Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, junho 22, 2011

Governadora assina termo de doação para entrega de equipamentos em Programa de Inclusão Digital

Foto_Demis Roussos (3)

Nesta terça-feira (21), integrantes do Programa de Inclusão Digital (PID) no Rio Grande do Norte receberam 53 televisores de LCD de 32 polegadas e 63 computadores por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde. A ação é parte da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Sistema Único de Saúde (ParticipaSUS) e beneficia os conselhos Municipais e Estadual de Saúde, bem como as Secretarias Municipais do RN.

O evento, que aconteceu no Auditório da Emater, no Centro Administrativo, contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, que fez o repasse simbólico dos primeiros eletrônicos aos representantes das entidades do RN. Na solenidade, representantes de 53 municípios do Rio Grande do Norte participaram da doação dos equipamentos.

Os aparelhos foram recebidos pelos Conselhos Municipais, Conselho Estadual e Secretarias Municipais de Saúde, sendo disponibilizados a partir de alguns critérios, como a existência de espaço físico para funcionamento do Conselho, ata assinada pelos conselheiros confirmando instalação no espaço a que foi destinado, validação pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento do PID do estado e Pesquisa de Avaliação.

Em etapas anteriores, 168 computadores e 26 aparelhos de televisão foram destinados ao Rio Grande do Norte, mediante critérios e contrapartidas da gestão estadual e municipal. Para 2011, a meta é disponibilizar webcams para todos os Conselhos de Saúde e TVs para os 4.118 Conselhos não contemplados na primeira etapa.

Com os computadores, os conselheiros podem ter acesso a banco de dados da saúde, fazer videoconferências e receber capacitação à distância. Pela TV, recebem qualificação de cursos preparados pelo Canal Saúde, por exemplo.

No evento, a governadora Rosalba Ciarlini declarou que “o Brasil está mostrando interesse nas três esferas para termos Conselhos Municipais mais participativos. Sempre enxerguei os Conselhos como auxiliares do Governo, que podem analisar e sugerir melhorias relacionadas à vida. Se nós garantirmos recursos, a saúde melhora e, consequentemente, todos os setores irão melhorar”.

Além da governadora, estiveram presentes no evento o representante do Conselho Nacional de Saúde, Geraldo Vasconcelos, secretário Odorico Monteiro, da SGEP, o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, a secretária Municipal de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, e presidentes dos Conselhos e prefeitos dos municípios.

Programa de Inclusão Digital

O objetivo do PID é contribuir para que os conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde se apropriem de informações e adquiram habilidades para comunicação. A ação é indispensável ao exercício do controle social, por meio do acesso a equipamentos de informática, informações em saúde necessárias ao desempenho do papel de conselheiro e estabelecimento de rede de intercâmbio entre os Conselhos de Saúde.

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde disponibilizou equipamentos de computadores e impressoras para todos os Conselhos de Saúde do Brasil: 5.564 Conselhos Municipais, Conselho de Saúde do Distrito Federal, 26 Conselhos Estaduais, 26 Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Também disponibilizou kit composto por TV de 32 polegadas para 34 Conselhos de Saúde Indígena (Condisis), 91 Entidades de Ensino entre universidades, escolas técnicas e Telessaúde.

A SGEP desenvolve trabalho articulado com o Ministério das Comunicações, governos estaduais e municipais para construir estratégias conjuntas que asseguram conectividade a todos os Conselhos de Saúde. O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID) é resultado de demanda das Conferências Nacionais de Saúde, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, materializada pela SGEP do Ministério de Saúde.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About