Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, setembro 02, 2011

Walter Alves defende criação de plano de desenvolvimento mineral

Dep. Walter Alves, na AL- Crédito João Gilberto

O deputado Walter Alves-PMDB defendeu hoje, dia 1º, que seja traçado com urgência um plano de desenvolvimento mineral do Rio Grande do Norte e que sejam resolvidos os problemas do porto de Natal, de forma a ser criado um ambiente sustentável para que empresas do setor aqui se instalem e possam produzir, gerando empregos e renda.

“Precisamos também investir na tese junto aos nossos representantes federais de que estados e municípios, onde as lavras se localizem, possam ter compensações pela instalação da indústria do minério”, disse.

Segundo o deputado, levantamentos do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, indicam que dos 167 municípios do Estado, 156 tem requerimentos para algum tipo de lavra.

“Existem hoje 2.449 requerimentos de pesquisa ou lavra de algum recurso mineral para garimpo no Rio Grande do Norte. Diante desse quadro, posso afirmar que sem dúvida nenhuma, nosso Estado tem novamente a perspectiva de agregar a mineração aos seus vetores de desenvolvimento. A mineração recrudesce em nossas terras. No Seridó, a mineração gera valores em torno de 40,8 milhões anuais. O segmento minerador tem grande impacto sobre os empregos indiretos. Para cada emprego direto gerado, 13 outros indiretos serão derivados”, disse.

Walter convidou os seus colegas a participarem de uma audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa, nesta sexta feira pela manhã, por proposição do seu mandato, para discutir o setor mineral, com a presença do diretor geral do DNPM, Sérgio Dâmaso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Governadora entrega 146 veículos e firma compromisso de reestruturar a Caern

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) possui 146 veículos novos para os serviços de operação e manutenção das redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todas as regiões do Estado. Os 84 carros e as 62 motocicletas foram entregues pela governadora Rosalba Ciarlini, durante o aniversário de 42 anos da Companhia, comemorado na manhã desta sexta-feira (2) na sede da empresa, em Natal. Os novos automóveis e motos contribuirão para reduzir o tempo de espera dos clientes e garantir mais agilidade no atendimento das ocorrências.

Rosalba entregou 84 carros e 62 motos no aniversário de 42 anos da companhiaRosalba entregou 84 carros e 62 motos no aniversário de 42 anos da companhia

Durante sua passagem pela Caern, Rosalba Ciarlini destacou que o Governo do Estado fará todo o esforço para dotar a empresa da infraestrutura necessária para que atinja o nível de excelência esperado pelos mais de 570 mil clientes da Companhia. Ela elogiou o modelo de gestão que vem sendo adotado pela atual administração da Caern que, em pouco mais de oito meses, conseguiu saldar uma dívida herdada de 10,5 milhões somente com fornecedores. "Confio na disposição de servir dos empregados da Caern em atender bem a população, zelando por cada recurso que entra na empresa e que tem que voltar para os usuários", ressaltou a chefe do Executivo potiguar.
Os 84 carros e 62 motos foram adquiridos com recursos próprios da Caern. Rosalba Ciarlini chegou no final da manhã à sede da Companhia, após a solenidade oficial de comemoração pelo aniversário da empresa. "Infelizmente, a agenda de compromissos não permitiu que eu chegasse antes, mas não poderia deixar de vir parabenizar pessoalmente todos os servidores da Caern pela importância do trabalho que desenvolvem pela saúde do Rio Grande do Norte", salientou a governadora. Ao lado do diretor-presidente da Companhia, engenheiro Walter Gasi, ela reiterou a disposição de sua administração em levar o acesso aos serviços de esgotamento sanitário a 80% da população. "Comentam comigo que é uma meta impossível, mas vamos persistir nesta meta, mostrar que a Caern é forte e capaz de fazer a história", reforçou.
Segundo Rosalba Ciarlini, o Rio Grande do Norte será a "princesa do Brasil" no ano da Copa do Mundo de 2014 e que a prioridade para o saneamento que está sendo dada pelo Governo do Estado será um exemplo para o país. Ela comemorou a aprovação esta semana de mais R$ 102 milhões do PAC 2 para projetos de ampliação de abastecimento de água e de esgotamento em cidades de até 50 mil habitantes do Estado, elaborados pela Caern. Os recursos serão aplicados para financiar 95 projetos de água e esgotos em todas as regiões do Estado.
Com informações da Caern

