Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, setembro 21, 2011

Tufão Roke causa quatro mortes e mantém Japão em alerta

Onda gigante avança sobre porto na cidade japonesa de Kiho durante a aproximação da costa do tufão Roke

Onda gigante avança sobre porto de cidade japonesa de Kiho

Ao menos quatro pessoas morreram e duas estão desaparecidas no Japão pelos ventos e chuvas torrenciais provocados pelo tufão Roke, que forçou a retirada de seis mil pessoas e deixou até o momento mais de oito mil casas sem eletricidade.

Por volta das 11h locais (23h de Brasília), "Roke" se encontrava perto da península de Kii e avançava rumo ao nordeste a 35 km/h, arrastando fortes chuvas e ventos de até 216 km/h.

Um porta-voz da Agência Meteorológica do Japão, que mantém o alerta em praticamente todo o país, indicou que o tufão deverá chegar a Tóquio por volta das 18h e posteriormente continuar em direção nordeste.

Às 21h, "Roke" deverá se aproximar da província de Fukushima, afetada pela catástrofe de 11 de março e onde se encontra a danificada usina de Fukushima Daiichi, epicentro da crise nuclear provocada por aquele desastre.

Segundo a televisão pública NHK, até o momento cerca de 5.800 pessoas foram deslocadas em várias províncias do país, enquanto as autoridades recomendaram a mais de 1 milhão que abandonassem suas casas por precaução.

Família japonesa é resgatada de área inundada no Japão

Família japonesa é resgatada de área inundada no Japão; cerca de 5.800 pessoas foram deslocadas no país

Os fortes ventos e chuvas que precederam o tufão causaram na terça-feira a morte de um pescador de 71 anos na província de Saga, enquanto outro homem de 66 anos faleceu em Nagóia ao cair do terraço de um edifício, indicou a NHK.

Além disso, dois homens foram arrastados pela crescente de dois rios em Nagóia e Ehime, enquanto uma criança de dez anos e um idoso de 84 estão desaparecidos na província de Gifu.

Até as 10h, havia em todo o país mais de 800 casas inundadas, enquanto 8.736 imóveis em seis das 47 províncias do Japão tinham sofrido cortes de luz.

As companhias aéreas anunciaram o cancelamento de 278 voos nacionais nesta quarta-feira por causa de "Roke", que também provocou a suspensão de serviços ferroviários em todo o arquipélago.

Segundo a NHK, que cita fontes das companhias aéreas, o número de voos cancelados pode aumentar ao longo do dia, já que são esperados fortes ventos nas cercanias do aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir das 15h.

"Roke" é o segundo tufão que afeta o Japão em poucas semanas, depois que no início deste mês "Talas" deixou mais de 100 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e danos no valor de 53,4 bilhões de ienes (511 milhões de euros).

Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About