Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 06, 2011

Rosalba reconhece curso de Medicina e fala em parceria para Hospital Universitário

Decreto Uern
A governadora Rosalba Ciarlini afirmou nesta sexta-feira, 06, em Mossoró, que o Governo do Estado vai formalizar convênio com o Ministério da Saúde para a instalação de residências médicas nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte. A afirmação de Rosalba ocorreu durante assinatura de decreto de reconhecimento do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Para tanto, a governadora disse que precisa envolver as Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte que possuem curso de Medicina. A UERN é uma delas. “Vamos levar residências médicas a todos os hospitais regionais e precisamos de parceria, bem como melhorar e equipar os hospitais regionais”, afirmou.
Falando para uma plateia formada por médicos e estudantes de medicina que se graduarão no próximo dia 12, a governadora focalizou seu discurso no curso de Medicina. “Para mim era importante vir aqui e ver o coração desta Faculdade: alunos, funcionários e professores”, disse, acrescentando que recebeu o documento para validar e reconhecer o curso, mas preferiu concretizar o ato na presença de alunos e professores. “Vocês passam a ter o saber, o conhecimento e isso mostra a força da terra potiguar”, comentou.
A governadora aproveitou a oportunidade para afirmar que o Governo do Estado segue firme no propósito de construção do Hospital Universitário (Hospital Matern-Infantil), que será gerenciado pela UERN e ofertará serviços voltados à saúde da mulher na área da obstetrícia e do parto propriamente dito.
Rosalba-Medicina

“Será o coroamento das ações na área da saúde e relacionadas à Faculdade de Medicina. É uma ação de parceria envolvendo o Governo do Estado, Prefeitura de Mossoró, Governo Federal e Universidade”, disse, acrescentando que será um espaço para que as mães possam ter seus filhos com tranquilidade. “Precisamos de UTI pediátrica e UTI neonatal. Já estive com o ministro da Saúde, apresentei a proposta e estamos trabalhando o projeto, especificamente no setor de engenharia (do Governo do Estado) para podermos concretizá-lo”, disse.

Medicina uern

24 novos médicos
A governadora ressaltou que estará presente na colação de grau dos 24 novos médicos, cuja solenidade ocorrerá no dia 12/5, “Faço questão de estar presente e presidirei a solenidade”, disse Rosalba, não esquecendo de dizer que, como chanceler da UERN, está atenta às movimentações e necessidades da academia.
Tanto que, após ouvir o reitor Milton Marques de Medeiros, que discorreu sobre o histórico da criação da Faculdade de Medicina e ter dito que já recebe cobrança para ampliar o número de vagas ofertadas no curso de Medicina. “Reitor, a UERN tem meu apoio para aumentar o número de vagas e já conta com a autorização da chanceler da UERN para tal”, disse Rosalba, comentando que a decisão tem que passar, primeiro, pelos Conselhos da própria Universidade.
Prestigiaram a solenidade, além da governadora Rosalba Ciarlini e do reitor Milton Marques, a prefeita Fafá Rosado, deputada federal Sandra Rosado, autora da Lei que criou a  Faculdade de Medicina da UERN, deputados estaduais Larissa Rosado e Leonardo Nogueira, além do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda. " Quero agradecer de todo o coração à governadora Rosalba por estar aqui hoje concretizando o sonho desses meninos e meninas, reconhecendo a nossa faculdade", destacou Sandra.

A prefeita Fafá Rosado lembrou da importância dos novos médicos e disse que o município de Mossoró tem carência de profissionais da saúde. “Precisamos de médicos e se vocês quiserem trabalhar, a Prefeitura de Mossoró tem lugar para vocês”, afirmou.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About