Pages

Ads 468x60px

terça-feira, julho 05, 2011

HRTM lança atendimento pioneiro com tomografia pela telemedicina

Telemedicina em E.C.G. - Foto Carlos Costa

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), não está realizando apenas eletrocardiogramas, através da telemedicina, como ocorre nas outras unidades de saúde do Estado. Os pacientes passam a contar, agora, com tomografias pelo diagnóstico à distância.

Para os pacientes da urgência, os laudos são dados com um prazo máximo de 60 minutos e os de enfermaria recebem os resultados em 48 horas. "Consideramos um grande avanço no serviço público ofertar a população um atendimento de alto padrão como esse da Telemedicina. Pretendemos continuar neste caminho e evoluir para outros setores de diagnóstico dentro do HRTM", adianta o diretor Ney Robson.

Ele explica que o Hospital só dispõe de um radiologista para fazer os laudos de aproximadamente 450 exames mensais. Alguns exames demoravam semanas, aguardando parecer médico. Com o novo serviço, a assistência está sendo bem mais rápida. A Telemedicina na Tomografia está sendo executada pela empresa Telelaudo, localizada no Espírito Santo, uma das empresas mais conceituadas da América Latina nesta área, que firmou convênio com o Hospital Tarcísio Maia.

No HRTM, a telemedicina já funciona há 15 dias com exame de eletrocardiograma dentro da UTI e nesta semana o setor de primeiro atendimento também recebeu o serviço que é fruto de uma parceria do Governo do Estado com a Associação Médica do RN. Estes exames tradicionalmente eram agendados e a demora no diagnóstico sempre influenciava no tratamento dos pacientes, sobretudo, dos que estavam em estado grave. Agora, dentro de um prazo máximo de 30 minutos o laudo já está disponível e pronto para orientar a opção correta de tratamento.

Para o diretor Ney Robson, o atendimento no HRTM melhorou consideravelmente com os benefícios da tecnologia. “A telemedicina traz funcionalidade, qualidade e agilidade, todos requisitos para se obter o diagnóstico seguro”, observa.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About