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quarta-feira, maio 25, 2011

Fábio Faria solicita novas creches e pré-escolas para municípios do RN

Proporcionar educação infantil de qualidade para todas as crianças em idade pré-escolar. Com esse objetivo, o deputado federal Fábio Faria sugeriu ao Ministério da Educação que sejam construídas novas creches e pré-escolas nos municípios de Touros, Parnamirim, Goianinha, Assu e Monte Alegre.

Baseando-se em dados que comprovam a falta de condições para o total atendimento da demanda por ensino pré-escolar nessas localidades, o parlamentar lembrou, em seu requerimento, a importância da educação que fornece o alicerce aos alunos que, dentro de poucos anos, chegarão ao ensino fundamental. “A educação infantil é base principal na formação do caráter dos cidadãos, para ser mais exato, do futuro de uma nação”, afirmou Fábio Faria.

O deputado ressaltou ainda a necessidade dos chefes de família que precisam de um local seguro para deixar seus filhos enquanto estão fora de casa. “Essa formação possibilita um futuro melhor à vida dessas crianças, além de proporcionar às mães tempo para trabalharem e, consequentemente, aumentar a renda familiar, além da inclusão social que esse convívio gera”.

DADOS

Touros, que fica na região do Mato Grande e possui 34 mil habitantes, conta com oito creches próprias, atendendo cerca de 1.240 alunos. A cidade enfrenta uma demanda de 600 crianças sem acesso à educação pré-escolar. Em Parnamirim, com 197 mil habitantes, 19 creches próprias e dez pré-escolas atendem 5.308 crianças. Goianinha, 23 mil habitantes, tem seis creches, atendendo cerca de 890 alunos. Porém, o município do Agreste possui uma demanda de 270 crianças ainda sem atendimento.

Com uma população de 55 mil habitantes, Assu conta com 19 creches, que recebem diariamente 650 crianças. E em Monte Alegre, município do Agreste que possui 22 mil habitantes, cinco creches atendem 457 crianças, havendo ainda uma demanda de 368 sem atendimento pré-escolar. Todos os números foram fornecidos pelas secretarias de Educação de cada município.

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