Preto no branco – Por Roberto Jefferson
Os milhares de prefeitos que aportarão em Brasília esta semana não chegarão de mãos abanando. Carregam na mala estudo preparado pela Confederação Nacional dos Municípios – que deve ser divulgado nesta segunda – para pressionar o governo em relação aos chamados “restos a pagar”.
A Confederação apresentará um mapeamento completo – e inédito – dos restos a pagar processados e os não processados do Orçamento Geral da União junto aos municípios, contendo o número de obras paralisadas ou que estão em andamento lento por conta da demora na liberação de recursos.
Outro estudo, da mesma CNM, mostrará que, apesar de a carga tributária ter sido de quase 40% nos últimos anos, estados e municípios vêm perdendo arrecadação em relação à União, que fica com a maior fatia do bolo. A redefinição de um novo pacto federativo, em que o dinheiro seja melhor dividido entre o poder central, estados e municípios, é uma demanda que vem crescendo, inclusive no Congresso.
As insatisfações são tantas que o Palácio do Planalto pode acabar sendo atropelado pela bola de neve que já vai crescendo na esteira das queixas de governadores, prefeitos e bancadas estaduais.
0 comentários:
Postar um comentário