Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 07, 2011

Grito da Terra Brasil 2011 tem apoio da governadora Rosalba Ciarlini

06.06.2011 Grito da Seca 1

Em audiência na tarde esta segunda-feira, 06, junto aos representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – Fetarn, ficou firmado pela governadora Rosalba Ciarlini o apoio do Governo do RN para as reivindicações do Grito da Terra Brasil – 2011.

Juntamente com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; o secretário de estado Adjunto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jader Torres; o diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz; e o diretor do Idema, Marcelo Toscano, a governadora Rosalba Ciarlini participou da apresentação da pauta de reivindicações feita pela Fetarn e garantiu o apoio. “Já conheço vocês de nossos encontros no Senado e digo que não faltará vontade e disposição para encontrar as soluções. Falo aqui como uma cidadã que conhece os problemas do campo”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Na pauta estavam diversas solicitações, entre elas o pedido de ações permanentes para o semiárido e ações voltadas para reforma agrária, combate à pobreza rural, política agrícola, pesquisa e assistência técnica, educação e qualificação de trabalhadores rurais, além de abordar nesse tópico a produção de energias limpas e renováveis através de práticas rurais.

Para Ambrósio Lins, presidente da Fetarn, a presença da governadora Rosalba Ciarlini nas questões defendidas pela Federação tem sido de constante apoio.

Segundo Betinho Rosado, as reivindicações da Fetarn vêm somar às ações já previstas pela governadora Rosalba Ciarlini. “Tudo o que puder ser viabilizado juntando o desenvolvimento econômico e social será feito. Entendemos que essas reivindicações são fruto de vários anos de discussões e sedimentação em cima dos temas relacionados aos trabalhadores do campo. Vamos executar o que for possível de imediato e estudar como poderemos viabilizar empreitadas de médio e longo prazo. Algumas das solicitações, inclusive, já fazem parte do programa de governo de Rosalba Ciarlini”, disse Betinho Rosado.

A governadora Rosalba Ciarlini ratificou a necessidade de desenvolvimento junto com o desenvolvimento social e revelou que em recente reunião com dirigentes da Petrobras medidas já vêm sendo estudadas. “Queremos consolidar uma parceria com a Petrobras para a compra de produtos oleaginosos dos pequenos produtores para a produção de biocombustível. Soube que no Ceará já há essa sistemática e queremos ter um modelo semelhante no Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Ainda de acordo com a governadora Rosalba Ciarlini já foi solicitado junto ao Banco Mundial recursos da ordem de 300 milhões de dólares. “Acreditamos que dentro da política de ampliação dos recursos destinados ao Nordeste, nós seremos atendidos e, com isso, pretendemos fortalecer a cadeia produtiva e o apoio técnico à produção rural do nosso Estado”, disse a governadora.

Gilberto Jales afirmou que, no que tange à regularização de títulos de propriedade, a Seara está dando continuidade ao trabalho encontrado. “Já conseguimos botar em dia toda a demanda reprimida de 2010. Agora em julho começaremos a entregar os primeiros títulos, mas é interessante que ao recebê-los as pessoas façam os devidos registros junto aos cartórios”, orientou o secretário.

O secretário da Seara também anunciou o pagamento das contrapartidas em dia do Governo do RN, garantindo recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Estamos apenas aguardando a verba federal do plano operativo anual do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Acredito que deve sair nesta quarta-feira (08), enquanto isso estamos operando apenas com recursos do Estado”, disse Gilberto Jales.

“As questões dos trabalhadores rurais têm sempre encontrado espaço e resposta junto aos meus planos de governo, pois temos um compromisso com os agricultores. Sem o trabalho deles no campo nada existe na cidade, por isso nos esforçamos ao máximo para atender no que for possível”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About