Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, maio 25, 2011

Reitora assume o cargo prometendo democratizar o acesso dos alunos à UFRN

_MG_0473 copy - posse reitora - foto - Nicolas Gomes - MPS

Prometendo trabalhar para ampliar a oferta de vagas em áreas estratégicas e democratizar o acesso dos alunos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tomou posse, no início da tarde desta terça-feira (24) - em solenidade realizada no Ministério da Educação, em Brasília - a nova reitora da UFRN, a professora Ângela Maria Paiva Cruz. Primeira mulher a ocupar esse cargo na universidade federal potiguar, Ângela Cruz foi vice-reitora do último mandato do reitor José Ivonildo do Rêgo, também presente ao ato.

Em seu discurso de despedida do cargo, Ivonildo Rêgo lembrou que, quando foi empossado no cargo de reitor, em 1995, a UFRN oferecia à comunidade apenas 13 cursos de mestrados e dois de doutorado. Esses números cresceram para 52 e 30, respectivamente. Segundo ele, também aumentou o número de professores da instituição com título de doutorado: passou de 230 para 1.300. Ivonildo comparou também o número de alunos matriculados na UFRN: em 1995 eram 12 mil; agora são 36 mil.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, - que participou da solenidade ao lado de autoridades como os deputados federais Fátima Bezerra (PT-RN) e Rogério Marinho (PSDB-RN) – confessou sentir orgulho pelo fato de o reitor Ivonildo Rêgo ter sido tão bem sucedido em sua gestão que tornou-se uma unanimidade. Graibaldi também agradeceu ao ministra da Educação, Fernando Haddad, pelo apoio que sempre dispensou ao Rio Grande do Norte.

“O reitor Ivonildo Rêgo realizou uma obra ciclópica. Não sei se ele fez mais para a pesquisa, a extensão ou o ensino. O fato é que ele foi magnífico. E nem estou falando isso por causa do tratamento que deve ser dispensado a um reitor. Tenho a confiança de que a reitora Ângela Cruz vai continuar essa obra e vai saber conduzir a UFRN ao destino que essa universidade merece”, declarou o ministro potiguar da Previdência Social.

Por sua vez, o ministro anfitrião, Fernando Haddad, da Educação - depois de iniciar seu pronunciamento agradecendo ao colega de ministério, Garibaldi, pelo apoio que deu, enquanto senador, a projetos de interesse da educação brasileira – engrossou o coro de reconhecimento aos serviços prestados por Ivonildo Rêgo ao ensino superior do país. “O reitor Ivonildo é um educador na dimensão que a palavra tem”.

O ministro Fernando Haddad também expressou sua confiança de que a educação do Rio Grande do Norte vai prosperar e que a UFRN vai se fortalecer ainda mais na gestão da reitora empossada Ângela Cruz. A nova reitora venceu as eleições para o cargo nos três segmentos da comunidade universitária: professores, alunos e servidores técnico-administrativos. A vice-reitora eleita, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, também participou da posse. Também esteve presente o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Belchior de Oliveira Rocha.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About