Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, junho 30, 2011

Deputados aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias

_MG_0616

A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO foi aprovada por unanimidade esta tarde, com oito emendas acolhidas pelo relator da matéria, o deputado Raimundo Fernandes-PMN. A LDO é um projeto de lei do Executivo submetido ao Legislativo, estabelecendo as regras para a elaboração do orçamento geral para o exercício do próximo ano.

O deputado Fernando Mineiro-PT apresentou recurso ao plenário na tentativa de incluir mais duas emendas de sua autoria que tinham sido rejeitadas na Comissão de Finanças e Fiscalização. O deputado Ricardo Motta, que presidiu a sessão – a última antes do recesso do meio do ano – colocou em votação, mas as emendas também foram rejeitadas pela maioria dos 21 deputados participantes.

Duas outras matérias foram deliberadas antes da discussão e votação da LDO. Uma que cria o Fundo para a Saúde da Polícia Militar e a outra uma Lei Complementar que regulariza a cessão de servidores da administração estadual. As duas foram aprovadas por maioria.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Presidente entrega minuta de projeto à governadora

Reunio presidente governadora cooperativismo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, entregou à governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta quinta-feira, 30, a minuta de um projeto de lei instituindo a política estadual de apoio ao cooperativismo para análise técnica do Executivo e posterior envio para apreciação do Legislativo. Pela proposta, a nova legislação criará mecanismos de incentivo a esse modelo econômico, como Conselho e Fundo estaduais, política educacional para o cooperativismo e sistema tributário específico.

Também participaram da reunião, na Governadoria, o presidente da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social e do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RN), Roberto Coelho, o assessor da Sescoop/RN Maurício Pandophi e o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

“Nós viemos solicitar o apoio institucional do governo e entregar a minuta do projeto de lei que incentiva a atividade do cooperativismo no Rio Grande do Norte. Em Minas Gerais, onde legislação semelhante foi aprovada, o cooperativismo teve uma explosão. No passado, a Assembleia aprovou esse projeto, mas ele teve vários artigos vetados. O que terminou inviabilizando a sua aplicação”, explicou o deputado Ricardo Motta.

Energia

Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa informou à governadora Rosalba Ciarlini que, na primeira quinzena de julho, chega ao Estado uma comitiva de empresários alemães do setor de energias renováveis e potenciais investidores para conhecer o Rio Grande do Norte. “Nós encaminhamos convite e esses empresários estão para chegar”, disse Ricardo Motta. Os alemães serão recebidos também pela governadora.

Roberto Coelho afirmou que um exemplo da aplicação de energia termo solar, da qual os alemães detém tecnologia de ponta, seria o Estádio Arena das Dunas. “O custo para instalação do sistema corresponde a 1,5% do valor total da obra e seu potencial é enorme. Em oito anos, a energia produzida por esse sistema termo solar seria o correspondente ao valor para a construção do próprio Estádio”, explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Ricardo Motta anuncia nova lei do Cooperativismo

_MG_0484

O presidente da Assembleia Legislativa e da Frente Parlamentar Cooperativista, deputado Ricardo Motta, anunciou hoje, 30, que está em formatação uma nova lei de incentivo ao Cooperativismo do Rio Grande do Norte. A informação foi repassada a dirigentes e cooperados durante o 6º Congresso Cooperativista Potiguar, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RN) e Organização Cooperativista do Brasil (OCB/RN).

De acordo com Ricardo Motta, em 2004, uma legislação foi aprovada pelo Legislativo, mas teve a maior parte dos seus artigos vetados, inviabilizando a sua efetivação. Entre os instrumentos viabilizados por meio da lei estão o Conselho e Fundo estaduais do Cooperativismo. “Depois de muitos anos, temos agora o desafio de modernizar a legislação, tendo em vista as mudanças na estrutura tributária do país. E isso já está sendo estudado e deveremos apresentar para apreciação da nossa Assembleia Legislativa, muito em breve. Certamente, será um marco rumo ao fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Norte”, disse.

