Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 27, 2011

MPF/RN determina que TV não desrespeite os direitos humanos dos presos em seus programas policiais

O Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, expediu  uma recomendação à Superintendência da TV Tropical e aos apresentadores do programa “Balanço Geral” para que evitem veicular práticas de violação dos direitos humanos dos presos.

Para o MPF/RN, o programa não pode expor a imagem ao ridículo, nem utilizar excessos de linguagem e comentários condenatórios, antes da sentença final que condene os acusados.
De acordo com o procurador regional dos direitos dos cidadão no RN, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, os presos não devem ser expostos a situações vexatórias, constrangedoras e humilhantes.

A recomendação destaca que a Constituição assegura como invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando aos presos o respeito à integridade física e moral.
A Constituição determina que ninguém é considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória.

"Apesar disso, a análise das mídias presentes no processo evidencia que as pessoas são condenadas publicamente pelos apresentadores, desrespeitando o princípio da não culpabilidade", ressalta o procurador.
De acordo com a recomendação, nos diversos quadros do programa “Balanço Geral” os presos são colocados em situações vexatórias, acarretando lesões à imagem, honra, dignidade e, por conseguinte, às garantias fundamentais. A TV Tropical tem um prazo de 20 dias para informar ao MPF as providências adotadas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About