Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 13, 2011

Governadora participa da abertura do BNTM

Turismo Internacional  BNTM 12.05.2011. IR7

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta quinta-feira, 12, da abertura da 20ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento, promovido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI/Nordeste, tem como objetivo vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional.

Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria, e de Secretários de Estado, Rosalba Ciarlini ressaltou a relevância do evento para o Rio Grande do Norte e lembrou da importância das parcerias junto ao Ministério do Turismo para a implementação de novas ações. “O Nordeste tem muita força de trabalho, muitas ideias e criatividade, mas é muito importante a mão amiga do Governo Federal para agigantarmos mais ainda nossas conquistas”, disse a governadora. Rosalba destacou os investimentos realizados para a finalização da Estrada da Pipa, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o projeto de duplicação da BR-304. “Temos como meta muitas melhorias até a Copa de 2014, mas essas obras servirão para alavancar a atividade turística no estado. Outras obras, como as de saneamento básico, irão refletir diretamente na qualidade de vida e saúde dos potiguares”, disse a governadora.

O secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, foi incisivo sobre os benefícios da BNTM para o nordeste e para o Rio Grande do Norte. “É uma ótima chance de captar novas oportunidades e investir em mercados diferentes, como o sulamericano, uma vez que o mercado europeu enfrenta ligeira crise com as taxas de câmbio desfavoráveis”, explicou Ramzi. De acordo com o secretário, a meta de pacotes vendidos, tendo como destino a região nordeste, é de 270 milhões de dólares para essa edição da BNTM. “Queremos superar em pelo menos 10% os números do ano passado”, disse o secretário.

Quanto à capacitação de mão de obra adequada para a área turística no Rio Grande do Norte, Ramzi Elali destacou que o estado será beneficiado pelo Ministério do Turismo com programas de capacitação, dentro do projeto Bem Receber Copa, que destinarão 3 mil vagas para a formação de recepcionistas, mensageiros, camareiros e garçons, além de mais 5 mil vagas destinadas ao aprendizado de língua estrangeira, como inglês e espanhol.

Segundo o ministro do Turismo, Pedro Novais, serão destinados 150 milhões de dólares para a melhoria de infraestrutura do Rio Grande do Norte durante os próximos três anos. De acordo com o Ministro, a meta do Governo Federal é ter um crescimento na expressividade da atividade turística do Brasil, ou seja, dos atuais 3% de representação no PIB passar para 10% até o final da década. Para ele, a Copa 2014 pode representar uma guinada para o turismo do País. “O turismo representa alma, espírito e proporciona conhecimento, cultura, história e arte. Temos o esforço da presidente Dilma Rousseff através do Prodetur para tirarmos o melhor proveito de nossas condições naturais”, disse o Ministro.

Para o presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) Bismark Maia, a região nordeste passa agora por um novo momento no desenvolvimento turístico, onde as belezas naturais devem vir acompanhadas também de melhor infraestrutura. “O desenvolvimento do turismo no nordeste vem sendo um dos principais fatores de transformação social para a região. Temos fatores que sempre serão um diferencial de competitividade, como praias e sol, mas oferecendo mais, promove-se melhor nosso potencial”, explicou Bismark.

A BNTM acontece até o próximo domingo, 15, e reunirá em Natal operadores e fornecedores do turismo. A última vez que o estado sediou o evento foi em 2003; para a edição de 2011 foram credenciados 400 operadores de turismo de 30 países. O evento conta com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal.

Fonte: ASSECOM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About