Esse modelo econômico tem números expressivos no Estado. “São mais de 200 cooperativas, mais de 70 mil cooperados e já está perto de alcançar o número de 400 mil potiguares sobrevivendo da atividade nos mais diversos ramos de atividade. Quase a totalidade da população do nosso Estado consome produtos e serviços oferecidos por cooperativas”, afirmou.

Em relação à Frencoop, o presidente informou que está em andamento um trabalho para o seu relançamento, em função do início de uma nova legislatura. No momento, está sendo feito um trabalho junto aos parlamentares, sendo que 14 já aderiram à Frente. Paralelamente, o deputado Ricardo Motta tem trabalhado no sentido de incentivar a consolidação de cooperativas no segmento de energias renováveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

AL homenageia 96 anos do ABC

_MG_0525

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta-feira, 30, Sessão Solene em homenagem aos 96 anos do ABC. O evento reuniu no Plenário, ex-jogadores, torcedores e dirigentes. A iniciativa foi do deputado Poti Junior, que atualmente também exerce a vice-presidência do clube. “São 96 anos de história, vitórias e glórias. Hoje o ABC é o recordista brasileiro de títulos estaduais, único decacampeão, e único clube potiguar campeão brasileiro da terceira divisão. Não posso deixar de citar Câmara Cascudo: Numa cidade chamada Nata, existe um povo chamado ABC”, afirmou.

O presidente do ABC, Rubens Guilherme, recebeu a placa comemorativa. “A Casa do Povo está fazendo uma justa homenagem ao clube do povo. A gente abandona a família e os negócios, abdica do lazer, e só a paixão pelo ABC faz isso”, disse Rubens Guilherme. A Assembleia também concedeu placas comemorativas para personagens importantes na história do clube, como: Piaba, Cadinha, Otávio, Baltazar, Tidão, Batista, Odissé, Moré e João Galego. Os ex-jogadores do clube Odilon, Sérgio Alves e Danilo Menezes não puderam comparecer e foram representados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

DER inicia recuperação do trecho do calçadão da Via Costeira

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) inicia na tarde desta quinta-feira (30) as obras para recuperação do trecho da Via Costeira, que cedeu nesta quarta (29) em função das últimas chuvas registradas em Natal. Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e do DER estão no local analisando a área, auxiliados pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), responsável pela sinalização aos condutores que trafegam na região.

De acordo com o diretor de operações do DER, Jonas Barbosa, as máquinas mais pesadas serão deslocadas para a Via Costeira nesta tarde. As obras de recuperação do calçadão devem durar quatro dias e a recomposição da galeria de drenagem rstará completa em 11 dias. Ainda segundo o diretor, uma análise mais detalhada não comprovou outros pontos de erosão, mas o isolamento de uma faixa da via foi realizado com a intenção de proteger os motoristas.

Com as últimas chuvas, a galeria de drenagem sofreu um dano, agravado pelo rompimento de um cano de esgoto da Caern. Apesar do buraco formado, não houve evolução na erosão registrada nas faixas de rolamento da Via Costeira. “O dano foi especificamente no ponto onde houve a queda de parte do calçadão. Não foi notificado nenhum outro local de erosão e o problema foi pontual. A recuperação do calçadão e da galeria de drenagem deve durar 15 dias”, declarou Jonas Barbosa.

Fonte: ASSECOM/RN

5ª Edição do Prêmio Cosern Literatura de Cordel

Cartaz

A 5ª EDIÇÃO DO PRÊMIO COSERN LITERATURA DE CORDEL ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS// COM OBJETIVO DE ESTIMULAR A LEITURA E A PRODUÇÃO LITERÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE/ O CONCURSO É DIVIDIDO EM TRÊS CATEGORIAS// ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO/ ENSINO FUNDAMENTAL/ E CATEGORIA LIVRE//

OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES DE CADA CATEGORIA RECEBERÃO UM TROFÉU E A QUANTIA DE R$ 1.000,00 DURANTE A SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DO SERIDÓ//

PARA PARTICIPAR/ OS INTERESSADOS PRECISAM LER O REGULAMENTO NO SITE/ www.premiocordel.com.br / BAIXAR A FICHA DE INSCRIÇÃO E PRODUZIR O CORDEL/ QUE DEVERÁ SER DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO TEMA "VIDA É ENERGIA"// AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS E SEGUEM ATÉ O DIA 19 DE AGOSTO// PARTICIPE.

