Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 07, 2011

Governadora incentiva o desenvolvimento da carcinicultura durante abertura da Fenacam

06.06.2011 FENACAM 1

No rumo do avanço dos mais variados setores econômicos do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira, 6, da abertura da VIII Feira Nacional do Camarão – Fenacam 2011. Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria; da Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves; do senador José Agripino, deputados estaduais e federais, Rosalba Ciarlini frisou a importância do desenvolvimento da atividade da carcinicultura e piscicultura no Estado. “Minha presença aqui é para demonstrar o meu apoio nas atividades que ampliam o potencial do Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Para a ministra Ideli Salvatti, o crescimento de atividades relacionadas à pesca e piscicultura no Brasil deve continuar sendo incentivado como forma de incrementar a economia e a alimentação do brasileiro. “Com o aumento da produção de pescado podemos oferecer aos brasileiros acesso a uma proteína muito saudável que é o peixe. Temos no nosso país 4 mil km² de lâmina marítima e 13% da água doce do planeta, é quase uma equivalência do que temos em área para a agricultura, isso é uma mostra do que somos capazes de produzir”, disse Ideli.

Ideli disse que teve a oportunidade de sobrevoar o Rio Grande do Norte e afirma que o estado apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura. A ministra disse ainda que o país tem plena condição de conseguir um lugar de destaque produzindo e crescendo de forma sustentável, alcançando, assim, o patamar de maior produtor de pescado do mundo. “O Brasil tem que tomar seu lugar nesse mercado”, disse Salvatti.

A governadora Rosalba Ciarlini elogiou as palavras da Ministra e destacou o Rio Grande do Norte como um dos expoentes do mercado de peixe e camarão do país. “Atualmente o RN é responsável por 30% da produção de camarão de todo o Brasil, com incentivos aos pequenos e médios produtores podemos avançar mais ainda”, disse a governadora. Rosalba frisou que medidas de investimento em ciência e tecnologia também são fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Assim podemos crescer de maneira sustentável atentos às normas de controle sanitárias e de manejo adequado. O Governo quer ajudar os produtores adotando condutas que possibilitem a geração de emprego e renda de forma sustentável”, disse Rosalba Ciarlini.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão - ABCC, Itamar Rocha, fez questão de lembrar do recente debate sobre o novo Código Florestal e afirmou que “novos governos estão priorizando esforços para o desenvolvimento da carcinicultura”. De acordo com o presidente da ABCC, a meta agora é trabalhar com empresas âncora, que atuarão junto aos pequenos produtores na criação do crustáceo.

Também participaram do evento os secretários de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda; da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; dos Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o adjunto de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia; a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; e o diretor geral do Idema, Marcelo Toscano.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About