Pages

Ads 468x60px

domingo, junho 19, 2011

Rosalba Ciarlini inaugura base descentralizada do SAMU em Assu

Visando a melhoria do atendimento às urgências no interior do Rio Grande do Norte, a governadora Rosalba Ciarlini participou neste sábado (18), da entrega das chaves de duas novas ambulâncias no município de Assu. A entrega marcou a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os veículos - um de suporte avançado e um de suporte básico - fazem parte do plano de regionalização do SAMU no estado. A Base descentralizada inaugurada irá atender a região do vale do Assu, abrangendo os municípios que compõe a 8ª regional de saúde do estado: Angicos, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Fernando Pedrosa, Itajá, Ipanguassu, Paraú, Porto do Mangue, São Rafael, Triunfo Potiguar e Pendências.

A meta da secretaria de Estado da Saúde Pública é implementar em breve o SAMU Metropolitano Oeste, que englobará os municípios de Mossoró, Caraúbas, Baraúnas, Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros e São Miguel. Cerca de 20 profissionais estão sendo capacitados pelas equipes do SAMU Mossoró e Corpo de Bombeiros para atuar nas ambulâncias de Assu.

De acordo com Luiz Roberto Fonseca, coordenador geral do SAMU, a expectativa é que dentro de 30 dias os municípios restantes recebam seus veículos. "Pretendemos dar seguimento ao processo de regionalização entregando mais seis ambulâncias de suporte básico para o restante dos municípios que compõem o SAMU Oeste. Estamos preparando as estruturas de atendimento, não adianta apenas espalhar as ambulâncias sem a preparação adequada. Estamos desenvolvendo um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros, que atuará no auxílio ao resgate de vítimas de acidentes", afirmou o coordenador.

Na solenidade a governadora Rosalba Ciarlini destacou os avanços conseguidos na área da saúde dentro do pouco tempo de gestão. “Ainda em janeiro entregamos 14 ambulâncias, aos poucos estamos distribuindo de maneira planejada os veículos restantes”, disse a governadora. “O convênio anterior para distribuição das ambulâncias não contemplava melhorias efetivas no sistema de atendimento à urgência, apenas liberava os veículos contribuindo para a ambulâncioterapia, nós fazemos diferente, de maneira a fortalecer o SAMU com cobertura para todo o estado”, explicou Rosalba Ciarlini.

A expansão do SAMU no Rio Grande do Norte prevê ainda a criação do SAMU Metropolitano Leste - que irá incluir os municípios de Canguaretama, Goianinha, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça, João Câmara, Touros e Macau - e o SAMU Seridó/Trairi, que terá sede em Caicó e irá atender, na primeira fase de implantação, os municípios de Currais Novos, Santa Cruz e Parelhas.

Segundo Domício Arruda, secretário de estado da Saúde Pública, o critério de escolha para a cidade de Assu foi a recente melhoria do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos. “Primeiro precisamos formar uma estrutura que tenha condições de receber as urgências, isso já está sendo providenciado nas outras cidades pólo do estado. O Hospital Walfredo Gurgel ainda continua com pacientes nos corredores e essa situação só pode ser resolvida quando os casos comecem a ser atendidos em outros centros, desinchando a estrutura da capital”, disse Domício.

A expectativa é que o SAMU Leste esteja em pleno funcionamento dentro de 60 dias. Já a inauguração do SAMU Seridó/Trairi está prevista para o final do segundo semestre de 2011.


Rede de saúde de Assu também recebe outras melhorias

“Em cinco meses estamos vendo em Assu melhorias que não víamos há 30 anos”, disse o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, sobre a notícia dada pela governadora Rosalba Ciarlini sobre chegada de novos equipamentos de raio-x e a ativação do aparelho para mamografias, encaixotado desde a entrega por falta de material complementar para a realização do exame.

“Desde o começo da gestão já tivemos aqui a abertura de um Prontoatendimento, que só no mês de maio atendeu mais de cinco mil pessoas. Assim deve ser um governo, sem promessas, mas com ações concretas. Quando a governadora Rosalba Ciarlini pode atender um pedido ela atende, se não pode, diz de maneira transparente e isso é bom para o desenvolvimento do nosso estado que sabe com o que pode contar”, frisou o prefeito Ivan.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About