Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 28, 2011

Governadora Rosalba Ciarlini discute parcerias com embaixador da Bélgica

Na pauta da reunião da tarde desta segunda-feira, 27, a governadora Rosalba Ciarlini tratou em demonstrar as potencialidades do Rio Grande do Norte para o embaixador da Bélgica, Claude Misson. “Temos muitas parcerias no campo acadêmico, na siderurgia e geração de energias, podemos fortalecer ainda mais em outros segmentos”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

O embaixador realiza visita oficial ao Rio Grande do Norte, e novas maneiras de alavancar o desenvolvimento do Estado estiveram no contexto de todos os assuntos abordados na reunião.

De acordo com Claude Misson, uma das prioridades do governo belga é ampliar as relações acadêmicas. “Essa recente resolução do Governo Federal brasileiro em disponibilizar 75 mil bolsas de estudo no exterior para os alunos brasileiros abre muitas portas para ampliarmos ainda mais a relação acadêmica e científica que já existe através da CNPq e Capes. Já temos editais para projetos em parceria e esse momento parece o ideal para engrandecermos mais ainda”, disse e embaixador da Bélgica, Claude Misson.

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho, demonstrou conhecimento com a parceria desenvolvida entre os dois países e propôs convênios voltados para os professores da educação básica. “Não apenas o nível superior pode ser beneficiado com o estreitamento de relações no âmbito acadêmico com a Bélgica, mas queremos também pensar em propostas de projetos que valorizem os profissionais da educação básica. Projetos que capacitem, valorizem e dignifiquem esses professores”, disse Betânia Ramalho.

Claude Misson também mostrou interesse em projetos voltados para o setor energético com destaque para o segmento eólico. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, o Rio Grande do Norte conta atualmente com uma produção de 1.700 megawatts através dos aerogeradores. “Temos um leilão em julho com 3.000 megawatts habilitados, a perspectiva é que o Estado consiga levar 50% desse total para ser gerado aqui. Passaremos a produzir cerca de 30% do potencial energético de uma usina como a de Taipu”, disse Benito Gama. O secretário do Desenvolvimento Econômico também destacou algumas parcerias desenvolvidas com empresas belgas a exemplo do grupo Lhoist. “O estado do Rio Grande do Norte está com protocolo assinado com a empresa belga, Lhoist que resultará num investimento da ordem de R$ 80 milhões de reais”, disse Benito Gama. O investimento está sendo feito em conjunto com a empresa brasileira Mizu, instalada na cidade de Baraúna e que recebe incentivos do Proadi através do governo do RN.

Também presente na reunião, o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres, aventou comClaude Misson a possibilidade um maior estreitamento com as empresas belgas da área de tecnologia esportiva. De acordo com o embaixador, empresas desse segmento já participaram esse ano de Feiras esportivas no Brasil e uma missão de empresários pretende visitar o Rio Grande do Norte para possíveis parcerias. “A Copa 2014 será um evento regional, envolverá muitas capitais do Nordeste e isso será importante no efeito pós-Copa, pois estrutura promovida deixará o Nordeste apto para captar eventos importantes”, disse Demétrio Torres.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About