Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 22, 2011

Turismo em Santa Cruz é destaque no Novo Jornal

A matéria “Viajantes da Fé”, publicada no Novo Jornal, mostra um pouco do turismo religioso de dois pontos de peregrinação do Estado do RN: O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, na região do Trairi, e o Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas, na região do Seridó.

Veja a matéria na íntegra:

O TURISMO RELIGIOSO mobilizará, nesta Páscoa, milhares de fiéis em diversos pontos de peregrinação espalhados pelo Brasil. Pouco mais de 300 cidades, segundo dados do Ministério do Turismo, já programaram eventos para a Semana Santa.

O Rio Grande do Norte ocupa ainda uma fatia muito tímida desse bolo, mas quer ampliar seu espaço. Além de Carnaúba dos Dantas, município do Seridó que mantém há anos intensa movimentação na Semana Santa, a cidade de Santa Cruz também aposta no segmento.

Os dois municípios despontam como destinos turísticos, com atividades e programações para recepcionar o público à procura de lugares religiosos. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), nesta semana 1,7 milhão de viagens domésticas serão realizadas com destino a locais com apelo religioso.

O Secretário Estadual de Turismo Ramzi Elali aposta na interiorização turística para os próximos anos. Segundo ele, o aumento da renda dos brasileiros, do trabalho formal e do acesso ao crédito têm sido essenciais para a expansão do turismo religioso.

O secretario, inclusive, está implantando um plano de desenvolvimento turístico para o Rio Grande Norte, e, com isso, espera o fortalecimento dos destinos religiosos potiguares.“Temos um enorme potencial. Em pouco tempo, o estado será um destino religioso nacional. A cidade de Santa Cruz é uma prova disso”, afirmou Elali.

Segundo a secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, a cidade do agreste espera um grande público no santuário de Santa Rita de Cássia. “Nos próximos dias, teremos um público diário de cinco mil pessoas”, contabiliza. Durante toda esta semana, o santuário terá duas missas diárias, bem como romarias à imagem da santa, a maior estátua católica do mundo, com 46 metros de altura.

Em termos de público, a Semana Santa rivaliza com o dia da padroeira da cidade, o dia 22 de maio, que chega a reunir 60 mil pessoas durante a semana de celebração à Santa Rita. Para Marcela Pessoa, o evento religioso será importante para a economia local, já que a prefeitura ajudou a qualificar os produtores de artesanato da cidade, bem como trabalhou na promoção de Santa Cruz como destino turístico religioso. “Nos próximos anos esperamos ser um dos pontos mais conhecidos do Nordeste”, revelou.

Já em Carnaúba dos Dantas, na região do Seridó, os preparativos para mais uma encenação da Paixão de Cristo já foram finalizados. O evento, tradição há 37 anos, ocorrerá na Praça do Monte do Galo, onde a prefeitura municipal preparou uma estrutura para receber o público. “Temos cenários móveis. Além disso, para o conforto das pessoas, há bancos e banheiros químicos para que o público prestigie, com todo o conforto, este momento de fé e devoção”, explicou o secretário de Cultura e Turismo do município, João Batista da Silva.

Ainda de acordo com João Batista, o município com 7.429 habitantes triplicará a sua população durante a Páscoa. “Já temos cerca de cinco mil pessoas instaladas em pousadas e casas de moradores locais”, afirmou. Hoje, dia 22, no entanto, o número de visitantes chegará a 20 mil, durante a primeira encenação da Paixão de Cristo, que terá outras apresentações no sábado e domingo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About