Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, junho 01, 2011

Governadora inaugura Ecoposto Bonfim-Guaraíras

Foto_Demis Roussos (8)

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (01), foi inaugurado o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras. O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN (IDEMA).

O Ecoposto vai garantir a presença do IDEMA e de suas ações na região, servindo também para garantir uma infraestrutura aos pesquisadores que desenvolvem suas atividades no local e apoio ao policiamento ambiental nas proximidades. A unidade está localizada numa área de grande relevância ambiental, que abrange cerca de 42 mil hectares, englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arez, Goianinha, Tibau do Sul e São José de Mipibu.

O terreno do Ecoposto foi cedido pelo empresário Marcos Lopes, proprietário de várias terras na região. “Darei quantas áreas forem necessárias para realização de trabalhos que venham proteger o meio ambiente. Esta região possui várias lagoas, e água precisa ser preservada”, disse Marcos Lopes.

O diretor do IDEMA agradeceu a confiança deposita pela governadora Rosalba Ciarlini. “Quando assumimos, encontramos um órgão desacreditado. Em cinco meses já recuperamos a credibilidade do IDEMA. Sabemos da fragilidade e das dificuldades que o Executivo vem enfrentando, mas estamos desempenhando nossa função”, disse. Marcelo Toscano também falou sobre a importância de instalar o Ecoposto numa área que abrange várias lagoas. “Queremos promover uma convivência harmônica entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente”, concluiu.

Assim que chegou ao local, a governadora Rosalba Ciarlini plantou uma “amescla de cheiro”, árvore típica da Mata Atlântica e falou sobre a importância de preservar o meio ambiente. “O IDEMA é um importante órgão que dá sustentabilidade ao meio ambiente e monitora com responsabilidade o desenvolvimento econômico que trás oportunidades de emprego e renda para a população”, falou a Governadora. “Vejam que lugar lindo. Se não for preservado, como será o futuro?”, indagou.

Rosalba Ciarlini falou sobre os planos de realizar obras de saneamento em todo o estado para garantir a preservação da água e da saúde da população, além do Parque Nacional Furna Feia, na região Oeste, mais uma importante área de preservação do RN. “Quero deixar minha marca, a marca de ter zelado e preservado o nosso Estado. Quero ver o RN crescer de forma sustentável e equilibrada. Mas preciso de apoio de todos os norteriograndenses. Preservar a natureza tem que ser um sentimento de todos”, finalizou.

O Ecoposto possui sala da administração, sala para reuniões do conselho gestor, auditório e estrutura para atender os visitantes, com copa e banheiro. Também foi construída a Casa do Pesquisador para receber os responsáveis por pesquisas na área e a casa para permanência dos policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

Na região desta unidade de conservação são realizadas várias atividades econômicas e a ocupação imobiliária do litoral, com grandes pressões sobre remanescentes importantes da Mata Atlântica, principalmente em Pipa e Sibaúma. O Ecoposto foi concebido também para realizar palestras e cursos na área de educação ambiental. A obra foi fruto de compensação ambiental da empresa Votorantim no valor de R$ 1,2 milhão. Na solenidade de abertura do Ecoposto foram realizadas palestras, exposição de produtos feitos de material reciclado e exposição itinerante do curso de zoologia da Universidade Potiguar (UNP).

O evento contou, ainda, com a presença do diretor presidente da CAERN, Walter Gazi; da Procuradora do Estado, Marjorie Madruga; e demais autoridades, prefeitos da região do Agreste e alunos de várias escolas da região.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About