Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, junho 10, 2011

Rosalba defende igualdade entre estados com reforma tributária

Em Fórum de Governadores do Nordeste, realizado hoje (10), será elaborada carta defendendo cobrança de 17% do ICMS apenas no Estado de destino.

O Nordeste não pode continuar sendo visto como uma subdivisão do Brasil ou um País isolado. Esse foi o tom do discurso que a governadora Rosalba Ciralini proferiu na manhã de hoje, durante o Fórum dos Governadores, que está ocorrendo na cidade de Fortaleza, no Ceará.
"A defesa que pretendemos fazer é que a Reforma Tributária possa impulsionar o Nordeste, e não diminuir recursos, porque já existe a desigualdade entre as regiões. Chegou a hora de nós aproveitarmos a Reforma Tributária para fugirmos das desigualdades”, afirmou a governadora, na ocasião.
Para Rosalba, não é justo que o Brasil tenha o "País do Sul" e o "País do Norte". Além disso, ela acredita que o Governo Federal precisa entender a necessidade de repassar mais recursos o Norte e Nordeste, uma vez que essa medida poderia proporcionar evolução dos estados destas regiões.

Foto: Elisa Elsie

O Fórum dos Governadores do Nordeste está sendo realizado nesta sexta-feira (10), em Fortaleza. Do encontro, sairá uma carta a ser encaminhada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a reforma tributária. No documento, eles defendem a cobrança de 17% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) apenas no Estado de destino, bem como a criação de um Fundo de Participação dos Estados, com parcelas a serem repassadas para cobrir eventuais perdas.

Foto: Elisa Elsie

Memória
Na segunda-feira passada (06), Secretários de Tributação do Nordeste defenderam a proposta do destino puro, ou seja, a cobrança de 17% do ICMS apenas no estado de destino. Já a proposta apresentada pelo Governo Federal propõe a redução da alíquota interestadual do ICMS para 2% a partir de 2015, nas operações entre os estados.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About