Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, maio 26, 2011

Municípios potiguares recebem plano de qualificação para agricultores familiares

O município de São Paulo do Potengi recebeu, na tarde dessa quarta-feira (25), a aula inaugural do Planteq – Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN. A iniciativa visa qualificar social e profissionalmente agricultores familiares do estado para elevar a renda e a qualidade de vida deles.

A aula inaugural foi proferida pelo diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, que falou sobre os 24 cursos, com 200 horas/aula cada, que serão ministrados entre 30 de maio e 30 de julho nos municípios de São Paulo do Potengi, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, Lagoa Salgada, Santa Cruz e São José de Campestre. Ao todo serão beneficiados 501 agricultores, sendo 70% deles jovens agricultores.

Os cursos já estão com todas as vagas preenchidas e vão atender as necessidades dos agricultores nas áreas de mandiocultura, bovinocultura, agroecologia e meio ambiente, avicultura, sanidade animal, fruticultura e ovinocultura.

Além de capacitar os trabalhadores, o Planteq proporciona a oportunidade de adquirir o Projovem, uma linha de crédito oferecida pelo Banco do Nordeste. “Para que o jovem agricultor possa ter crédito rural no Pronaf é fundamental que ele tenha pelo menos 100 horas de curso. Assim, o Planteq auxilia na viabilização dessa linha de crédito”, disse Ronaldo Cruz, lembrando que, além de adquirir experiência, o agricultor obtém crédito para incrementar sua produção.

Participaram também da aula inaugural do Planteq o prefeito de São Paulo do Potengi, José Azevedo Lopes; o diretor administrativo da Emater, Eduardo Cabral; o coordenador do Planteq, Isaac Alves; o gestor regional da Emater de São Paulo do Potengi, Sebastião Barreto; a coordenadora Sine, Juliana Amaral; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, João Maria Rbeiro.

O Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional para Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN – Planteq – tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas) e da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), além da Emater-RN e do Ministério do trabalho e Emprego (TEM).

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About