Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, junho 01, 2011

Sinpol vai avaliar propostas apresentadas pelo Governo para decidir destino da greve

Reunio Policia Civil 11

“O Estado procura construir um novo tipo de relação com seus servidores, baseado na responsabilidade e na verdade. Não pretende o Governo do RN perpetuar uma situação que tem frustrado pelo adiamento das soluções”. Com essas palavras o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, iniciou a reunião realizada com representantes do Sindicato dos Policiais Civis do RN – Sinpol, na tarde desta quarta-feira (01).

Segundo ele, o Governo se defronta com uma questão de ordem legal, que não pode nem deve ser violada, e o prejuízo provocado à sociedade tem sido imenso. Paulo de Tarso disse que o objetivo principal da reunião era apresentar a verdade em relação ao que pode ser atendido dentro da pauta de reivindicações da categoria. “Embora não possa trazer a melhor notícia, trago a verdade. Se não é possível atender, pelo menos fica nosso compromisso com o que é verdade”, disse.

Sobre a nomeação dos concursados, o secretário-chefe do Gabinete Civil se comprometeu a “logo que haja possibilidade legal, essa contratação, que é pleito da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, é prioridade do Governo. Quando e como isso pode ser feito é de difícil resposta, apenas quando a lei permitir”.

Já em relação ao enquadramento na carreira com consequente reajuste de vencimentos, o Governo não pretende, no caso específico da Polícia Civil, discutir a lei que está em vigor, pois não pode torná-la concreta agora.

O Promotor de Justiça, Fernando Vasconcelos, falou sobre as demais propostas que foram fechadas pelo Ministério Público junto ao Governo do Estado e apresentadas ao Sinpol para que sejam discutidas com a categoria. São elas:

Vale-refeição – 15 dias após a suspensão da greve, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc passará a fornecer a alimentação dos policiais e no pagamento de setembro de 2011, eles receberão os vales, cada um no valor de R$ 10. O dinheiro será disponibilizado pela Delegacia Geral de Polícia – Degepol – a partir de solicitação de crédito.

Limpeza terceirizada das delegacias – o processo de licitação já está na Procuradoria-Geral do Estado e será devolvido até a próxima sexta-feira (03), conforme compromisso assumido com a categoria na reunião passada; até 6 de agosto, o contrato deve estar finalizado para o serviço entrar em vigor.

Remoção dos presos das delegacias – em 30 dias após o fim da greve, a antiga Deprov deve ser reformada para receber os presos da 7ª DP, 14ª DP e os flagranteados, além de retirar os presos da Delegacia de Canguaretama, que será cedida à Sejuc, sendo transferida para a Central do Cidadão do município. A Sejuc também apresentará, dentro do 30 dias após o fim da greve, o cronograma de execução de obras das cadeias públicas de Lajes, Macau, Ceará-Mirim, Mossoró e Alcaçuz. Também será analisada pela Sejuc a possibilidade de disponibilizar agentes penitenciários para custodiar os presos que aguardam transferência em delegacias. Até sexta-feira (03), o Sindicato deve receber a resposta da Secretaria em relação a esta última solicitação.

Retirada de Policiais Militares e pessoas estranhas ao quadro da Polícia Civil das delegacias – 30 dias após o término da greve serão retirados os policiais de Mossoró e Caraúbas; já em Natal, serão retirados após a nomeação dos concursados.

Reformulação do estatuto da categoria – o termo de acordo será encaminhado pela Degepol ao Gabinete Civil, que o encaminhará ao Sinpol, Adepol e Associação de Escrivães para análise do conteúdo.

Ao final da reunião, a presidente do Sinpol, Vilma Marinho, disse que vai apresentar o que foi discutido à categoria para, juntos, analisarem o contexto do que foi apresentado e definir se permanece em greve.

Participaram também da reunião o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino; o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; o secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Jr.; o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho; o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva; e o delegado adjunto Chrystian Medeiros. Do Sinpol, participaram também Renata Pimenta, Djair Oliveira e Francisco Alves.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About