Babá etíope relata tortura nas mãos de nora de Gaddafi; leia depoimento

As imagens da babá etíope Shweyga Mullah, 30, desfigurada com água fervente jogada por uma nora do ditador líbio Muammar Gaddafi, chocaram o mundo. Ela foi encontrada por rebeldes depois de os patrões fugirem ao saber que Trípoli havia sido tomada.

Em recuperação, a babá sussurrou à Folha parte de seu sofrimento, enquanto lágrimas escorriam sobre as feridas. Leia o depoimento de Mullah:

A etíope Shweyga Mullah, 30, babá de dois dos netos de Gaddafi, internada em Trípoli; veja fotos

A etíope Shweyga Mullah, 30, babá de dois dos netos de Gaddafi, internada em Trípoli

Há cerca de um ano, saí de Adis Abeba, na Etiópia, para trabalhar como babá na casa de Hannibal Gaddafi e sua mulher [a modelo libanesa Aline Skaf]. Eu cuidava dos dois filhos pequenos.

Sempre foi muito difícil. Nunca recebi salário, nem um tostão sequer ao longo do ano que passei na residência do casal. Trabalhava noite e dia em troca de comida e de um lugar para dormir quando dava tempo. Minha vida era só trabalho. Não existia nada além disso.

Um dia torturaram o empregado encarregado de lavar a roupa e os jogos de cama da residência, um sudanês chamado Mohamed. Ele foi queimado com água fervente jogada no corpo.

TORTURA

Uns três meses atrás foi a minha vez. Eu me recusei a bater na filha do casal, que não parava de chorar, e a mulher de Hannibal ficou descontrolada de nervosa.

Ela amarrou minhas mãos atrás das minhas costas e me levou até um banheiro. Lá, ela mesma despejou água fervente na minha cabeça e nas minhas costas.

Depois disso, ela me deixou trancada no banheiro por um dia inteiro e me proibiu de sair de casa. Após dez dias, um dos guarda-costas me levou ao hospital sem que a mulher de Hannibal soubesse.

Não pude ficar muito tempo recebendo tratamento, e o segurança me levou de volta para a casa. A patroa acabou descobrindo e ele foi colocado na cadeia.

Continuei trabalhando, mesmo sofrendo com queimaduras graves que estavam infeccionadas por todo o meu corpo.

RESGATE

O casal fugiu quando os rebeldes começaram a entrar em Trípoli. Não tenho ideia de onde eles podem ter ido. Fiquei em casa, com outro funcionário. Dois dias depois da saída de Hannibal e de sua mulher, combatentes rebeldes entraram na residência e nos acharam. Foram eles que me levaram ao hospital.

Eu só quero voltar para a Etiópia e ficar ao lado da minha mãe, de quem tenho muita saudade. Queria tanto ao menos poder ligar para ela, que nem deve saber o que aconteceu. Mas não posso, porque onde ela mora não há telefone. Algumas pessoas me perguntam se eu quero ficar na Líbia caso eu consiga algum outro emprego, mas eu respondo que não.

Sei que há muitos líbios bons, mas sofri demais nesse país. Agora, tudo o que eu quero é ir embora daqui. Só depois disso é que poderei pensar em fazer planos para a minha vida. Juro que não entendo como alguém pode cometer tanta maldade. Por que fizeram isso comigo?

Essa mulher [Aline Skaf] me impôs tanto sofrimento que eu quero que ela também sofra do jeito que eu sofri. Se for da vontade de Deus, serei vingada por tudo que passei.