TSE aprova calendário para as Eleições 2012

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite da última terça-feira (28), o calendário eleitoral referente às eleições municipais de 2012, O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno.
O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Principais datas
Um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.
A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos. Também a partir desse dia, a Administração Pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais.

Em 9 de maio termina o prazo para que o eleitor possa requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Neste mesmo dia termina o prazo para que o eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida peça transferência para uma seção eleitoral especial.
As convenções para escolha dos candidatos acontecem entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção.

Os registros dos candidatos podem ser feitos, pelos partidos ou coligações, até o dia 5 de julho. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
Os registros dos candidatos podem ser impugnados até o dia 18 de julho, seja por adversários, partidos políticos, coligações ou pelo Ministério Público.

No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, relatório dos recursos recebidos para financiamento da campanha eleitoral: a primeira prestação de contas parcial.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira.
A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro.

A lacração dos programas-fonte, executáveis, arquivos fixos, de assinatura digital e chaves públicas, utilizados nas urnas eletrônicas, acontece até o dia 19 de setembro.
A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV se encerra no dia 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito. Na mesma data se encerra o prazo para propaganda mediante reuniões públicas ou comícios, e também para realização de debates nas rádios e nas TVs.

No dia 5, se encerra o prazo para divulgação de propaganda paga em jornal impresso. E no dia 6, acaba o prazo para propaganda mediante alto-falantes ou amplificadores de som, bem como para distribuição de material gráfico e promoção de carreatas.
O primeiro turno acontece no primeiro domingo de outubro, dia 7. Nos municípios onde houver necessidade de segundo turno, a propaganda eleitoral fica permitida já a partir do dia 8. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV, para o segundo turno, pode começar até o dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. O segundo turno acontece no último domingo de outubro, dia 28.

No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas.
O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar. A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Garibaldi anuncia antecipação do 13º para aposentados do Brasil

Os aposentados comemoraram o anúncio feito pelo ministro da Previdência Social nesta quarta-feira (29) da antecipação do 13º salário no próximo mês de agosto. De acordo com o ministro, o decreto que valida a antecipação deve ser publicado nos próximos dias.
De Brasília, o ministro Garibaldi conversou com a reportagem e explicou as regras da antecipação. “O decreto irá estabelecer as bases da previsão de pagamento e os critérios estabelecidos. Estamos programando a publicação do decreto em agosto”, comenta Garibaldi Alves Filho.

Segundo Garibaldi, o percentual da antecipação do 13º salário ainda não está definido, mas este ano deve variar entre 40% e 50% do valor total, que antes era pago em dezembro.
A previsão é que nos próximos dois anos, a antecipação seja nos meses de julho e no ano de 2013, em junho, correpondendo a antecipação tradicional feita pelos órgãos públicos do Estado e do município.
Os bons frutos para os aposentados em todo o Brasil pode ser resultado do trabalho da Previdência que atingiu esse mês um aumento na arrecadação de 9% e uma queda no índice de inadimplência.
Para o ministro Garibaldi, os fatores de desenvolvimento do país contribuem para os bons resultados. “Hoje temos um país com um ritmo de crescimento onde as pessoas têm emprego e podem contribuir mensalmente com a Previdência”, justifica.

RG Biométrico

O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.

Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo – o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).

A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro “serão um teste importante” para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.

O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões.

Fonte: Agência Estado

ABC é o aniversariante desta quarta-feira(29)

O aniversariante do dia é o ABC Futebol Clube. O time mais querido do Estado completa 96 anos de existência.

Clube mais antigo do RN, o ABC foi fundado em 1915 por um grupo de jovens natalenses. De lá prá cá o “Mais Querido” deu muito mais alegrias do que tristeza aos seus milhares de torcedores.

