Pages

Ads 468x60px

terça-feira, maio 24, 2011

Tornado mata pelo menos 116 pessoas no Missouri

Um violento tornado que varreu o Estado do Missouri matou pelo menos 116 pessoas, afirmou ontem um funcionário público local. A região mais atingida foi a cidade de Joplin. “Nós confirmamos 116 mortes pelo tornado”, afirmou o encarregado da cidade, Mark Rohr, em comunicado. Autoridades advertiram, porém, que o número de mortos poderá subir. Segundo Rohr, sete pessoas foram resgatadas. O tornado atingiu na noite de domingo a cidade de Joplin, perto da fronteira com Oklahoma e o Kansas. Há menos de um mês, outro tornado deixou 354 mortos em sete Estados dos EUA.

Joplin, cidade de 50 mil habitantes, perto de Kansas City, foi a mais castigada pelo tornado de domingoJoplin, cidade de 50 mil habitantes, perto de Kansas City, foi a mais castigada pelo tornado de domingo

“Nós ficamos chocados e incrédulos”, relatou Trisha Raney, uma vereadora da cidade. “Sentimos como se estivéssemos em um pesadelo.” O tornado que atingiu o Missouri foi o mais mortífero dos 46 registrados em sete Estados norte-americanos pelo Serviço Nacional de Meteorologia no domingo. “Era uma zona de guerra”, afirmou Scott Meeker, do jornal Joplin Globe, em entrevista à France Presse.
“Nós temos centenas de feridos sendo tratados no (hospital) Memorial Hall, mas ele logo ficou lotado e sem suprimentos, então abriram uma escola local como um centro de triagem”, disse Meeker, morador de Joplin.
As pessoas passavam pelos escombros buscando familiares, amigos e vizinhos, após a tempestade destruir casas e automóveis. Boa parte do sul da cidade ficou destruído, com igrejas, escolas, negócios e residências reduzidos a ruínas.
O chefe do corpo de bombeiros local, Mitch Randles, estimou que entre 25% e 30% de Joplin ficou destruída. A própria casa de Randles estava entre as destruídas, na cidade de 50 mil habitantes, localizada 255 quilômetros ao sul de Kansas City. Um helicóptero que estava em solo também foi destruído.
Não se sabe ainda o número de feridos. Autoridades começaram na manhã de ontem a fazer uma busca de casa em casa. Já foram criados centros de triagem e abrigo para as vítimas. As buscas, porém, eram atrapalhadas por tempestades com trovões, disse Melodee Colbert-Kean, vereadora e também vice-prefeita de Joplin. “Está um completo caos”, resumiu.
O governador do Missouri, Jay Nixon, decretou estado de emergência em 16 condados na parte nordeste do Estado. O presidente dos EUA, Barack Obama, enviou suas condolências às vítimas em Joplin e no Meio-Oeste em geral. Em outros tornados que atingiram os EUA no fim de semana, pelo menos uma pessoa foi morta em Minneapolis, Minnesota, e outra morreu em Reading, no Kansas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About