Pages

Ads 468x60px

domingo, junho 12, 2011

Dicas para uma gravidez saudável e sem sustos

Toda gestação deve ser acompanhada por um profissional da área médica, preferencialmente especializado na área, o ginecologista/obstetra. Além desse procedimento, toda grávida deve fazer o exame do pré-natal, que favorece a saúde de mãe e bebê. Também são recomendados cuidados com os seguintes detalhes para uma gravidez de sucesso:
Dieta: Devido às náuseas e vômitos, comuns no primeiro trimestre de gestação, a gestante deve evitar o uso de alimentos gordurosos e muito condimentados. A dieta deve ser fracionada em pequenas refeições, com intervalos curtos entre elas. Priorizar a ingestão de alimentos ricos em proteínas e de verduras e frutas. Estimular a ingestão de líquidos também é fundamental neste período.
Banhos: Não existe restrição ao banho durante a gravidez ou após o parto, assim como lavar a cabeça durante o banho. Deve-se tomar cuidado com o uso de piscinas comunitárias, observando os cuidados naturais de higienização do local. O banho de imersão não apresenta contraindicação formal.
Roupas: a gestante deve utilizar trajes frouxos e leves para seu maior conforto. Durante a gestação deve-se evitar ao máximo o uso de sapatos com saltos altos, devido às alterações de equilíbrio, provocado pela mudança do centro de gravidade da gestante.
Descanso: é recomendável que toda gestante repouse, deitada com o corpo voltado para o lado esquerdo e com as pernas ligeiramente elevadas, pelo menos 2 vezes ao dia a fim de melhorar a circulação do sangue.
Passeio: não existem impedimentos para que gestantes normais viajem. Recomenda-se que no primeiro e no terceiro trimestre devam-se evitar os locais onde não existem assistência médica adequada. As companhias aéreas só aceitam passageiras grávidas que estejam no 2º trimestre e com atestado médico garantindo sua higidez.
Cuidados com os dentes: É permitido a gestante fazer qualquer tratamento odontológico. Deve-se evitar o uso de anestésicos locais e de exposição aos raios X, entretanto, quando em pequenas exposições geralmente não provocam malefícios ao feto.
Relações Sexuais: estão liberadas durante toda a gravidez, devendo ser reduzida com a proximidade do final da gestação. As contraindicações formais para a sua prática são o trabalho de parto prematuro e a suspeita de amniorrexe prematura.
Higiene íntima: A higiene dos genitais externos deve ser rigorosa e assídua. Está contraindicado o uso intravaginal de qualquer produto de higiene.
Medicamentos: devem ser utilizados apenas sob orientação médica, respeitando o princípio de risco-benefício.
Gravidez não é doença. Naturalmente, os cuidados são necessários para garantir a saúde da mãe e do bebê que está por vir, mas com bom senso e moderação, a gestante não precisa se submeter a restrições totais. Em caso de dúvida, basta pedir o aconselhamento ao médico.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About