O ABC é o time que mais conquistou títulos estaduais no País: 52 ao todo.

Para marcar a passagem dos 96 anos do ABC, a Assembléia Legislativa realiza nesta quinta-feira(30) uma sessão solene, proposta pelo deputado Poti Júnior, vice-presidente do time do povo. Evento começa às 10 horas no plenário Clóvis Motta.

Parabéns, ABC, e vida longa!

Márcia cobra audiência sobre estrada

_MG_0085

A deputada Márcia Maia (PSB) fez um apelo ao governo estadual para que se posicione com relação à audiência solicitada pela parlamentar, para tratar do asfaltamento da RN 016, que liga os municípios de Carnaubais e Serra do Mel. Márcia afirmou que espera que a governadora Rosalba Ciarlini dê uma resposta até o próximo dia 14, quando o Consórcio Intergestores Vale Unido (G12) fará uma nova reunião para tratar sobre o assunto.

A parlamentar cobrou ainda, na sessão plenária desta quarta-feira, 29, a regulamentação da lei Zilda Arns, de sua autoria, que foi sancionada pelo Governo do Estado. “ A lei precisa ser regulamentada, simplesmente caiu no esquecimento”, concluiu Márcia Maia.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Estudante do RN vai representar o Brasil nos EUA

PQAAAFBrOZkhtSivoJ4gEMGKydc5hK2-WYAS304AMWvtb3zU5JxVm28jQHlnWM2bhB0JbyqY1fKJggymdownTrCUpigAm1T1UKxKctndpnkhYaFhJoMB_YgNMdL6

O ex-aluno da Escola Estadual Nestor Lima, Allan Jales Coutinho, de 18 anos, que atualmente é aluno do IFRN, foi selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos para participar de um curso de verão em uma das melhores escolas americanas, a Phillips Exeter Academy. Allan viaja nesta quinta (30) para um curso com duração de cinco semanas em que vai estudar História dos EUA, gramática da língua inglesa para não nativos e desenvolvimento da habilidade na escrita.

Allan participou do Programa Jovens Embaixadores onde teve a oportunidade de representar o Brasil e mostrar a cultura brasileira para os americanos, no início deste ano.  O programa Jovens Embaixadores é desenvolvido no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação. O programa seleciona um jovem para representar seu estado e o país durante uma temporada nos EUA, participando de intercambio cultural, cursos de liderança e plano de ação social em uma prefeitura local.

Após a participação da primeira etapa do Programa Jovens Embaixadores, o aluno potiguar se inscreveu em outra seleção para concorrer com outros 36 jovens embaixadores. Ele também foi um dos três escolhidos para voltar aos EUA e participar do curso de verão. Nesta nova etapa, Allan foi selecionado por meio de teste escrito, um vídeo apresentado no programa da Rede Globo, no Caldeirão do Huck e por uma entrevista em inglês. Os outros dois jovens são da Bahia e do Piauí.

Sobre o novo desafio e a oportunidade de participar de um curso na renomada Phillips Exeter Academy, onde estudaram o escritor Dan Brown (autor do livro O Código da Vinci) e os criadores do Facebook, Allan afirma que se sente honrado. “O programa não é uma colônia de férias. Não fui aos EUA e não vou voltar lá para fazer turismo. O objetivo é buscar o máximo de conhecimento para aplicá-los em programas sociais nas comunidades, pois o jovem embaixador tem como foco principal ajudar a comunidade”, concluiu Allan.   

Segundo a professora Vera Lúcia Reis, técnica responsável pelo desenvolvimento de projetos da Subcoordenadoria de Ensino Médio da SEEC, o Rio Grande do Norte tem se destacado em programas como o Jovens Embaixadores. “No ano passado, a estudante Bruna Dantas Lobato participou do Programa, nas duas etapas, e este ano concorreu num exame tipo vestibular, com provas de diversas matérias, todas em inglês, e foi aprovada e contemplada com uma bolsa para cursar Direito na Universidade de Vermont”, comemora a professora.

