiam de parecer jurídico para apreciação.

Após aprovação pela Câmara Técnica, os projetos vão seguir para contratação junto ao agente financeiro. Ao todo serão beneficiadas 39 famílias de agricultores.

Além dessas, serão apresentadas para análise as propostas de financiamento da Linha CAF- Consolidação da Agricultura Familiar e CRP – Combate à Pobreza rural. De acordo com o Subcoordenador de Apoio aos Assentamentos e Combate a Pobreza Rural, Jeffter Platini, “os projetos que serão reapresentados são dos municípios de Baraúna, Bodó e Senador Elói de Souza, os quais devido a problemas jurídicos não foram aprovados na reunião anterior”. A CSAT é composta pela FETARN, BNB, BB, IDEMA, UNEGRO, SETHAS e MLST.

Segundo o Secretário Gilberto Jales, “a câmara técnica é o instrumento de participação e transparência da política pública de acesso à terra, sendo importante para que os recursos sejam destinados aos verdadeiros objetivos do programa”.

Fonte: ASSECOM/RN

Prefeitura de Santa Cruz antecipa pagamento dos servidores

O Governo Municipal inicia nesta terça-feira (28) o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de junho de 2011. Durante dois dias, os funcionários públicos municipais receberão os provimentos, que continuam sendo priorizados pela administração municipal de Santa Cruz.

A data para o pagamento deste mês foi antecipada pelo prefeito Péricles Rocha, para não chocar com a data da folha de pagamento do estado. Esta é uma forma de desafogar os bancos e caixas da cidade. Ao todo está sendo injetada diretamente na economia da cidade, a quantia de R$ R$ 740,00 (setecentos e quarenta mil reais) referente aos serviços prestados pelos funcionários, no mês de junho.

Dinheiro guardado

 Quem trabalhou pelo menos 30 dias em 2009, com carteira assinada, tem direito a sacar o abono salarial. O prazo para retirar o dinheiro termina na quinta-feira (30) e não será prorrogado. O benefício é no valor de um salário mínimo (R$ 545) e pode ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal (para trabalhadores da iniciativa privada) ou do Banco do Brasil (para servidores públicos).

Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 18,5 milhões de trabalhadores foram identificados com direito a receber o abono salarial. Para sacar o dinheiro, os trabalhadores devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep.
No período referente a 2009/2010 mais de 96% das pessoas que tinham direito ao benefício sacaram o dinheiro e no período anterior, 95,71% delas retiram o abono.

Metas da Educação

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentou estudo nesta segunda (27) sobre o impacto financeiro do Plano Nacional de Educação (PNE) nas contas municipais. De acordo com a entidade, o custo seria de R$ 52 bilhões, considerando apenas as metas relacionadas à ampliação do atendimento escolar. O novo PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir na próxima década. O documento está em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os recursos previstos no Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), que é composto também por verbas da União e dos estados, cobrem 66% das despesas. O investimento adicional dos municípios seria, portanto, R$ 17,6 bilhões.

O PNE prevê que até 2020 50% das crianças com menos de 3 anos de idade sejam atendidas em creche. Hoje, esse percentual não chega a 20%. Os municípios precisariam investir R$ 9,9 bilhões para cumprir a meta. O plano também estabelece que a matrícula na pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos, seja universalizada até 2020. isso significa, segundo a CNM, incluir mais 1 milhão de alunos na rede de ensino, com custo adicional de R$ 700 milhões às prefeituras, além da complementação do Fundeb.

Outra mudança prevista no plano é a de que 50% das escolas do ensino fundamental ofereçam ensino em tempo integral. A ampliação da jornada, modelo que hoje atende aproximadamente 10% dos alunos das redes municipais, teria um custo de R$ 30,9 bilhões, com participação de R$ 7 bilhões dos municípios.

A entidade defende um aumento da participação da União no financiamento da educação básica, pois hoje a maior parte das despesas é custeadas por estados e municípios. Para isso, apresentou emendas ao projeto de lei do PNE que está em análise por uma comissão especial da Câmara. A matéria recebeu quase 3 mil emendas. A previsão é que o texto seja aprovado na até novembro, para então seguir ao Senado.

Itamar Franco continua na UTI

O ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS-MG) apresentou piora em seu quadro clínico, informou nesta segunda (27) o Hospital Albert Einstein, onde ele está internado para tratamento de leucemia. Ele desenvolveu uma pneumonia grave e foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.

Apesar disso, segundo nota dos médicos, Itamar apresentou “ótima resposta” no primeiro ciclo de tratamento quimioterápico a que foi submetido logo após descobrir que estava com leucemia. Ele está internado no hospital paulista para cuidar da doença desde o dia 21 de maio.

O ex-presidente completa 81 anos hoje (28). Ele procurou o hospital para tratar de uma sinusite acompanhada de forte gripe. Lá, descobriu o câncer que atinge os glóbulos brancos do sangue em estágio inicial.

Tão logo começou o tratamento, Itamar pediu licença de 30 dias do Senado. A licença foi renovada por mais 30 dias, mas não há previsão de que o suplente assuma a vaga. O suplente só é convocado em casos de afastamento superiores a 120 dias.

Dinheiro para Beira-Mar

A PF (Polícia Federal) e a Justiça Federal do Paraná estão investigando uma empresária que é suspeita de usar firmas de sua propriedade, contas bancárias e até fundos de previdência privada para lavar o dinheiro da quadrilha do traficante fluminense Luiz Fernando da Costa, o Fernandinha Baira-Mar, atualmente preso na penitenciária federal de Mossoró (RN).

O inquérito, que foi aberto em 2009, é um desdobramento da Operação Fênix que foi desencadeada pela PF em 2007 e resultou na condenação de Beira-Mar e outras 13 pessoas ligadas ao seu grupo.

Em razão da suspeita da ligação da empresária com Beira-Mar, a Justiça Federal paranaense determinou o bloqueio de todos o seus ativos financeiros, bens e valores depositados em fundos de previdência privada. Pelo menos R$ 3 milhões guardados em duas contas bancárias da investigada estão à disposição da Justiça. O nome dela é mantido em sigilo.

Prisão para Kadafi

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta segunda-feira, 27,um mandado de prisão contra o líder líbio Muamar Kadafi, acusado de crimes contra a humanidade.

O tribunal, com sede em Haia, na Holanda, diz que Kadafi cometeu os crimes ao ordenar ataques contra civis após uma revolta popular em meados de fevereiro.

A corte também emitiu ordens de prisão contra dois dos principais assessores do líder líbio, o seu filho Saif al-Islam e o chefe de inteligência Abdullah al-Sanussi.

O mandado foi solicitado pelo promotor-chefe do TPI, Luis Moreno-Ocampo, em maio. Ele disse ter provas de que Kadafi “ordenou pessoalmente ataques contra cidadãos líbios desarmados e estava por trás da prisão e tortura de opositores políticos”.

As autoridades líbias disseram previamente que não reconhecem o tribunal e que não estavam preocupados com a eventual emissão de mandados de prisão.

 

Blogger news

Blogroll

About