Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 20, 2011

Ministra dos Direitos Humanos se reúne com a Governadora

Foto_Demis Roussos (3)

Exploração sexual infantil; violência contra idosos e crianças; programa de combate às drogas; preconceito racial e religioso; homofobia. Estes e tantos outros problemas relacionados aos direitos humanos guiaram a reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na Governadoria, e contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes.

A Governadora conversou com a Ministra sobre algumas medidas preventivas que o Governo do RN vem tomando para minimizar a questão do uso de drogas entre jovens e adolescentes. Ela citou o exemplo do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, realizado pela Polícia Militar nas escolas, que tem caráter social e preventivo. O Ronda Cidadã também foi citado, um programa que atualmente está implantado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação (um dos mais carentes e violentos da capital) e que age como Polícia Comunitária, ouvindo a comunidade e seus anseios, sendo um agente pacificador. “Nossa meta é expandir o Ronda Cidadã para toda cidade e para todo o Estado” explicou Rosalba.

“A exploração sexual infantil é um problema nacional, não só do Nordeste do país. O Governo Federal está disposto a enfrentar a luta para combater esse mal”, disse a Ministra, diante da realidade que aponta o RN como o terceiro estado do Brasil em casos de exploração e violência contra crianças e adolescentes. “Esse trabalho tem que ser realizado em conjunto: Governo Federal, Governo Estadual e sociedade civil organizada. Sozinho a gente não consegue avançar.” reforçou Rosalba Ciarlini.

Na reunião, foi cogitada a implantação aqui no Estado do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma ação do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, que tem como meta o enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

A reunião contou também com a presença do ministro Garibaldi Alves Filho, da deputada Federal Fátima Bezerra; dos secretários de Estado do Trabalho, da Educação e da Assistência Social – Luiz Eduardo Carneiro; da Segurança Pública e da Defesa Social – Aldair da Rocha; da Justiça e da Cidadania – Thiago Cortez; e do comandante geral da Polícia Militar – coronel Francisco Araújo.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About