Pages

Ads 468x60px

sábado, junho 04, 2011

Governadora participa da inauguração da Base Descentralizada do Samu Metropolitano

Foto_Demis Roussos (4)

A primeira das 08 Bases Descentralizadas que funcionarão nos oito municípios que compõem o Samu Metropolitano foi entregue na noite desta sexta-feira (3) à população de Parnamirim. As Bases Descentralizadas estão localizadas em pontos estratégicos, previamente estudados e vão proporcionar a diminuição no tempo resposta para o atendimento ao paciente, inclusive nos municípios onde o número de chamados de urgência é maior, nas cidades mais populosas e em locais de difícil acesso ou com malha viária que prevalece barreiras naturais.

A construção das Bases está sendo possível por causa das parcerias firmadas com as prefeituras dos municípios, que providenciaram locais que servirão como ponto de apoio para o Samu. Na solenidade de inauguração, foi assinado o convênio de transferência de cessão do prédio onde está instalada a Base Descentralizada entre a Prefeitura de Parnamirim e o Governo do Estado.

“Quando assumi a Secretaria de Saúde, encontrei o sistema Samu praticamente acabado, com mais de 30 ambulâncias novas, abandonadas ao relento. Uma das primeiras ações da Governadora na área da saúde pública foi reformular o Samu Metropolitano e hoje temos um serviço de excelência e estaremos trabalhando para melhorar cada vez mais” expressou o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, agradecendo a cooperação da Prefeitura do Município para concretizar a instalação da BD.

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, agradeceu a Governadora pela atenção que está tendo com a população da cidade. “Temos compromisso com o povo de Paranamirim e este é o início de grandes parcerias que vamos firmar” disse ele.

“O povo nos elegeu e devemos honrar essa confiança em nós depositada realizando obras que venham melhorar a vida do cidadão” falou Rosalba Ciarlini, se dirigindo ao Prefeito e agradecendo a parceria. “Este é um ano de muitas dificuldades. Reconstruir demora, a luta é grande. Mas eu conto com a ajuda e a compreensão do povo. Com essas Bases Descentralizadas estamos melhorando o serviço prestado pelo Samu no entorno de Natal. Agora as equipes que integram o sistema terão mais disposição para salvar vidas, pois terão melhores condições de trabalho”, afirmou ela.

Integram o SAMU Metropolitano os municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, São José de Mipibu, Ceará Mirim, Monte Alegre, Extremoz e Natal. Nos últimos cinco anos, as ambulâncias e a equipe que trabalha nas unidades do Samu Metropolitano não tinham um local adequado para se instalar, enquanto aguardavam os chamados de emergências. As BD estão servindo de modelo para outros estados e vão agilizar o serviço prestado pela Samu, uma vez que as ambulâncias vão ficar o tempo todo em suas bases, sem precisar se dirigir às centrais do Samu como acontecia até então.

Além do posto de apoio, foram entregues também duas ambulâncias e duas “motolâncias”, uma nova ferramenta que vem somar a ação do Samu. As “motolâncias” vão proporcionar um atendimento mais rápido ao paciente e vai funcionar com um bombeiro e um emergentista do Samu.

Participaram também da solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha; o comandante da Polícia Militar, Cel. Araújo; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Eliseu; o coordenador administrativo do Samu, Rodrigo de Azevedo, entre outras autoridades.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About