Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 07, 2011

RN já pode ter mais casos da dengue tipo 4, o primeiro foi em Santa Cruz

Os dois casos de dengue 4, confirmados na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), podem não ser os únicos desse tipo no Estado.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Juliana Araújo, as ocorrências desse tipo da doença envolvendo mãe e filha na cidade de Santa Cruz (a 119 quilômetros de Natal), precisam de investigação.

“A cidade não tem barreira geográfica que possa impedir a saída do vírus ou até mesmo a saída de pessoas. O vírus pode sim já estar circulando pelo Estado”, disse Juliana Araújo.

A Sesap realizou o bloqueio epidemiológico do local onde mãe e filha moram, no centro de Santa Cruz, além de ter medicado e isolado as duas pessoas, que não chegaram a entrar em estado grave. Entre as ações já realizadas no local, a secretaria estadual, em parceria com a prefeitura local, estão a aplicação de veneno em um raio de 150 metros da área infectada e a presença de carros-fumacê pela região, entre outras medidas.

A cidade de Santa Cruz é a quarta colocada no RN emquantidade de notificações de casos de dengue (535), atrás de Natal, Parnamirim e Mossoró, segundo o último boletim epidemiológico da Sesap. A suspeita da secretaria é que o vírus tenha chegado à cidade através de uma romaria à Santa Rita de Cásia ocorrida na cidade, no mês de maio. “Apesar do isolamento que temos feito desde os primeiros casos do tipo 4 detectados em Pernambuco e no Ceará, o vírus chegou. Hoje, Santa Cruz é uma cidade turística que recebe muitas pessoas, como no mês de maio”, explicou Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About