Na tentativa de amenizar os transtornos nas ruas asfaltadas da capital, a Caern está usando o asfalto ecológico.
Primeiro o trabalhador varre o buraco para tirar o excesso de sujeira. Depois, aplica o produto, bate para ficar bem compactado e pronto, o buraco está tapado.
A mistura leva 20% de borracha de pneus velhos. Pode ser aplicado por uma única pessoa, não precisa daquele maquinário todo usado para tapar buracos e o melhor, seca rápido.
Os próprios carros ajudam na compactação. Depois de seco, não dá pra ver a diferença com o asfalto comum. Os primeiros testes com o asfalto ecológico foram feitos em setembro do ano passado pela Caern. O produto é utilizado para reparar trechos que passam por serviços de manutenção das redes de água e esgoto e para reparos emergenciais, principalmente nos periodos de chuvas.
Ele tem uma resistência a água bem maior, o que é uma grande vantagem, já que o asfalto convencional, após ser aplicado, precisa ser mantido seco por no mínimo 72 horas. No caso do ecológico, imediatamente após o tráfego é liberado, explica Lamarcos Teixeira, gerente regional da Caern.
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