A venda de computadores no 1º trimestre de 2011 apresentou um crescimento de 22% comparado ao mesmo período de 2010. Ao todo foram comercializados 3,6 milhões de máquinas (notebooks e desktops) nos primeiros três meses do ano. As informações são do estudo Brazil Quarterly PC Tracker, feito pela consultoria IDC, divulgado nesta terça-feira (17).
Segundo o estudo, que dá um panorama do mercado de computadores no Brasil, a maioria (50,5%) dos computadores vendidos são notebooks. O restante (49,5%) é resultado da comercialização de desktops (computador de mesa).
Apesar da pequena diferença entre portáteis e desktops, o mercado de notebooks apresentou um grande crescimento comparado ao 1º trimestre de 2010. Segundo o IDC, as vendas cresceram 58%, enquanto o de computadores pessoais caiu 1,4%.
“As multinacionais estão focadas em liderança e no abastecimento do varejo. Com isso, os preços estão cada vez mais competitivos e convidativos, o que faz com que o notebook se torne a primeira opção de compra”, explicou Martim Juacida, analista de mercado da IDC, sobre a preferência de alguns consumidores pelos portáteis.
O principal mercado consumidor dos computadores foi o doméstico, que adquiriu 68,6% dos equipamentos vendidos. Só este segmento teve um crescimento de 33% na aquisição de equipamentos comparado ao mesmo período do ano passado.
Na sequência, vem as empresas com 26,9% das compras de computadores e, por fim, o segmento de governo e educação, responsável pela compra de 4,5% das unidades. De acordo com a consultoria IDC, este último segmento apresentou redução em função de cortes nos orçamentos.
O Brasil, segundo a consultoria, ocupa a quarta posição do ranking de países que mais vendem PCs. Estados Unidos, China e Japão estão nas primeiras posições, respectivamente.
Fonte: Uol
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