Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 07, 2011

Governo do RN firma parceria com o estado alemão Renânia-Palatinado na área tecnológica

Governadora recebe comitiva alem  - Elisa Elsie (4)

Uma missão do governo Alemão (estado Renânia-Palatinado) esteve hoje na governadoria para propor ao Governo do RN uma parceria em diversas áreas da economia como: energia eólica, agro-negócios e bio-energia. O convênio entre o RN e a Renânia-Palatinado será homologado no dia 20 de outubro, e estarão presentes representantes dos dois governos, tendo como meta principal a formação de mão de obra e a cooperação entre pequenas e médias indústrias através do novo Centro Tecnológico de Energia Eólica que está sendo criado pelo Governo do RN, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

“O Centro Tecnológico de Energia Eólica do RN já nasce forte com a parceria do Governo Alemão um dos pólos de conhecimento do setor sendo referência para o mundo”, salientou a governadora determinando agilidade na implementação do organismo que irá gerenciar todas as atividades de apoio a este novo setor que é estratégico para o estado.

Presente na reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, informou que inserir o estudante de escola pública neste Centro Tecnológico será uma realidade pioneira no Brasil. “O estudante de nível médio sairá com formação técnica já capacitado para atuar nos campos de energia eólica que estão sendo implantados no RN”, disse.

Segundo Claudia Brillmann, representante do estado da Renânia-Palatinado, o interesse do estado alemão é trazer para o Rio Grande do Norte não apenas fábricas que produzam aerogeradores, mas que também trabalhem com sustentabilidade e responsabilidade social, como no caso da empresa Fuhrländer, que tem parcerias desenvolvidas no ramo em países como Ucrânia, Polônia e Estados Unidos. “Tínhamos propostas para a região Sul do país, mas as empresas estão tendo a sensibilidade de perceber que o Nordeste precisa de tecnologia e desenvolvimento”, disse Claudia Brillmann.

Na busca de parcerias com o Brasil, representações do governo alemão estão visitando também as cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Curitiba, no Paraná e Natal. De acordo com o cônsul honorário da Alemanha, Axel Geppert, em quatro visitas ao Brasil essa é a primeira vez que São Paulo está sendo substituída em detrimento de outra cidade, e essa cidade é Natal.

Ao final da reunião ficou acordada também uma nova vinda de empresários que acontecerá em outubro. “São muitas as possibilidades que o Rio Grande do Norte oferece, iremos apresentá-las e firmaremos muitas parcerias com a Alemanha”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About