Pages

Ads 468x60px

domingo, setembro 11, 2011

Há dois carros para cada habilitação no interior do RN

Há algo novo no cenário dos municípios do interior do Rio Grande do Norte. Nas estradas, os animais utilizados para o transporte de carga e deslocamento de pessoas estão sendo substituídos pelos veículos motorizados, especialmente motocicletas. Atualmente, são 252.786 motos distribuídas nas 166 cidades do interior do estado, o que gera uma proporção de 1.522 motos por município. Em contrapartida, o número de habilitações é inferior. Somando-se as carteiras tipo "A" (que  permite a condução apenas de motos) e "AB" (que permite a condução de motos e carros), temos 94.744 pilotos habilitados conforme ordena o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pata guiar motos no Estado, ou seja, para cada motorista habilitado, existe duas motos e meia. Os números revelam que muitas pessoas trafegam sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) contribuindo para aumentar o perigo nas estradas estaduais e desordem no trânsito das cidades. A fiscalização é precária e a frota cresce a cada dia. E ainda há um outro agravante: esses números são subnotificados, pois, há no mercado, modelos de motos de baixa cilindrada que não necessitam de emplacamento.

No Interior, para cada carteira autorizando a guiar motos, há dois veículos e meio trafegando nas cidadesNo Interior, para cada carteira autorizando a guiar motos, há dois veículos e meio trafegando nas cidades

Os problemas no interior não se restringem apenas à falta de habilitação para  guiar motos.  O número de veículos registrados com placas do interior é 90% maior que a quantidade de motoristas com habilitação. Em Natal ocorre o inverso: o número de motoristas habilitados supera em 27% a quantidade de veículos registrados na Capital.
Para o coronel Ulisses de Paiva, subcomandante do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), os dados precisam ser analisados com cautela. "Há aquela situação de uma mesma pessoa, que possui habilitação, possuir mais de um veículo", afirma. Não é o caso do agricultor João Marcolino, 38 anos, morador do município de Santa Maria, distante 57 quilômetros de Natal. Todos os dias, ele utiliza sua única moto para se deslocar entre os municípios de Ceará-Mirim e Ielmo Marinho pela RN-064. Marcolino não possui CNH. "Não precisa [o documento]. Não viajo para Natal mesmo. Fico só aqui no interior e não tem problema. De vez em quando tem blitz perto de Ceará-Mirim, mas nunca me pararam", revela.
A infração por dirigir sem a CNH é qualificada como gravíssima e a multa é de R$ 573,00 que deve ser paga pelo condutor infrator e pelo proprietário do veículo.
Se no interior do estado sobram veículos e faltam carteiras para os condutores, em Natal, a situação se inverte. A frota de veículos é menor que a quantidade de CNHs registradas na capital. Mesmo assim, não é difícil encontrar motoristas desabilitados trafegando pelas ruas e avenidas da cidade. É o caso da estudante de Serviço Social  Yonara Fagundes. Quando tinha apenas 14 anos, Yonara aprendeu a dirigir usando o carro dos pais. Hoje, com 27, ela confessa que nunca procurou o Detran para retirar o documento exigido por lei. "Não sei nem dizer por que não tirei. Comecei a dirigir, achei que não precisava ir para autoescola e pronto. Continuo sem a carteira até hoje", revela sem nenhum tipo de constrangimento.
A infração é cometida diariamente quando Yonara vai à faculdade, por exemplo. O risco de ser pega em alguma fiscalização não a intimida. "Já fui parada em uma blitz, mas o policial [do CPRE] que me abordou foi camarada e me liberou", afirma. O fato aconteceu há um ano, na avenida Abel Cabral. "Na hora, fiquei com medo. Disse ao policial que tinha deixado a carteira em casa, chorei um pouco, pedi desculpa e ele me liberou".
Não é somente em Natal que a estudante trafega sem a autorização. "Já viajei para Santo Antônio quando fui pra uma festa", diz. O posto fixo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizado na BR-101 não foi um empecilho. "Passei por lá e ninguém mandou parar".

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About