Fonte: ASSECOM/RN

SEEL promove palestra com engenheiro responsável pelo projeto da Arena do Dragão

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) irá promover uma palestra com o engenheiro Luís Silva, responsável por projetar o estádio Arena do Dragão, do clube português FC Porto. O evento será uma oportunidade para toda a população de Natal entender a importância de ser construída uma arena esportiva e quais benefícios serão conseguidos através dela. A palestra será gratuita e aberta ao público, nesta quinta-feira (30), às 15h30, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e dos Recursos Humanos (Searh).

"A palestra de Luís Silva vai destacar a sustentabilidade de uma arena. E, também, vai servir para trabalhar a cultura da sustentabilidade das praças esportivas como o CAIC que nós temos e é subutilizado. É preciso se mudar a formar de gerir estas praças esportivas para que eles tenham condição de manutenção, utilidade e uma pauta de eventos atrativa", disse o secretário Joacy Bastos, salientando que Luís Silva vem para mostrar a experiência do Porto para haver uma troca de ideias com despotistas e promotores de eventos potiguares.

O engenheiro vai falar da funcionalidade de um templo esportivo. A Arena deve ser projetada para garantir um entretenimento completo aos seus consumidores, garantindo lazer durante todos os dias da semana e uma ênfase ainda maior nos dias de jogo, trazendo experiências únicas e espetaculares. A Arena do Dragão do clube português FC Porto é um grande exemplo disso. O local foi planejado para ter funcionalidade plena durante o ano inteiro.

Luís Silva já participou de outros eventos semelhantes no Brasil. O último foi em Recife, no mês passado, quando o engenheiro enfatizou o case de sucesso do Porto, para cerca de 800 pessoas em evento realizado pelo estudioso de marketing esportivo José Carlos Brunoro. “Foi um evento espetacular. Tenho certeza de que as pessoas passaram a olhar de outra forma a importância de uma Arena”, ressaltou Luís.

Fonte: ASSECOM/RN

E a greve continua…

O governo do estado do RN vem virando as costas para a greve dos trabalhados res em educação em greve desde o dia 02 de maio. Há mais de 15 dias a direção do SINTE vem tentando audiência com a SEEC e até o momento nenhuma resposta tem recebido por parte da secretaria.
De acordo com Janeayre Souto, diretora de organização do SINTE, o governo estadual vem se posicionando no sentido de construir uma queda de braço com os servidores estaduais. A casa civil do estado tem se mostrado insensível e truculenta quando não recebe as direções dos mais diversos sindicatos dos servidores públicos. Nem a comissão de deputados construída para a intermediação da reabertura do dialogo entre o governo e os servidores em greve consegue ser recebida pela casa civil do estado.

A população do RN está reprovando e dizendo não a truculência da governadora, tanto é que o governo da Rosa vem apresentando uma rejeição de 59% da população do nosso estado, relata a dirigente.

E a greve continua…

O governo do estado do RN vem virando as costas para a greve dos trabalhados res em educação em greve desde o dia 02 de maio. Há mais de 15 dias a direção do SINTE vem tentando audiência com a SEEC e até o momento nenhuma resposta tem recebido por parte da secretaria.
De acordo com Janeayre Souto, diretora de organização do SINTE, o governo estadual vem se posicionando no sentido de construir uma queda de braço com os servidores estaduais. A casa civil do estado tem se mostrado insensível e truculenta quando não recebe as direções dos mais diversos sindicatos dos servidores públicos. Nem a comissão de deputados construída para a intermediação da reabertura do dialogo entre o governo e os servidores em greve consegue ser recebida pela casa civil do estado.

A população do RN está reprovando e dizendo não a truculência da governadora, tanto é que o governo da Rosa vem apresentando uma rejeição de 59% da população do nosso estado, relata a dirigente.