Fonte: Folha

Mineiro cobra mais investimentos em segurança pública

_MG_8558

O deputado Fernando Mineiro (PT) tratou em plenário dos problemas de segurança pública na região do Médio Oeste, abordados na reunião da qual participou, juntamente com o colega Leonardo Nogueira (DEM), nesta quarta-feira (31/8).

Também participaram desta reunião representantes de cinco municípios da região e representantes da Secretaria de Defesa Social do RN. Mineiro citou dados preocupantes, como, por exemplo, o fato do delegado de Caraúbas responder por vinte municípios; a delegacia de Janduís contar com apenas um policial no plantão e viaturas sendo abastecidas em outros municípios, como a de Caraúbas, que se desloca até a cidade de Apodi para pegar o combustível necessário.

Mineiro citou outros problemas da área de segurança e cobrou do governo medidas para sanar os problemas: “Até hoje o governo não liberou as diárias operacionais, que são necessárias para a locomoção dos policiais”, disse. O deputado cobrou do governo investimentos urgentes para o setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Servidores aposentados que não responderem ao Censo poderão ter benefícios suspensos

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) está convocando os servidores aposentados, da administração direta e indireta, para responder ao censo previdenciário. O objetivo do Censo é a atualização da base de dados de Previdência e, conseqüentemente, eliminar pagamentos indevidos de benefícios.
O Censo Previdenciário foi instituído através do edital nº 001/2011, publicado no Diário Oficial do Estado em 08 de abril de 2011, onde informa que o aposentado ou o seu representante legal que não se apresentar no período estabelecido, o mês em que faz aniversário, receberá uma notificação estabelecendo um novo prazo e, posteriormente, permanecendo sem atualizar os dados cadastrais junto ao instituto, terá o benefício suspenso.
Para fazer o Censo Previdenciário o servidor aposentado deve procurar uma das unidades do IPERN, no mês do seu aniversário, munido dos seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade e um comprovante de residência. Este recadastramento começou no dia 02 de maio e será realizado anualmente, a exemplo do que já vem sendo feito com os pensionistas do Estado.
Os aposentados que residem em outros Estados, deverão acessar o
site do IPERN, preencher o formulário (recadastramento 2011), imprimir e reconhecer a firma da assinatura em Cartório, anexar os documentos solicitados e enviar à sede do IPERN através dos Correios.
O atendimento ao Censo Previdenciário poderá ser feito na sede do IPERN, que funciona na Rua Jundiaí, nº 410, próxima a Catedral nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão nos seguintes municípios: Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assú, Santa Cruz, Macau, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi,
São José de Mipibú, Macaíba e Ceará-Mirim.
Os que não puderem comparecer por problemas de saúde, idade ou locomoção, deverão nomear um representante através de procuração pública
As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones: 3232-2902 3232- 2915 e 3232-2930. Ou ainda através do e-mail: ipernouvidoria@rn.gov.br e do site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br
Os servidores aposentados, que fizeram aniversário no período de janeiro a abril, farão o recadastramento no próximo ano.

Fonte: Tribuna do Norte

Ricardo Gomes se agita e volta a ser sedado

A equipe que cuida do técnico Ricardo Gomes, 46, internado desde domingo no Hospital Pasteur, na zona norte do Rio, vítima de um Acidente Vascular Encefálico hemorrágico durante clássico com o Flamengo, divulgou novo boletim médico nesta sexta-feira --e o treinador do Vasco não manteve as seguidas evoluções que vinha apresentando.

Nele, apesar de a situação clínica e neurológica permanecer estável, é dito que na noite anterior o ex-zagueiro da seleção brasileira apresentou "um quadro de muita agitação e necessitou ser levemente sedado". A sedação já havia sido retirada um dia antes.

