Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 27, 2011

Proerd forma 12 mil alunos e Sesed anuncia programa “Segurança Começa na Escola”

Os representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura receberam a imprensa na tarde desta quinta-feira, 26, para apresentar o programa “Segurança Começa na Escola” e falar sobre a atuação neste primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que terá a formatura de 12 mil alunos neste sábado, 28.

O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Francisco Araújo, explicou que desde que o programa foi criado pelo Governo do RN, através da Sesed e da Polícia Militar, ações como a Ronda Escolar, coordenada pelo major Arthur, vem ajudando a acabar com a comercialização das drogas aos estudantes nas proximidades das escolas do Estado, Município e também das instituições Privadas de Ensino. “Já assistimos 590 escolas em toda Natal e Grande Natal”, disse o Cel. Araújo.

Segundo a coordenadora do Proerd no Estado, a tenente coronel Margarida Brandão Fernandes, as melhorias oferecidas pelo programa são benéficas para toda a comunidade. “A mudança de comportamento se dá não só nas crianças, mas também junto aos adolescentes e os pais dos estudantes”, disse Margarida Brandão. De acordo com ela, há uma maior cobrança e participação das crianças com relação aos estudos e também um maior compromisso com a cidadania e para a melhoria da comunidade em que vivem. “É muito bom que o Governo do RN entende a importância do nosso programa e nos apóia cada vez”, disse a Tenente Coronel.

            Já o Secretário Aldair da Rocha elogiou os benefícios que o projeto vem trazendo aos estudantes na faixa etária de 9 a 12 anos, e que, além da capital, vem beneficiando os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Mossoró e toda região do Seridó. “Estamos investindo no futuro de nosso Estado, que são nossos estudantes, e a tendência é que este projeto atinja a cada dia mais lugares do Rio Grande do Norte e transforme estes estudantes em um apoio no combate as drogas”, disse o secretário.

Segurança na escola

           O secretário adjunto de Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Júnior, quer ir mais além e está implementando um novo projeto: “Segurança Começa na Escola”. Inicialmente aplicado em quatro escolas, o programa será uma espécie de cobertura policial para proteção de alunos e professores e utilizará tecnologia de ponta. De acordo com Silva Júnior serão disponibilizados iPads para os policiais que farão a ronda; com isso, os agentes terão o controle do posicionamento das viaturas e da localização das escolas, que serão georreferenciadas. As equipes do “Segurança Começa na Escola” também terão acesso aos vídeos de cada escola em tempo real dentro e fora dos locais. “Outro diferencial será que as equipes terão como se comunicar com o Centro de Inteligência da Polícia Militar em caso de necessitar de mais viaturas”, explicou Silva Júnior.

            A iniciativa foi mais que aprovada pelo representante da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, o diretor do Conselho Estadual de Promoção de Paz nas Escolas, João Maria Mendonça, que frisou os benefícios do trabalho conjunto realizado entre Governo, Polícia Militar e SEEC. “Sabemos que, atualmente, 65% dos estudantes já consumiram álcool e outros 22% já usaram drogas ilícitas, mas nas escolas onde o programa é aplicado notamos uma melhoria no aprendizado dos alunos e nas relações interpessoais dentro e fora da escola. É uma celebração da vida, da família e da sociedade”, frisou João Maria.

Formatura

O evento de formatura dos 12 mil alunos do Proerd da região metropolitana de Natal acontecerá no próximo sábado (28), às 16h, no Estádio Machadão. Na ocasião haverá apresentações de paródias de prevenção, quadrilha junina da prevenção, shows culturais e, também, um desfile pela valorização da vida, realizado pelos órgãos da segurança pública do Estado (PF, PRF, CBM, GM, BOPE, CPChoque, ROCAM, CAVALARIA etc.)

Fonte: Assessoria SESED

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About