Pages

Ads 468x60px

terça-feira, setembro 27, 2011

Rio Grande do Norte inicia Campanha para Doação de Órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Rio Grande do Norte(CNCDO) realiza na próxima quinta feira(29) às 9 horas, no auditório do Hotel Serhs, a abertura da Campanha de Doação de Órgãos no Estado.

A Política Estadual de Transplantes tem como objetivo fortalecer os serviços de saúde para garantir à população o acesso a todos os procedimentos relacionados, desde o pré até o pós  transplante.
No dia 27 de setembro é comemorado em todo o país, o Dia Mundial de Doação de Órgãos, sendo assim, a Central de Transplantes responsável em coordenar as captações de órgãos ou tecidos no Rio Grande do Norte irá apresentar os últimos números do estado nessa área.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes(ABTO), o Rio Grande do Norte realizou 16,4 captações multiorgânicas por milhão de habitantes/ano, permanecendo o estado em destaque nacional e ultrapassando a média no país de 11 captações. O Estado também se destaca na região Nordeste em número de transplantes renais, assumindo a primeira posição.
ASSISTÊNCIA – O SUS é o maior sistema público de transplantes do mundo. Cerca de 95% das cirurgias deste tipo feitas no Brasil, de forma totalmente gratuita, são realizadas pelo Sistema Único de Saúde. O Brasil é referência internacional em transplantes por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde. Ano passado, foram 21.040 cirurgias feitas pelo SUS, quase o dobro da quantidade registrada em 2002 (11.203). E a expectativa é que o número de transplantes realizados este ano supere a marca de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About