Ricardo Gomes passa mal durante a partida e é levado para ambulância

Ricardo Gomes passa mal durante a partida e é levado para ambulância

Por outro lado, uma tomografia computadorizada realizada no período confirmou um bom aspecto do paciente, sem evidências de complicações, de acordo com a nota. "Assim, o cateter cerebral já foi removido (aparelho que media a pressão intracraniana)".

Devido à sedação, Gomes continuará com o tubo traqueal, em ventilação mecânica, por pelo menos mais 24 horas --isto é, respirando com auxílio de aparelhos.

Não há previsão de alta do CTI (Centro de Terapia Intensiva) e as visitas passaram a ser restritas aos filhos e à esposa para não deixar o técnico novamente agitado.

O Acidente Vascular Encefálico de Ricardo Gomes

O Acidente Vascular Encefálico de Ricardo Gomes

Fonte: Folha

Leonardo pede união da bancada federal na aprovação da Emenda 29 que destina recursos à Saúde

_MG_2642

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) ressaltou a importância da união da bancada federal do RN na votação da Emenda 29, no dia 28 deste mês, na Câmara dos Deputados. A emenda fixa os percentuais mínimos que a União, os Estados e municípios do país devem investir obrigatoriamente na área da saúde.

Leonardo disse que a questão da saúde merece toda atenção e é uma das mais urgentes para a população. “Acredito que há um sentimento de aprovação por parte da Câmara, para que a gente possa melhorar a saúde”, disse o parlamentar. Em aparte, os colegas Tomba Farias (PSB) e Fábio Dantas (PHS) endossaram sua defesa, argumentando que a população e os municípios serão os grandes beneficiados.

Aeroporto

Na sessão plenária desta quinta-feira (01/09), Leonardo Nogueira também parabenizou a governadora Rosalba Ciarlini por ter conseguido a liberação do Aeroporto de Mossoró, recentemente fechado após auditoria da Anac. O deputado disse que a despeito de alguns problemas, o aeroporto tem uma média de seis vôos diários que são de suma importância para diversas empresas com forte presença na região.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Mudança no Seguro-Desemprego

O trabalhador desempregado que rejeitar uma vaga oferecida pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e não apresentar uma justificativa aceitável poderá perder o seguro-desemprego, é o que informa o Correio Braziliense.

O cancelamento do pagamento desse auxílio, segundo o Ministério do Trabalho, está previsto no artigo 8º da Lei nº 7.998, de 1990, mas nunca foi aplicado efetivamente. Agora, com a criação de um sistema que integra os dados do Sine, das Superintendências Regionais do Trabalho e da Caixa Econômica Federal, além de entidades de qualificação profissional, o governo acredita que é hora de fazer cumprir o pressuposto legal.

De acordo com o diretor do Departamento de Emprego e Salário do ministério, Rodolfo Torelly, esse sistema, chamado de Mais Emprego, já está funcionando em 23 estados e no Distrito Federal. Até meados do próximo ano, todo o país estará incluído. É quando o Ministério do Trabalho pretende fazer valer a lei, muito clara sobre o assunto. Ela prevê que o pagamento do seguro-desemprego será cancelado quando, entre outros motivos, houver recusa, por parte do desempregado, de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior. O ministério justifica a pouca aplicação da lei pela inexistência de um cadastro nacional de emprego on-line, agora quase totalmente integrado.

“Seguro não é parcela indenizatória. É para o desemprego involuntário”, justificou Torelly. Ele explicou que, em determinadas situações, o trabalhador pode recusar o novo emprego e não perder o pagamento do seguro. É o caso de a vaga oferecida não ser condizente com a ocupação ou o salário ser muito diferente da remuneração anterior. O trabalhador também poderá optar por não ocupar a vaga se estiver fazendo um curso de qualificação profissional ou por motivo de doença. Mas desculpas como “vou descansar ou tirar férias” não serão aceitas.

O diretor disse que o governo será bastante criterioso no corte do seguro-desemprego. “Tudo dependerá da entrevista a que o trabalhador será submetido ao procurar atendimento”, observou. A cada oferta de trabalho que recusar, ele deverá assinar uma carta, justificando por que abriu mão de uma oportunidade.