Região agreste festeja visita da governadora Rosalba Ciarlini

Nova Cruz 25

A governadora Rosalba Ciarlini participou da festa de comemoração da noite de São Pedro nesta terça-feira, 28, na cidade de Nova Cruz, região Agreste do Rio Grande do Norte. Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria e do deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Gesane Marinho e Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa Rosalba Ciarlini falou com a população e prestigiou a programação cultural do evento.

Nova Cruz 17

Em entrevista para a rádio Agreste FM, a governadora reafirmou a parceria com o prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo. “O prefeito antes estava trabalhando sozinho, mas agora ele pode dizer que tem uma governadora e um vice-governador ao seu lado. Estamos trabalhando para atrair fábricas para a região e sempre cobrando mais ações do Governo Federal que tragam cada vez mais melhorias para o Rio Grande do Norte”, disse Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

Jucern amplia serviços em Mossoró

Reunião com secretariado

Empresários, comerciantes e contadores de Mossoró e região não precisam mais se deslocar para Natal em busca de atendimento diferenciado na Junta Comercial do Rio Grande do Norte (JUCERN). Desde o dia 13 de junho que a unidade de Mossoró está ofertando novas ações, como pesquisa de nome, registro de constituição de alterações de empresários e sociedade, registro de balanços, registro de atas de cooperativas, de CNJP e livros digitais. O presidente do órgão no RN, Pedro Alcântara, afirmou que a unidade mossoroense, com essas alterações, está com 98% de capacidade para atender a demanda que antes era direcionada para a capital do Estado.

Alcântara informa que a governadora Rosalba Ciarlini, conhecedora da realidade empresarial e comercial do Oeste do Rio Grande do Norte, determinou ampliação na oferta de atendimentos da Jucern de Mossoró. Ele disse que, diante do número de empresas e indústrias instaladas na região, bem como pelo crescimento comercial regional, a ampliação no atendimento do órgão se apresentava como imprescindível para que empresários e contadores não precisassem se deslocar até Natal para resolver seus problemas.

Antes da ampliação da oferta de atendimento, a Jucern de Mossoró realizava apenas a emissão de certidão para empresas e contadores, que, diante da inexistência de uma política direcionada ao fortalecimento do próprio órgão estadual, precisavam se deslocar à unidade de Natal para ter acesso a outros procedimentos inerentes à atividade comercial e empresarial. “É um avanço grande. Com esses serviços, a Jucern de Mossoró e região praticamente fica com 100% do que é feito em Natal”, afirmou Pedro Alcântara.

O presidente da Jucern disse ser sabedor da realidade dos empresários do Oeste, uma vez que já presidiu o Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejo) e sabe perfeitamente da importância de se ter esses serviços ofertados em Mossoró. “A cidade e a região estão crescendo. Já fui presidente do sindicato patronal e sei perfeitamente o quão é importante que a Jucern oferte esses atendimentos em Mossoró”, comentou.

Alcântara acrescentou que o objetivo da governadora Rosalba Ciarlini é ampliar as ações da Jucern nas outras regiões. Disse que a meta agora é  direcionar os mesmos serviços ofertados em Mossoró para as unidades de Caicó e Pau dos Ferros. “Claro que levaremos a ampliação dos serviços para as cidades polos. A Jucern é de vital importância para o comércio: é um cartório onde as empresas nascem e onde todas as operações são feitas”, afirmou.

Além disso, Pedro Alcântara disse que a ampliação da oferta de atendimentos da Jucern em Mossoró e região atende uma reivindicação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), cujo presidente, José Nilson Rodrigues, agradeceu o atendimento do pleito e reconheceu a melhoria dos serviços prestados pelo órgão estadual.

O escritório da Jucern fica localizado na Rua Francisco Izodio, nº 112, Sindivarejo, Centro – Mossoró. O horário de funcionamento é das 8h às 14h. Contato: 3134 1778.

