Pages

Ads 468x60px

sábado, junho 11, 2011

Prime Mineração recebe Proadi do Governo do RN

11.06.2011 Minerao PRIME 26

A governadora Rosalba Ciarlini assinou ontem(10) o ato concessivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) beneficiando a Prime Mineração. A iniciativa vai gerar um investimento da ordem de R$ 6,5 milhões no empreendimento e será responsável pela geração de 163 empregos diretos e 400 indiretos, beneficiando as cidades de Santana do Seridó, Parelhas, Equador e outros municípios da região Seridó.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a medida é uma ação concreta no combate à pobreza e na busca pelo desenvolvimento do Estado. “O Rio Grande do Norte vai avançar através de ações como essa, que gera empregos, movimenta a economia e traz desenvolvimento para o interior do estado. Podemos fazer ainda mais, agregar cada vez mais valor ao que temos, como no caso do mármore, que sai bruto do nosso estado, é beneficiado fora e volta com o triplo do preço. Temos que começar a agregar valor aos nossos produtos aqui mesmo”, frisou.

O secretário de estado da Tributação, José Airton, destacou que a isenção de imposto dado a fábricas como a Prime voltam com superávit para a arrecadação do Estado. “A partir do momento que uma fábrica contrata um funcionário, três empregos indiretos são criados também, há maior movimentação de renda no comércio e maior arrecadação de ICMS. A tributação ganha quando é estimulada através do Proadi a permanência e o crescimento de uma empresa. Queremos continuar convalidando esses regimes de acordo com as resoluções do STF e Confaz, garantindo segurança jurídica para as empresas”, explicou José Airton.

A empresa exploradora de feldspato, argilas, barita, albita, quartzo, cal, caulim, calcita e dolomita, minérios utilizados na indústria de vidro, tinta e verniz, papel, revestimento de louças e fritas para cerâmicas, destinará 95% da produção para abastecer fábricas consumidoras nos estados do Nordeste, Sul e Sudeste. De acordo com Adjane Pereira, diretor industrial da mineradora, a expectativa é ampliar para o beneficiamento de feldspato e também na mineração de pedras semipreciosas. “Atendemos atualmente o mercado nacional, mas com esse incentivo do Proadi podemos investir para atingirmos o Mercosul até o final de 2011”, disse Adjane. Atualmente, já são produzidos pela mineradora cerca de 800 toneladas de material beneficiado e outras 150 toneladas de material moído ao mês.

Somente no primeiro semestre desse ano, essa é a segunda empresa do setor mineral beneficiada com o incentivo do Proadi, o que representa um novo impulso para o fortalecimento da atividade e maior competitividade das empresas instaladas no estado. De acordo com o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, é uma meta do governo continuar incentivando esse tipo de geração de empregos no interior. “Queremos privilegiar as potencialidades do interior do estado e, principalmente, a vocações de cada região. Nossa política é de trazer desenvolvimento para o interior e não focar apenas na área metropolitana da capital. Nosso estado possui ainda mármore, turmalina e esmeralda, recursos que não estão sendo devidamente aproveitados, mas serão”, disse Benito Gama.

O diretor presidente da empresa beneficiada, Artaxerxes Campos, destacou a atuação do prefeito de Santana do Seridó, Iranildo Pereira, e da governadora Rosalba Ciarlini. “Com incentivos como esse investir para que o Rio Grande do Norte ocupe seu lugar de destaque no Brasil fica mais fácil”, disse Artaxerxes. O prefeito Iranildo Pereira também ressaltou a atuação da governadora. “Todos os pleitos que levei nas audiências que tive com a governadora foram atendidos, nossa cidade pode festejar após alguns anos sem muita atenção do poder estadual”, disse Iranildo.

Também esteve presente na ocasião o deputado estadual Walter Alves, a suplente de senadora Ivonete Dantas e lideranças políticas da região Seridó do RN.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About