Sistema

No caso de não haver uma vaga adequada à situação do trabalhador, o seguro-desemprego continuará sendo pago normalmente. O Ministério do Trabalho garante que, quando o posto surgir, o trabalhador será convocado. Se a convocação não surtir efeito por três vezes, o pagamento do seguro será automaticamente suspenso. O valor varia de umsalário mínimo (R$ 545 a R$ 1.019).

Fonte: Pádua Campos

MP investiga fraude na aprovação para 47 cargos em concurso da Prefeitura de Alexandria

A empresa Multi-Sai, que recentemente tem sido alvo de investigações do Ministério Público por fraudes em processo seletivos para preenchimentos de cargos em prefeituras do interior do RN, mais uma vez está sendo motivo de inquérito. O Diário Oficial do estado desta sexta-feira (2) traz a publicação do Inquérito Civil Nº 015/2011, que trata de uma investigação no concurso para o Município de Alexandria.

O MP já havia apontado diversas irregularidades em concursos realizados pela empresa em cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, como, Brejinho (RN), Jardim de Piranhas (RN), Lagoa Salgada (RN), Porto do Mangue (RN), Grossos (RN), Riacho dos Cavalos (PB), Jericó (PB) e Lagoa (PB), e na própria Alexandria (RN).
De acordo com o documento, há indícios de fraudes na aprovação de candidatos em 47 cargos do certame. Foi dado um prazo de dez dias à Prefeitura de Alexandria para que forneça a relação do resultado final de aprovados, e das pessoas nomeadas e empossadas, para os 47 cargos. Em 20 dias, a Multi-Sai e o Município devem se manifestar a respeito da instauração do inquérito.
Os cargos que estão sendo investigados são:
Operador de Sistema (SAAE)
Enfermeiro - PSF
Motorista (SAAE)
Agente Administrativo (Prefeitura)
Auxiliar de Biblioteca (Prefeitura)
Fisioterapeuta (Prefeitura)
Contador (Prefeitura)
Assistente Social (Prefeitura)
Agente fiscal de Tributos (Prefeitura)
Agrônomo (Prefeitura)
Operador da Raio X (Prefeitura)
Vigilância Sanitária (Prefeitura)
Jardineiro (Prefeitura)
Tratorista (Prefeitura)
Químico (SAAE)
Operador de ETA (Estação Tratamento Água)
Jurídico (SAAE)
Enfermeiro (Prefeitura)
Agente Administrativo (SAAE)
ASG (SAAE)
Contador (Câmara Municipal)
CADÚNICO (Programas)
Digitador (Câmara Municipal)
Assistente Social - CRAS (Programas)
Assistente Social - PPD (Programas)
Encanador (SAAE)
ASG (Câmara Municipal)
Vigilante (Câmara Municipal)
Farmacêutico/Bioquímico (Prefeitura)
Nutricionista (Prefeitura)
Técnico de Enfermagem - PSF (Programas)
Auxiliar de Consultório Dentário - PSB (Programas)
Psicólogo - CRAS (Programas)
Auxiliar de Consultório Dentário - CEO (Programas)
Professor de Geografia (Prefeitura)
Odontólogo - CEO (Programas)
Professor de Educação Básica (Prefeitura)
Professor Língua Inglesa (Prefeitura)
Professor História (Prefeitura)
Médico Veterinário (Prefeitura)
Odontólogo (Prefeitura)
Agente Comunitário de Saúde (Programas)
Agente de Combate às Endemias (Programa)
Secretário Escolar (Prefeitura)
Digitador (Prefeitura)
Motorista D (Prefeitura)
Contador (Prefeitura)

Fonte: Tribuna do Norte

Música instrumental potiguar na Rádio Assembleia

saturnino 440 x 250

A Rádio Assembleia essa semana abre espaço para divulgar o trabalho do grupo instrumental Saturnino. Misturar regional nordestino com influências musicais do Brasil e do mundo é a receita da banda.  Há quatro anos incrementando o cenário da música instrumental potiguar, o grupo lançou esse ano o seu primeiro CD: Saturnino e o Disco Avuadô.  O nome do CD é inspirado em títulos de cordel e a faixa-título narra, sem palavras, a viagem astral de um homem simples do campo ao espaço.