Fonte: ASSECOM/RN

Comissão de Finanças e Fiscalização aprova LDO

_MG_0353

A última reunião ordinária da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa neste semestre aprovou duas mensagens governamentais. A mais importante foi o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define metas para a execução orçamentária do próximo ano. A LDO foi aprovada com 10 capítulos, contendo 60 artigos. O relator, deputado Raimundo Fernandes (PMN), afirmou que foram apresentadas 10 emendas, das quais oito foram incorporadas ao relatório. “A LDO é importante para que no final do ano possamos trabalhar bem o Orçamento Geral do Estado. O que achavamos que poderiamos mudar agora para facilitar nosso trabalho durante o debate do orçamento fizemos”, afirmou Raimundo Fernandes. As emendas rejeitadas eram repetidas, ou já estavam contempladas.

O Projeto de Lei 092 de 2011, de iniciativa do Governo do Estado, que cria o Fundo de Manutenção e Aperfeiçoamento da Diretoria de Saúde da Polícia Militar também teve parecer favorável. O deputado George Soares (PR) foi o relator e destacou a importância do projeto no futuro. “Agora com a criação do Fundo será possível destinar no orçamento verba diretamente para a manutenção e ampliação do Hospital da Polícia Militar”, defendeu o parlamentar.

No segundo semestre a primeira matéria que a comissão deve apreciar é o Projeto de Lei que trata da negociação de dívidas do Estado. A matéria será relatada pelo deputado George Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Cresce renda do Nordestino

Ainda que disparidades regionais continuem gritantes, o Brasil ficou menos desigual na década passada. A divulgação dos dados do Censo Demográfico do IBGE esmiúça como o movimento afetou as cidades.

A comparação da renda média domiciliar per capita em 2000 e 2010 mostra, por exemplo, que municípios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa, enquanto cidades paulistas lideram a lista das que menos avançaram na década.

Considerando apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes –os muito pequenos são mais sujeitos a variações-, entre os 50 que mais avançaram, metade são nordestinos e um paulista (Franco da Rocha).

Já na lista dos 50 que menos avançaram, 36 são de São Paulo. Corrigindo os valores de 2000 pela inflação acumulada em dez anos pelo INPC (indicador do IBGE), 12 tiveram até mesmo pequena queda no rendimento médio. Nove entre eles são paulistas.

É natural que municípios mais pobres tenham margem maior para avançar mais. No entanto, isso nem sempre ocorreu num país que se acostumou com a desigualdade. Nos anos 80, por exemplo, São Paulo viu a renda média de seus domicílios subir 17%, enquanto o Maranhão avançou 7%.

Fonte: Folha Online

Copa do Mundo 2014

A Câmara dos Deputados diminuiu os poderes da Fifa e o Comitê Olímpico Internacional (COI) na definição de gastos das obras para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. A alteração foi feita ontem à noite na votação da medida provisória que cria as regras especiais de licitação para obras dos dois eventos, o chamado Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O texto, que será votado agora pelos senadores, também deixou mais claro que os órgãos de controle terão acesso aos orçamentos previstos nos editais das obras.

“Houve um consenso para que isso saísse do texto”, disse o líder do PT, Paulo Teixeira (SP). “Isso era secundário para o governo e só saiu porque todos concordaram”, emendou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Antes da alteração, a Fifa e o COI ficavam acima da Lei de Licitações e podiam exigir a qualquer momento reajustes no valor dos contratos das obras – os chamados aditivos.

Com o acordo fechado entre os líderes, a Fifa e o COI ficam sujeitos à Lei de Licitações, quando forem propor os aditivos às obras para os eventos no Brasil. A Lei de Licitações (Lei 8.666/93) fixa o limite de 25% para obras e de 50% para as reformas nos contratos de aditamento. (Estadão)

Cratera com dez metros de largura engole veiculo no bairro de Candelária

Após as últimas chuvas que caíram em Natal, uma cratera com aproximadamente 10 metros de diâmetro e três de profundidade, se formou na manhã de ontem(29) no cruzamento entre as Avenidas Raimundo chaves e Prudente de Morais, no Bairro de Candelária.

O buraco chegou a engolir um carro com um casal que tentava estacionar o veiculo em sua residência, porém as duas vítimas conseguiram sair do veiculo em segurança. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros (CB) que se encontra no local, além do veículo, duas árvores e um poste também cederam na cratera que esta tomando boa parte da via.

