Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, junho 02, 2011

Samu Metropolitano inaugura Base Descentralizada em Parnamirim

Foto_Demis Roussos (9)

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), instala nesta sexta-feira (03), às 17h, a primeira das 08 Bases Descentralizadas que serão funcionarão nos 08 municípios que compõem o Samu Metropolitano. A primeira será inaugurada no município de Parnamirim, na rua Capitão Bastos, 36, bairro Boa Esperança. Lá ficarão duas ambulâncias e duas motolâncias. Ao todo 14 ambulâncias vão ser distribuídas nas 08 Bases Descentralizadas.

Integram o SAMU Metropolitano os municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, São José de Mipibu, Ceará Mirim, Monte Alegre, Extremoz e Natal. Nos últimos cinco anos, as ambulâncias e a equipe que trabalha nas unidades do Samu Metropolitano não tinham um local adequado para se instalar, enquanto aguardavam os chamados de emergências.

Normalmente, a ambulância ficava estacionada em postos de combustíveis, em baixo de árvores, em fim, em locais que não ofereciam menores condições de trabalho para motoristas, médicos e enfermeiros, e que deixava também ao relento os veículos. Esses ambientes deixavam os medicamentos expostos ao calor, uma vez que o ar condicionado não podia ficar ligado todo tempo; deterioravam as ambulâncias, que fiavam em locais inadequados, além do desgaste físico provocado no pessoal da equipe.

As Bases Descentralizadas estão localizadas em pontos estratégicos, previamente estudados, compostos por sala de repouso para permitir o descanso e até o pernoite da equipe; sala de leitura; mini-copa para preparação de refeições simples e rápidas; banheiros masculino e feminino; garagem para abrigar a ambulância; espaço para desinfecção de equipamentos e local para lavagem da ambulância. As Bases vão proporcionar a diminuição no tempo resposta para o atendimento ao paciente, inclusive nos municípios onde o número de chamados de urgência é maior, nos municípios mais populosos e locais de difícil acesso ou com malha viária que prevalece barreiras naturais.

A construção das Bases foi possível através de parcerias firmadas com as prefeituras dos municípios, que providenciaram locais que servirão como ponto de apoio para o Samu. Elas estão servindo de modelo para outros estados e vão agilizar o serviço prestado pela Samu, uma vez que as ambulâncias vão ficar o tempo todo em suas bases, sem precisar se dirigir às centrais do Samu como acontecia até então.

O início de entrega das Bases Descentralizadas esta prevista para primeira semana de junho. As Bases Descentralizadas irão atender as exigências do Ministério da Saúde, SESAP, CRM, COREN e demais setores de fiscalização. No dia 20 de junho, representantes do Ministério da Saúde virão conhecer as Bases Descentralizadas aqui em Natal.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About