Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 24, 2011

Morre um dos deputados mais polêmicos do Nordeste

O ex-deputado José Mendonça Bezerra morreu nesta domingo (24) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência no intestino.
No último dia 1º de abril, José Mendonça havia sido internado no Hospital Santa Joana, no Recife, após passar mal, sentindo fortes dores abdominais. Na madrugada seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor. Dias depois, ele foi transferido para São Paulo.
José Mendonça era pai do deputado e ex-governador Mendonça Filho, o Mendoncinha, e estava internado desde o último dia dois de abril na capital paulista. Com 75 anos, ele era filiado ao DEM, foi oito vezes eleito deputado federal e outras três deputado estadual.
O governador Eduardo Campos decretou luto oficial de três dias em Pernambuco. Depois de ligar para a família do ex-deputado e manifestar solidariedade, Eduardo declarou que " Mendonça foi deputado federal por oito vezes e sempre teve palavra e contribuição importante para o desenvolvimento do estado. Todos os pernambucanos sentem muito a sua perda".
Ainda não há definição sobre os detalhes do enterro. A expectativa é de que o corpo chegue em Pernambuco às 23h de hoje. O velório vai acontecer na Assembleia Legislativa, e o enterro, na cidade natal, em Belo Jardim.
Perfil - Político de perfil polêmico, o deputado federal José Mendonça Bezerra (DEM) era considerado ´pai` da aliança PMDB/PFL no estado. O parlamentar começou na Arena, na época da ditadura, com o primeiro mandato de deputado estadual, em 1966.
Ao longo da vida pública, só mudou de partido uma vez, saindo do PDS para o PFL, uma dissidência da antiga legenda favorável à eleição indireta de Tancredo Neves. Ele foi um dos mais fiéis escudeiros do governo Jarbas e o pivô de várias polêmicas com o senador Sérgio Guerra (PSDB). Mendonção, como era chamado pelos correligionários, reduziu a artilharia política a partir de 2005, para não atrapalhar a vida política do filho. Entre os políticos, ele sempre foi conhecido por rompantes, mas por sua hábil facilidade de arquivar divergências. Foi assim que ele aproximou, em 1993, os dois partidos que até então eram arqui-inimigos: o PMDB e o PFL.
Sua vida pública, de 44 anos, terminou com um discurso de sete páginas, no plenário da Câmara dos Deputados. Em seu último pronunciamento como parlamentar, ele ressaltou um aspecto raro na política atual: a importância de se ter um lado e saiu da cena política dizendo-se orgulhoso. ´Sei o tempo de chegar e partir`, destacou.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About