Congresso Nacional poderá aprovar o fim das coligações

Com 14 votos favoráveis e 06 contrários, foi aprovada nesta quarta-feira (29), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proposta de emenda à Constituição que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais. A matéria será enviada para votação em Plenário.

A proposta (PEC 40/2011) foi apresentada pela Comissão da Reforma Política do Senado e recebeu voto favorável do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). De acordo com o texto, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador).

A PEC mantém determinação constitucional que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as coligações em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

Fim das coligações deixa partidos nanicos em desvantagem

Os partidos pequenos, conhecidos por nanicos, poderão não conseguir mais eleger parlamentares para as mais diversas casas legislativas do país. Com o fim das coligações, típicas das eleições proporcionais, que elegem vereadores, deputados estaduais e federais e Senadores, o sistema poderá não fazer parte do sistema eleitoral brasileiro.

O sistema proporcional elege o maior número de parlamentares de uma coligação que conseguir atingir o coeficiente eleitoral. Este último é o número de votantes dividido pelo número de vagas. Mais votos, mais vagas. Dessa forma, as coligações mais fortes conseguem mais vagas.

No caso dos partidos nanicos, os mesmos se unem para conseguir o maior número de votos, atingindo o coeficiente eleitoral, e eleger pelo ao menos um parlamentar.

A eleição proporcional permite o jogo das alianças entre os partidos, além da possibilidade dos partidos pequenos eleger seus representantes. Com o fim das coligações tudo vai mudar.

O debate sobre a reforma política continua, algumas mudanças acontecerão, mas nada que atrapalhe os interesses de quem está no poder.

Palestra sobre endividamento rural movimenta cidades do interior

A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) promoverá nos dias 30 de junho e 1° de julho, palestras sobre endividamento rural. O evento será ministrado pelo técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Edvaldo Brito.

As palestras serão realizadas no dia 30 de junho, em Caicó, às 09h, no Centro Administrativo da cidade e em Assú, no dia 1° de julho, no mesmo horário, no Sindicato da Lavoura, na Rua 24 de junho, defronte a unidade do Senac da cidade.

De acordo com o assessor jurídico da Federação da Agricultura, Caio Túlio Bezerra, essas palestras servirão para orientar os produtores rurais de como proceder nas questões de dívidas com instituições financeiras.

Documentação

Os produtores que tiverem interesse em recalcular as suas dívidas rurais, deverão comparecer aos sindicatos munidos com os seguintes documentos; (os que estiverem sendo executados na Justiça) cópia integral (de capa a capa) do processo de execução que tramita na Justiça e (os que não estiverem sendo executados na Justiça) contrato original, aditivos e boletos bancários.

Mais uma de Bolsonaro…

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara arquivou há pouco a representação do P-SOL contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar, como informa a Agência Brasil. O relator do processo, deputado Sérgio Brito (PSB-BA), apresentou parecer favorável à admissibilidade da representação feita pelo P-SOL. No entanto, o parecer foi rejeitado, em votação aberta, por 10 votos a 7. Com isso, a representação foi arquivada e o processo encerrado.

Brito disse que foi uma surpresa a rejeição do seu parecer, uma vez que na sua avaliação há indícios que deveriam ser investigados . “No meu entendimento, a investigação se justificava, mas o conselho entendeu que não havia motivos para o processo prosseguir e rejeitou o parecer.”

Bolsonaro, que apresentou pessoalmente sua defesa, disse que a questão entre ele e o P-SOL era pessoal. O parlamentar também negou ter agredido a senadora Marinor (P-SOL-PA). Segundo o deputado, ela lhe deu vários tapas e o chamou de “pedófilo”.

O parlamentar disse que se fosse aprovada a admissibilidade da representação, teria a oportunidade de se defender e mostrar vários vídeos envolvendo deputados do P-SOL com movimentos gays, inclusive com a liberação de recursos orçamentários para os movimentos.

 

Blogger news

Blogroll

About