Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 16, 2011

Professores comparecem ao Encontro do Ensino Médio Inovador no Instituto Kennedy

Professores das escolas integrantes do Projeto Ensino Médio Inovador comparecem na totalidade ao Encontro realizado na sexta-feira (13) e no sábado (14) nas dependências do Instituto Kennedy em Natal. O Encontro contou com o comparecimento previsto dos professores, 52 educadores de Ensino Médio, das quatro escolas envolvidas. Integram o projeto no Pólo de Natal, a Escola Estadual Antonio Pinto e Escola Estadual Anísio Teixeira (Natal), Escola Estadual Tristão de Barros (Currais Novos) e  Escola Estadual Pedro II (Lajes). O Encontro, que prossegue no próximo sábado (22), conta com três oficinas voltadas para o aprimoramento das ações do Ensino Médio em sala de aula.

São oficinas voltadas para os temas: "Inovação, criatividade e empreendedorismo no currículo inovador" – com o professor Washington José de Souza (UFRN), "As diferentes mídias e as formas de produção do conhecimento no currículo inovador", com a professora Regina Lúcia Alves Costa (técnica especialista da SEEC), e "Contextualização, problematização e interdisciplinaridade no Ensino Médio Inovador", professor Pedro Fernandes (técnico especialista da SEEC).

A formação iniciada este mês será concluída em agosto – dia 12 no Pólo de Natal, e dia 26 no Pólo de Mossoró.

O Aluno como protagonista

O Ensino Médio Inovador valoriza a capacidade empreendedora das escolas e coloca o aluno como protagonista efetivo do processo educacional. O programa da Secretaria de Educação, desenvolvido pela subcoordenadoria de Ensino Médio, foi implantado no Rio Grande do Norte no ano de 2010 em onze escolas da rede estadual, envolvendo 104 professores e atendendo a 7.530 alunos.

As escolas que aderem ao programa passam a oferecer uma carga horária de 1.200 horas/ano, 200 a mais que no Ensino Médio convencional (regular). O programa conta com recursos do Ministério da Educação com contrapartida do Governo do Estado através da cessão e remuneração dos professores.

No programa, os professores envolvidos têm uma carga hora com 10 horas a mais por semana – 05 horas atuando diretamente com os alunos, e 05 utilizando em planejamento.

"O Ensino Médio enseja grandes possibilidades de aprendizagem para o aluno e também para o professor. Nosso interesse é valorizar programas e ações que se traduzam na melhoria da qualidade do ensino que oferecemos", afirma a secretária de Estado de Educação, professora Betania Ramalho.

A carga horária maior serve para a oferta de atividades educacionais para a escolha dos próprios alunos. As atividades obedecem a quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

O programa conta com projetos interdisciplinares nas áreas da Sustentabilidade, Incentivo a Leitura e a Escrita, Diversidade Cultural, Ética e Cidadania, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Empreendedorismo na Escola. "O Ensino Médio Inovador também valoriza a leitura como forma de acesso a informação e ao conhecimento, e busca ajudar no desenvolvimento cultural do aluno", acrescenta a professora Erileide Rocha, subcoordenadora do Ensino Médio Estadual.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About