Em entrevista com o baixista e compositor Zé Fontes, representante do Saturnino, o programa Rio Grande da Música lança o grupo em sua programação, e traz ao público potiguar mais uma grande produção musical.

O Rio Grande da Música estreia toda sexta às 14 horas, com reprises sábado e domingo no mesmo horário, e na terça ao meio dia. Escute a Rádio Assembleia acessando o link no site da Assembleia Legislativa: www.al.rn.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Motos colidem no centro da cidade

acidentemoto1

acidentemoto2

acidentemoto3

No início da tarde desta quinta-feira (01), por volta das 13h15, aconteceu um acidente envolvendo duas motos no cruzamento das ruas Alfredo Lima e Ferreira Chaves, no centro de Santa Cruz, próximo a clínica Center Fisio.

Magno Jackson Nunes Dantas que conduzia uma Honda CG 125 de placa MZL-7652, de Natal foi socorrido para o Hospital Aluízio Bezerra, mas sofreu apenas escoriações e uma pancada na perna. Já o condutor da outra motocicleta, uma Honda CG 125 MNQ - 3110 de Santa Cruz, José Gustavo da Silva, nada sofreu. As duas motos ficaram parcialmente danificadas.

Segundo informações da polícia o acidente foi provocado por desobediência de um dos condutores a sinalização.

Fonte: Rádio Santa Cruz AM

RODADA DO BRASILEIRÃO PROMETE

 

 (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

VEJA TAMBÉM ›

 (Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Leandro Campos reassume o comando do ABC

 

Técnico em outras duas oportunidades – ambas em 2011 – volta ao alvinegro para recuperar equipe na série B.I

Após demitir Guto Ferreira após quatro jogos, a diretoria do ABC já definiu o nome para assumir o comando técnico da equipe no segundo turno da série B. Leandro Campos foi o nome escolhido – novamente – pelos dirigentes alvinegros.

E Leandro Campos já reassume os trabalhos no jogo diante do Salgueiro no sábado (3), no interior de Pernambuco. Segundo informações, a volta de Campos foi um pedido dos jogadores.

Em suas passagens pelo ABC, Leandro Campos conquistou dois títulos estaduais, o acesso para a Série B e o inédito título de Campeão Brasileiro da C e o vice campeonato do campeonato do Nordeste.

Ainda não foi confirmada a data do retorno do treinador a Natal nem se pretende fazer reforumações no atual elenco do ABC.

mobilizacaonacional

COMISSÃO ELEITORAL DA ESCOLA EEMAS JÁ FOI ELEITA

 

Escola Arioene já escolheu a sua Comissão Eleitoral para as eleições diretas

escudodaeemas

Ontem, em Assembleia Geral na sala de multimídia da Escola Arioene com a presença dos gestores Rejane Simone e Andrea Karmen, coordenadores, funcionários, professores, pais ou responsáveis de alunos e alunos elegeram a nova comissão eleitoral que organizará o pleito eleitoral de 2011 que acontecerá no mês de outubro ou novembro. De acordo com as normas da Secretaria de Educação foram escolhidos 1 representante do segmento dos funcionários, 1 do segmento dos professores,1 do segmento dos pais e 1 do segmento dos alunos. Ficando assim formada a Comissão Eleitoral:

Presidente da Comissão Eleitoral

Francisco Pinheiro de Maria

Secretário

georgearaujo 005

José George Pacheco de Araujo

Membro da Comissão

José Leandro Brilhante

Membro da Comissão

 

Crerolaine Conceição da Costa

002

 

Blogger news

Blogroll

About