Pages

Ads 468x60px

domingo, abril 24, 2011

IPHAN vai investir mais de R$ 200 mil na visitação do sítio Mirador em Parelhas

O sítio Mirador, localizado no Açude Boqueirão em Parelhas, está prestes a receber investimentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Considerado um dos principais sítios arqueológicos do Seridó, o local ainda é considerado de difícil acesso, e devido ao aumento na procura de visitantes, principalmente de escolas de Natal e até mesmo de outros estados nordestinos, despertou a atenção do IPHAN.
Em contato com o Blog, o secretário de turismo de Parelhas, Carlos Alberto de Assis confirmou que no dia 10 de maio deste ano, na reunião do Conselho do Pólo Seridó, o IPHAN vai assinar a ordem de serviço da obra, que é intitulada de socialização e urbanização da visitação do Sítio Mirador, no Boqueirão. A obra é da ordem de 220 mil reais, onde contemplará a construção de escadarias, trilha preparada, área para recepção turística, dentre outras. "Será o marco maior do investimento turístico de Parelhas, porque com o sitio Mirador de carnaúba dos Dantas e o nosso, se formará um circuito de visitação dos sítios arqueológicos do Seridó", aposta o secretário.
O Sítio Mirador é formado por um grande bloco rochoso, localizado na margem do Rio Seridó (hoje, represado pela Barragem Boqueirão), onde estão contidas pinturas, na cores vermelha, amarela e branca, classificadas como Tradição Nordeste e Subtradição Seridó. O Núcleo de Estudos Arqueológicos da Universidade Federal de Pernambuco procedeu, no início da década de 1980, uma sondagem no sedimento presente no sítio, do qual resultou uma necrópole indígena infantil, ossos de
roedores e contas de colar (de osso e de concha), além de carvão.


Pinturas rupestres do Sitio Mirador - Foto: Hugo Macedo


Pinturas rupestres do Sítio Mirador - Foto: Hugo Macedo

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About